Scones de iogurte

Para começar os meus scones não ficaram nada como os da receita que os inspiraram. Não resultaram em bolos secos e granulosos. A principal diferença foi o iogurte magro, a farinha "a gosto" e o ovo. Estavam óptimos, muito fofos e deliciosos com manteiga. No dia seguinte, já só havia migalhas...

Juntei um iogurte magro com 2 colheres de sopa de margarina derretida e um ovo. Misturei com 2 colheres de sopa de açúcar amarelo, usando uma colher de pau. Adicionei duas colheres de sopa de leite e o equivalente a cerca de uma chávena de 400 ml de farinha com uma colher de sopa de fermento. Levei a forno quente (180º) 15 minutos, porque gosto dos meus scones mal cozidos!




Comments

  1. olha que bom para fazer para o meu menino! Obrigada!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ficaram óptimos, espero que todos gostem aí em casa! Bjs

      Delete
  2. E aproveitando a deixa culinária, aponta aí:

    Lava umas quantas malaguetas (das que preferires, o meu pai usa das normais, aquelas vermelhas grandinhas e das "gindungo" ou qualquer coisa assim que ele chama a umas pequeninas também vermelhas) e secas muito bem;
    Dás um golpe em todas, de modo a que não se desfaçam ou partam mas que dê para libertarem o sabor;
    Num frasco (o meu pai utiliza geralmente daqueles do compal mas há uns bonitos no espaço casa e assim),que podes esterilizar, colocas as malaguetas, sal q.b., uma folha de louro, uns dentes de alho, aguardente (ou whisky! Mas o meu pai usa aguardente) mas sempre menos de metade do frasco;
    Por fim enche o restante com azeite (se tiveres caseiro, ou um de boa qualidade, melhor!).

    Tadaaaaa!

    :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Se o teu pai diz jindungo é porque também vem de África, como a minha família materna, e mais provavelmente de Angola... acertei?! Congelei umas malaguetas e vou utilizá-las na tua receita. Já tinha feito em vinagre e whisky, agora com essa fico com mais uma variedade para os cabazes. Sou muita esperta...

      Delete
    2. Não, por acaso, não! O meu pai é alentejano mesmo:P É é conhecedor das plantas todas e muito curioso! Tem uma horta e tudo e eu, legumes biológicos para sopinha e assim:) Também tem uma série de variedades de malaguetas (como as jindungo, com "J", pois:P)! Eu ando a pensar em prendas assim tb! A minha mãe faz um doce de tomate delicioso e no fim da época deles, como tem muitos, faz sempre uma quantidade enorme. Também é uma sugestão;)

      Delete
    3. Mas para usar a terminologia jindungo é porque há aí qualquer influência africana em algum lado. Hás-de perguntar-lhe se quem lhe deu a receita ou as malaguetas não era de lá. Apanhei hoje um suplemento na revista Activa com imensas dicas para presentes de Natal homemade, depois publico aqui.
      Já agora dicas de prendas para mim: doce de tomate, legumes biológicos... Just saying... :p

      Delete
  3. Muahahhaha:) Se morasses perto bem que às vezes precisava escoar o stock que tenho a mais;)

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts