Coisas que adoro #5


Cozinhar.

Já devem ter percebido. No entanto, se vissem o tamanhico da minha cozinha, perguntavam-se como alguém se dá ao trabalho de ali passar mais do que dez minutos.
Não é uma tarefa que me dê prazer por si só, mas um jogo em que, colocando os ingredientes certos, na ordem correcta, os consigo ordenar e criar algo melhor. Ou então lembro-me de improvisar e rezo para que não saia uma mistela. Assim como escrever. Muitas ideias dispersas, um tronco comum, no final tudo faz sentido. Aí é que entra o prazer.
Cozinhar lembra-me a minha Avó. Os dias passados com ela na cozinha, onde as netas faziam os bolinhos de vinho do Porto e o neto se encarregava dos pãezinhos de chouriço. Tudo o que cozinho começou um dia, aí.


Comments

  1. Que bom! Por acaso não vivi essas coisas com as minhas avós. :( A minha mãe também nunca foi muito de cozinhados e acho que eu herdei isto de não me dar muito bem na cozinha, exceto com sobremesas. Aí safo-me bem, mas com recurso a receitas. E desde que vivo com o J. aprendi a gostar de fazer doces/sobremesas. Já ele herdou da minha sogra essa coisa da cozinha, o prazer de experimentar coisas novas. Então é a praia dela e eu sou a provadora oficial ;P

    xoxo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu só tive esta experiência com a minha Avó materna até aos 10 anos. Ela estava a ensinar-nos a fazer de tudo um pouco, começou pelos bolos, mas também a coser. Depois nunca mais fiz nada e só quando vim morar sozinha é que recuperei o gosto dessas coisas. Tive de aprender tudo de raiz porque a maior parte das coisas não fui a tempo de ser ensinada.
      Olha, experimentei os teus petit gateaux e até fui comprar as mesmas formas do IKEA! Ficaram óptimos, mas abateram no meio quando arrefeceram e não os consegui tirar mornos das formas. Comemos com uma colher. Aconteceu-te o mesmo?

      Delete
    2. Sim, aconteceu-me isso àqueles que congelei, ou que guardei no frigorífico para fazer mais tarde.
      Os que pus logo no forno assim que bati os ingredientes saíram-me direitinhos. Experimenta deixá-los no forno mais 1 ou 2 minutos. E quando os tirares deixa-os ficar 1 minutinho nas forminhas para eles acabarem de cozer.
      Depois quero ver fotos!! :D

      xo

      Delete
    3. eu depois coloco aqui. acabei de comer um dos que ficaram no frigorífico e meti-o no microondas ainda na forminha por 1m. inchou logo, mas ficou todo cozido, em vez de ter aquele meio com chocolate derretido. seja como for, parece que gosto mais assim, mas deixa de ser um petit gateaux...

      Delete

Post a Comment

Popular Posts