Legumes com quinoa e algumas sugestões vegetarianas.

Quando andava na Faculdade e a maioria dos meus colegas fumava erva pela primeira vez (naquele dia...), eu comecei a experimentar outro tipo de erva, nomeadamente, comida vegetariana. Tinha duas colegas vegetarianas que me levaram a um restaurante na Estefânia com um excelente buffet. Fui lá na condição de que, se ficasse com fome, elas me acompanhariam ao MacDonald's mais próximo. Nunca mais me esqueço de ter provado um divinal assado de avelã. Logicamente não senti necessidade de um reforço na refeição...

A partir daí passei a ser visita assídua de restaurantes vegetarianos e é a minha comida de eleição ao almoço quando estou sozinha. Há sempre tofu e seitan no frigorífico e quinoa, bulgur ou cuscus na despensa. Invisto nos legumes para compensar a visita semanal do estafeta da Telepizza a minha casa (I am weak, I know!) e os meus pecados gastronómicos quando me dá a insónia. Gosto imenso de comida vegetariana porque nos obriga a condimentar melhor, a experimentar novas combinações, a ousar novos sabores. O meu restaurante favorito é vegetariano e tem um buffet muito acessível durante a semana ao almoço (cerca de 10€), sem contar com o lindo espaço em que se insere. Chama-se Jardim dos Sentidos e fica perto da Praça da Alegria. Depois temos o Jardim das Cerejas na Calçada do Sacramento, com uma óptima relação qualidade/preço. Ou então, se preferirem, podem experimentar fazer esta receita em casa!

(inspirada aqui)

Num tacho, refoguei meia embalagem de seitan em tiras (congelei o restante) com uma cebola roxa pequena em rodelas e uma malagueta pequena. Temperei com molho de soja, massa de alho e vinagre balsâmico. Sem retirar o seitan, juntei uma lata de cogumelos laminados, pimento verde em pedaços e feijão verde. Deixei cozinhar porque os legumes estavam congelados e adicionei-lhe um pouco de vinho branco. Depois juntei-lhe meia chávena de quinoa, a massa de pimentão e uma chávena de água a ferver. Deixei estufar tapado.



Comments

  1. Onde é que compras o teu seitan e tofu? Já tentei fazer seitan e ficou uma cag@da:P Massa de pimentão referes-te aos frascos que se compram já preparados?

    Já tive para ir ao Jardim dos Sentidos 2 vezes e dessas duas vezes acabei por trocar pelo Euphoria (na altura em Alcabideche) e pelo Be you no bairro. Mas vou ao site montes de vezes e babo pela ementa e pelo sítio que parece mesmo giro!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nos supermercados há sempre, seja naqueles saquinhos fechados a vácuo ou em embalagens. Ou entao compro no celeiro se lá passar. Sim, referia-me à massa de pimentão dos frasquinhos comprada, mas tb podes fazer em casa. Nao conheço esses dois restaurantes, vou pesquisar! Obrigada!

      Delete
  2. Replies
    1. Comecei a comprar recentemente e estou fã!*

      Delete
  3. Também adoro quinoa e tenho um fraquinho por comida vegetariana em geral.
    beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. estava a tentar deixar um comentário nos teus crepes de azeite que me pareceram deliciosos mas aquela verificação de letras e números feita no telemóvel não dá jeito nenhum, por isso ficas a saber por aqui que guardei a tua receita para fazer nos próximos tempos! :)

      Delete

Post a Comment

Popular Posts