Máquina do pão.


A minha máquina do pão só funciona no tempo frio. Não sei porquê, mas não me dá para fazer pão em casa durante o Verão, embora também o coma. Quando está calor prefiro que os meus pequenos-almoços se componham de cereais com iogurte (já vos disse que desde que nasci que não gosto de leite?).

Portanto, quando começa a arrefecer, começo a comprar a farinha pré-preparada para a máquina do pão. Fiz poucas vezes pão que não viesse já pronto. Junta-se água, por vezes azeite e já está. A minha preferida em termos de qualidade/preço é a Farinha para Pão de Soja do Continente. Recomendo apenas que não deixem passar os 15 dias depois de aberto o pacote para fazer o pão, caso contrário a farinha estraga-se mesmo, talvez por causa do fermento biológico. Passadas três horas de a colocar na máquina há pão quentinho pronto a comer! Já agora, se viverem numa casa pequena como eu, não coloquem o temporizador para as cinco da manhã para terem pão mal acordem... é que a máquina faz um barulhão a bater a massa! Imaginem o susto que apanhámos da primeira vez... 

Já experimentei algumas receitas retiradas daqui e este ano até fiz compota, que ficou óptima. Tenho uma Tefal Bread XXL que dá para fazer desde massa de pizza, a bolos, passando por massa fresca para pasta. Seja como for, ainda não me aventurei por aí. O único problema que tive com a máquina foi quando o interior anti-aderente da cuba se começou a descascar. Levei à assistência da Tefal e trocaram por uma nova. Penso que foi algum defeito de fabrico porque não voltei a ter problemas.


Comments

  1. Ora bem, eu sou a fã número 1 de pão. E este teu post deixou-me curiosa, menina LE! Não se faz! Quanto custa a máq.? O pão fica mesmo saboroso, como o que compramos nas padarias? E dá para fazer pãezinhos mais pequenos?
    Quando experimentares fazer massa fresca ou bolos, diz-me como ficaram, pf.
    Eu já vi alguns blogs que às vezes fazem pão nessas máquinas, mas nunca me pareceram ter bom aspeto... Mas esta tua imagem está apelativa... E o pão aqui do bairro é tão caro (2 pães = nuca menos que 50cent.), que fiquei de olho e vou acompanhar a tua demanda com a máq. do pão.

    xx

    ReplyDelete
    Replies
    1. Então vá, a Tia LE explica tudo!!
      A máquina custou-me (salvo seja, foi prenda de Natal há uns anos) cerca de 100€ e escolhi esta não pela quantidade de pão que faz, mas sim porque a minha cozinha é pequena e esta é mais estreita. Há também da Tefal outra com as mesmas funcionalidades mas que faz menor quantidade de pão. Clica no link acima. Já ouvi dizer que a melhor é a do LIDL, aparece às vezes em campanha e o pessoal vai todo a correr comprá-la porque é barata e muito boa.
      Geralmente faço 750g de cada vez com 500g de farinha pré-preparada. Existe há venda de várias marcas e com imensa variedade. Cada pacote dá para dois pães e o preço varia entre os 1,70 e 2,20€ (preços aproximados que a Tia não se lembra bem). Ora, isto dá para muito pão e fica muito mais barato! Tens um pão enorme por cerca de 1€ ou menos. Geralmente até congelo metade e quando acabar a primeira, descongelo, porque 750g de pão para duas pessoas é muito (só eu tomo o pequeno almoço em casa). Se puser a máquina a trabalhar à noite, como tenho a tarifa bi-horária, ainda me fica mais barato. Mas é como dizia, não posso acordar com o pão acabado de fazer porque se a programar para ter o pão feito às 9h, começa às 6h a bater a massa e parece que a casa vem abaixo! Bom, mas a minha casa é pequena, noutras acredito que o estrago não seja assim tanto.
      Bolos nunca experimentei, mas um dia que faça, coloco aqui. As compotas ficaram óptimas (e gasta-se muito menos energia, são dois programas da máquina e já está) e na semana passada fiz pão de alho e coentros que também ficou muito bom. Ia publicar daqui a uns dias, mas coloco amanhã para veres como é fácil. Não costumo fazer massa fresca porque não tenho esticador e além disso para a pizza, basta ligar para a Telepizza e em meia hora estou a comer! :D Mas já ando a dizer que quero experimentar, por isso conta com um post daqui a uns dias.
      Dá para fazeres o pão que quiseres, mas tens de colocar no programa para amassar, depois tirar e levar ao forno. Também nunca fiz, mas no site que recomendo em cima tens imensas receitas de pães diferentes. Eu gosto muito deste pão. Não é pão de Mafra ou alentejano, mas podes criar N variações: brioche, bruschetta, broa, etc etc etc...
      Mais alguma questão em que a Tia LE possa ajudar, menina MJ? ;)
      *

      Delete
    2. Muito agracedida, Tia LE (ahhh que chique!:DD!!)!
      Vou ficar especialmente à espera desse post de amanhã.
      E tenho de ver se apanho essa máq do "Líder"!

      xoxo

      Delete
    3. De nada, querida MJ. Ja agora aproveito para me corrigir: não queria dizer "há venda", mas "à venda". A Tia às vezes parece tola quando escreve a correr... ;)

      Delete
  2. Eu tenho uma máquina de fazer pão e adoro :) É tão bom acordar e ter pão quentinho (pois porque eu no dia anterior programo aquilo), pôr um bocadinho de marmelada no pão e beber leite com café. Hmmmm vou ficar uma gorda mas não há-de ser nada :)

    Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. também gostava de acordar com ele acabadinho de fazer e quentinho, mas a máquina fica possuída a bater a massa e eu acordo às 6h da manhã :/

      Delete

Post a Comment

Popular Posts