Pão de alho com coentros.


A minha querida máquina do pão anda agora a fazer horas extraordinárias. Para além das compotas, agora deu-me para experimentar variações ao básico de seguir a receita e enfiar para dentro da cuba a água com a farinha preparada para a máquina. Os meus maiores pecados não são os doces, são os salgados. São eles que me fazem saltar da cama quando estou com insónias a meio da noite e atacar o frasco dos pickles, o pão com manteiga e o patê de sardinha. Adoro bolos secos, como já deve ter dado para reparar, não sou fã de pudins nem de doces de colher, mas mais depressa me fazem correr atrás de sushi do que de mousse de chocolate. 

Este pão foi inspirado nesta receita, mas sofreu diversas alterações. Para começar, sou mulher de coentros, não de salsa. Depois, não tinha Vaqueiro Alho em casa. O que fiz foi isto (e é importante seguir esta ordem quando se colocam os ingredientes na máquina do pão, sempre os líquidos primeiro, seguidos dos sólidos): 250ml de água morna, 150g de margarina sólida, 3 dentes de alho picados, 3 colheres de sopa de coentros e 500g de Farinha Pão Caseiro Nacional. Tal como na receita original, programei a máquina para o programa básico, 750g e cor média. Eu acho que da próxima vez colocaria mais um dente de alho e um pouco mais de coentros, apenas porque gosto dos sabores mais acentuados, mas assim ficou óptimo na mesma.


Comments

  1. A-D-O-R-E-I!!!
    E lembrei-me que a minha avó tem uma máquina do pão. Acho que a dela é do LIDL. Pode ser que ma empreste para eu experimentar.
    Nunca liguei muito ao facto de ela ter a máquina, porque ela faz pães integrais e com passas e eu não gosto nada. MAS eis que o teu post me abriu a curiosidade e o apetite também ;)

    xo

    ReplyDelete
    Replies
    1. experimenta a dela então e depois se gostares, compras uma para ti tb. este pão ficou realmente óptimo e vou ralá-lo para outra receita. há que aproveitar tudo!

      Delete
  2. Hum... que rico pãozinho! E ainda quentinho com manteiga, que maravilha!

    ReplyDelete
    Replies
    1. acredita, acabadinho de fazer e com manteiga foram logo duas fatias...

      Delete
  3. Não tenho uma máquina de pão...mas depois de ver esta receita fiquei cheia de vontade de comprar uma ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Na prática todos os pães podes fazer sem a dita máquina, tens é de amassá-los à mão, pô-los no forno... esta torna tudo muito mais prático e, creio eu, económico.

      Delete
  4. Hás-de experimentar com azeitona e alho!! Iamiii!:) Adoro pickles, pão com manteiga e aaaah adoro patê de sardinha...não gosto é de sardinhas mas isso n interessa nada:P Eu sou louca por salgados mas depois no fim sabe bem um docinho p contrabalançar a coisa! Adoro mousse, mas de resto dos doces de colher, só mesmo os de fruta me fazem salivar...mousse de manga, de maracujá, de morango e bavaroise de ananás...adoro!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tenho de experimentar com azeitonas e alho, sim! adoro a combinação! disso tudo que disseste prescindia bem, excepto os salgados.

      Delete
    2. E podes juntar uns oregãos!;)

      Delete
  5. Muito bom aspecto!
    Não tenho máquina de fazer pão, mas se calhar não seria um mau investimento..!
    (A ideia de quente e barrado com manteiga é muito aliciante)

    ReplyDelete
    Replies
    1. É mesmo o ponto alto da maquina do pão: barrá-lo com manteiga acabado de fazer. E tendo muito mais funcionalidades, é um óptimo investimento!

      Delete
  6. Eu adoro pão de alho e adoro a cozinha com o cheiro dos coentros! Dão um toque delicioso a tudo!
    O teu pão ficou com óptimo aspecto!
    Um beijinho

    ReplyDelete
  7. LE, andava a passear por blogues de culinária (um dos meus passatempos favoritos) e encontrei um que tem receitas para a MFP. Achei-as muito interessantes e lembrei-me de ti. Vê aqui, com acesso direto à etiqueta MFP: http://ananasehortela.blogspot.pt/search/label/MFP

    xo

    ReplyDelete
    Replies
    1. xD obrigada!!! Ja conhecia o blog mas nao tinha visto que tem receitas para a mfp! A minha próxima tentativa será nas massas frescas, mas variações ao pão de todos os dias é uma maravilha!*

      Delete

Post a Comment

Popular Posts