Sopa de tomate.

E cá vai mais uma sopa, que é o que nos apetece no Inverno. No Verão não passo sem gaspacho, mas é das poucas sopas frias que como. Por isso, quando o tempo começa a arrefecer, vingo-me nas diferentes combinações com os legumes que tenho à disposição por casa.

Tinha aqui imenso tomate a amadurecer trazido pelo Mercado Saloio. Este tomate em rama tinha um sabor e um cheiro divinal. Foi ver-me andar atrás do P. com um molho deles a dizer "cheira, cheira!!!". Juro, que eu não sou pessoa de mentir. Não porque não o saiba fazer, mas porque me esqueço e sou apanhada. Não compensa a vergonha.

Então fiz uma cruz na base de cada um dos cinco tomates grandes, fervi a água e deixei-os lá dentro uns minutos para ser mais fácil de os pelar. Troquei a água quente por fria e foi só puxar a pele a partir das cruzes, que saiu toda direitinha. Cortei o tomate em bocados e juntei-os a um refogado com cebola e alho. Acrescentei ainda uma courgette cortada em rodelas e uma lata de tomate pelado. Estava com receio de não conseguir fazer sopa suficiente, mas como sempre depois tenho de andar a acrescentar água a ferver para a diluir. Juntei sal, folhas de manjericão da minha horta de ervas aromáticas/vasos pendurados na varanda e cozinhou uma meia hora. Depois triturei os legumes com a varinha mágica. No final deitei uma pitada de açúcar para suavizar o sabor ácido do tomate.




Comments

  1. Hum... :) Adoro sopa de tomate :) Beijinhos*

    ReplyDelete
  2. olááá,
    obrigada pela visita ao meu bloguee pelo simpático comentário. passei por aqui e gostei muito do teu blogue, vou voltar mais vezes!!

    p.s. adorei a tua sopinha. os dias de outono pedem msm um caldinho quente

    ReplyDelete
  3. @ Red Velvet: experimentar esta, ficou óptima! (digo sempre que ficou óptima a comida que faço lol)

    @ Vera: olá vera! obrigada pela visita! passa mais vezes! esqueci-me de comprar o feijão para a sopa de nabiças no supermercado, mas hei-de experimentar brevemente. bjs

    ReplyDelete
  4. Tenho de me abster de vir aqui à hora de almoço. Faz mal à gula.

    ReplyDelete
    Replies
    1. eheheh! mas é um petisco saudável! ;)

      Delete
  5. Uma linda sopinha, sim senhora :) ficou com uma cor apetitosa!

    ReplyDelete
    Replies
    1. obrigada! por acaso esta saiu mesmo bem, por isso recomendo! mas eu tb sou suspeita que adoro sopa de tomate... então com ovos mexidos lá pelo meio... hmmmm ;)

      Delete
  6. Oh mulher começas a dar-me fome :)
    Tenho de experimentar.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  7. Adoro sopa de tomate e a tua tem um aspecto excelente! :)

    Eu, quando pelo tomates, só os deixo na água a ferver 10 ou 20 segundos e depois passo logo para água fria, para travar a cozedura. Costuma resultar bem e não se perde tanto tempo! :)

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts