Leite creme

Não sei se se recordam de vos ter dito que um instrumento eléctrico entrou em combustão espontânea nas minhas mãos no último dia do ano? Se não, aqui fica o lembrete. Aconteceu, não me magoei e reavi o dinheiro gasto. O problema de comprar seja o que for na rua atrás da minha, seja alho francês ou objectos inanimados que subitamente ganham faíscas e labaredas, é que por vezes tenho de aturar aquelas velhas que se sentam nos pequenos estabelecimentos comerciais de bairro o tempo que for preciso e opinam sobre tudo e mais alguma coisa. Têm direito a banquinhos próprios para assistir às vidas alheias, onde descansam os seus enrugados traseiros ao mesmo tempo que soltam preciosidades dignas de aparecer em qualquer primeira página do jornal. Como por exemplo, "no meu tempo o pão amassava-se à mão, não havia cá modernices" ou "o meu queimador de leite creme também pega fogo, a menina é que não está habituada a usar o seu". Um dia destes uma destas tiradas geniais será acompanhada na mesma primeira página do jornal por "jovem aparentemente sem distúrbios mentais ataca cidadã idosa com a faca do pão em loja de tupperwares". Just sayin'.

Voltando ao leite creme que já me estão a dar os calores...

Comprei a dita maquineta para caramelizar o leite creme, um doce que o meu marido gosta muito mas que nunca tinha experimentado fazer em casa. Tendo em conta que consegui queimar três tacinhas antes do bicho pegar fogo e que a receita vale mesmo a pena, achei que deveria partilhar convosco.

Retirada daqui.

~ Ingredientes ~

1 litro de leite
8 c. (sopa) de açúcar
4 c. (sopa) maizena
1 pitada de sal
1 casca de limão
1 pau de canela
2 gemas de ovo

Misturam-se todos os ingredientes, excepto o pau de canela e a casca de limão. Passa-se com a varinha mágica, leva-se a lume brando juntando o que falta. Deixa-se ferver, mexendo sempre para não colar. Os mais afoitos - ou os bombeiros - polvilhem com açúcar e queimem com um instrumento próprio para o efeito.

Comments

  1. ai,leite creme, como eu te adoro * - *
    Quando era pequena chegava a comer pratos deles quando estava doente, digamos que era o miminho da minha mãe :3

    ReplyDelete
    Replies
    1. E imagino que depois de os comeres ficavas logo saudável! :p

      Delete
  2. Leite creme também é das sobremesas de que mais gosto e com açúcar caramelizado de preferência. Eu nunca fiz, mas a minha mãe usa uma espátula própria em metal, que aquece no fogão (é à antiga). Já lhe quis oferecer um maçarico, mas ela não quer...

    xx

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu se calhar deveria ter optado por um desses, mas pareceu-me erradamente que ficava melhor servida com o que comprei...

      Delete
  3. Uma receita a experimentar mais lá para a frente. Agora ando enjoada da comida em geral e dos doces em particular :P Mas gosto dessa sobremesa.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Também acho que chega de doces... embora hoje me tenha lançado a um mini pão de ló de chocolate! :p

      Delete
  4. Já estou a começar a salivar pá :) Um dia destes tenho de experimentar ^^
    Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. e quando experiementares dizes-me se gostaste! ;)

      Delete

Post a Comment

Popular Posts