Arroz de raia.

Raia é um dos meus peixes favoritos, mas à semelhança de muitos outros pratos, cá em casa só me agrada a mim. De maneira que às vezes me vingo, aqueço uns restos para o rapaz cá de casa e faço umas comidinhas boas só aqui para a menina (que já agora, tem o trabalho todo e também merece). Tinha desde sei lá quando uma embalagem de raia congelada com uma etiqueta onde podia ler-se "validade até Janeiro de 2013". Não foi tarde nem foi cedo, lancei-me a ela e fiz o meu prato favorito com este peixe. Nota: fiz tudo de cabeça, nunca tinha experimentado cozinhar arroz de raia e fui inventando pelo caminho. Ainda bem que deixo aqui o registo escrito ainda a quente, senão nunca mais consigo alcançar um resultado semelhante. Conclusão: ficou óptima e toma lá uma palmadinha nas costas LE! :p

~ Ingredientes ~

1 embalagem de raia congelada
1 lata grande tomate pelado
1 cebola
1 malagueta
3 dentes de alho
1/2 pimento vermelho partido em cubos
1 talo de aipo
vinho branco qb
caldo de peixe feito em casa (tinha congelado, não me lembro como fiz, mas suponho que cozi peixe com temperos e um pouco de leite)
1 chávena de arroz
salsa picada

Coloquei um fio de azeite no fundo da panela, refoguei a cebola em rodelas e o alho juntamente com a malagueta partida. Juntei-lhe o pimento e o aipo, seguido do tomate pelado. Deixei cozinhar um bocado de tampa fechada (a ideia era passar com a varinha este molho, mas entretanto achei que ficaria melhor assim). Juntei a raia (que coze num instante), o arroz (para a próxima vai primeiro o arroz para o tacho), vinho branco e o caldo de peixe fervido. Deixei cozinhar uns minutos para apurar, mas não o demasiado para que o arroz "des-malandrasse"- if you know what I mean. Coloquei salsa porque não tinha coentros, mas combinou na perfeição.

Bom apetite! Ah, sobrou imensa, se alguém quiser vir cá jantar, eu aqueço para nós...


Comments

  1. Para mim esse tipo de prato tem de ser com arroz carolino! Adooooro arroz corridinho carolino! Ficou com muito bom aspeto, menina LE. Era pessoa para me alambazar, era!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olha que nem sei que tipo de arroz usei... Mas lá que ficou bom, ficou!

      Delete
  2. Ei lá, temos chef!! :D Acho muito bem,que faças esses miminhos para ti e é pena morar longe de ti, se não estava aí há tua porta para comer um pedacinho, porque tb adoro raia e com esse aspecto aposto que ficou delicioso!!! * . *

    ReplyDelete
    Replies
    1. Mas quando vieres a Lisboa, tomamos um starbucks!

      Delete
  3. Bom, já que cheguei neste momento especial acho que vou sentar-me para esperar o prato. Parece bem gostoso. Hummmmmmmmmmmm.

    Bom demais conhecer teu blog!
    http://diariosdesafios.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  4. Acho muito bem que fiques para jantar! E obrigada pela visita :))

    ReplyDelete
  5. Não conhecia nenhuma receita para fazer raia ( e gosto bastante). Obrigada!

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts