Bolachas de laranja e sementes de papoila.


Há dias li que uma conhecida chef portuguesa perdeu a sua colaboração com uma revista nacional porque foi acusada de plágio. Ela defendeu que todas as receitas são fruto de inspirações, mas parece que a senhora se limitava a fazer um básico copy-paste do trabalho de terceiros... Não se concluiu nada e também não foi essa a razão que me fez gostar menos das receitas que publica no facebook. Seja como for, nenhuma receita é 100% nossa, todos nos inspiramos algures e mesmo as que fazemos fruto da ocasião e dos ingredientes disponíveis na despensa não podemos garantir que se trata de uma ideia pura e original. Dito isto, partilho convosco umas bolachas muito deliciosas e populares cá em casa, as quais vi publicadas pela primeira vez aqui mas que surgiram de outro blogue, que por sua vez a autora encontrou noutro blogue... Faz-me lembrar o filme "Favores em Cadeia", não sei porquê. Agora partilho eu a receita convosco confiante que a saga das bolachas de laranja e sementes de papoila não acaba aqui.

~ Ingredientes ~

280 gr de farinha
1/2 colher de chá de fermento
120 gr de margarina derretida ou líquida
180 gr de açúcar
1 ovo
1 colher de sopa de sementes de papoila
raspa de 1 laranja
2 colheres de sopa de sumo de laranja

Misturar o açúcar com a raspa e o sumo de laranja e deixar descansar uns 5 minutos. Acrescentar a manteiga e o ovo e bata bem. Adicionar a farinha e o fermento e bater a massa. Adicionar as sementes de papoila e envolvê-las bem. Levar as bolachas ao forno a 180º cerca de 15m.



Comments

  1. Acho que sei de quem estás a falar... de qualquer forma, uma coisa é inspirarmo-nos e criar um novo prato e outra coisa é copiar ou como ela fazia traduzir as receitas palavra por palavra para os livros dela!
    Esses bolachinhas ficaram com optimo aspecto, caiam mesmo bem com um chá ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. sim, não e difícil perceber de quem estou a falar ;) agora vi que também tinhas sementes de papoila na tua receita de hoje, estás a ver como as inspirações voam?

      Delete
    2. Mas eu coloco a fonte ahahahaha

      Delete
  2. Concordo em pleno com o que dizes... Agora se ela de facto copiou literalmente...Já é outra história.

    "Favores em cadeia" é um bom filme, já não me lembro de o ver há muito tempo!

    PS: Esta receita parece-me fantástica

    ReplyDelete
    Replies
    1. é como dizia, não sei os contornos exactos (daí que também não tenha publicado nomes). acho é que não custa nada informar da fonte se a receita não for tua. sim, as bolachinhas são óptimas, experimenta!

      Delete
  3. Já cá canta mais uma receita :) Publica mais ^^
    Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. vêm aí muitas mais, pi maria! a minha cozinha ultimamente não tem parado :)

      Delete
  4. Acho que nenhuma receita é completamente de alguém, no entanto e pelo que sei, em culinária considera-se plágio se a lista de medidas e ingredientes for exactamente igual. Não sei se era o caso...
    gostei muito das bolachinhas

    ReplyDelete
    Replies
    1. também não sei quais os contornos exactos, porque depois aquilo entrou num disse que disse entre a revista e a chef. eles disseram que sim, ela disse que não, ela foi despedida. se for como a marisa disse e for uma tradução exacta, nem vale a pena puxar muito pela cabeça para identificar a fraude...

      Delete
  5. As receitas podem não ser nossas mas quando passamos à acção acabamos por modificar sempre algo passando, por isso, a serem nossas. Têm bom aspecto e um ingrediente diferente. Beijinhos

    ReplyDelete
  6. As bolachas parecem deliciosas!
    Já me aconteceu duas vezes entrar em blogs e ler: "esta receita vinha na revists X" e eu: mas esta receita é igual a uma minha... Sim, não eram exactamente iguais, estavam alteradas e disfarçadas (precisamente...), mas não gostei. Não sei é quem é essa "chef"...
    Beijinhos, boa sexta!
    Madalena

    ReplyDelete
    Replies
    1. Boa sexta, Madalena!
      Se há coisa que odeio é que usem as minhas coisas sem autorização e isto vale para tudo, não apenas receitas.
      Beijinhos

      Delete

Post a Comment

Popular Posts