Meatless Monday #1


Isto de nos comprometermos perante a comunidade online tem força para se tornar hábito. Então vamos lá tentar... Comecemos por cortar a carne (e o peixe) da ementa semanal à segunda-feira. A ideia não é minha - que bonito seria se fosse? - mas da Mondays Campaigns com o apoio da Johns Hopkins’ Bloomberg School of Public Health. Basicamente, uma importação dos "States" que visa revitalizar as iniciativas de presidentes americanos que instituíram o racionamento de carne durante alguns dias da semana durante as Grandes Guerras Mundiais. E porquê fazê-lo agora? Para prevenirmos doenças crónicas e cardiovasculares, diminuirmos a nossa pegada de carbono, unirmos a nossa saúde à do planeta. Se todos cortarmos a carne à segunda-feira, temos um corte de 15% no seu consumo com vantagens para todos. Podem ver aqui no site Meatless Monday receitas, dicas, maneiras de instituirmos este hábito nas nossas rotinas semanais. 

Pelo [Limited Edition] vamos tentar o mesmo. À segunda-feira, cortamos na carne de vaca, peixe, peru, frango... optamos por saladas, sopa, tofu, seitan... o que nos lembrarmos! E aqui aparecerá uma receita todas as segundas-feiras com o intuito de vos ajudar - e de nos motivar a nós - a juntarem-se a esta iniciativa. Vamos então à primeira?


Fettuccine com puré de legumes assados

~ Ingredientes ~

Fettuccine
Parmesão
Tomates cherry (300g)
Abóbora menina (metade)
Curgete (100g)
Cebola roxa (metade)
Azeite
Tomilho
Óregãos
Sal
Pimenta

Cobrir uma assadeira com papel vegetal. Ligar o forno a 180º. Cortar os legumes e dispô-los na assadeira, salpicar com bastante azeite e os temperos. Levar ao forno cerca de 45m (pode variar). Quando todos os legumes estiverem assados, reduzi-los a puré no processador (ou com a varinha mágica). Depois de cozida a massa juntar aos legumes e polvilhar com parmesão acabado de ralar.





Comments

  1. Excelente ideia a de cortar a carne à segunda feira e deixar aqui uma receita. Vou coleccionar. Eu pouca carne já como. Beijinhos e boa semana

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    1. Também nao como muita, especialmente vermelha. Às vezes sabe bem, mas prefiro peixe ou frango. Se tiveres receitas tambem, partilha. Bjs

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  2. Lá vamos nós outra vez... seitan, tofu e afins, não são substitutos de proteína de origem animal. Já para não falar do Ferro (atenção senhoras!).

    Se queremos racionalizar, basta lembrar que precisamos de pouco mais de 120g de proteínas por dia. Portanto, bifes de meio quilo são suficientes para três dias.

    A famosa soja, em algumas circunstâncias, é considerada anti-nutritiva.

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    1. A soja tem o problema de replicar o efeito do estrogénio, nao deve ser consumida em quantidade. Mas há proteína em outros alimentos, como a quinoa por exemplo. Nao me custa cortar a carne um dia por semana, nao percebo é porque dizes que tofu, seitan, etc nao substituem a carne, tendo em conta a ideia que nos vendem. Acho que nao é por cortar com a carne e o peixe uma vez por semana que fico com carências de vitaminas e minerais. Mas todas as dicas são bem vindas!

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  3. Quando descobri a Meatless Monday, já o fazia há uns anos... mas acho uma boa iniciativa! Normalmente, tenho 2 a 3 dias por semana em que não como carne. Mas atenção que não sou vegetariana ;)
    O tofu é um dos possíveis substitutos da carne, depois existem outros alimentos que podem compensar o que fica em falta numa dieta vegetariana (frutos secos, legumes, etc).

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    1. É o que faço também. Acho que para além de questões de saúde, acho que há aqui uma componente ética que pesa na minha decisão. Não sou extremista nem vegetariana, mas se puder cortar um pouco ja me sinto melhor com a minha consciência.

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