Salmão em crosta de mostarda e panko.


Ah... o Food Network! Um canal que faz as delícias cá de casa e me causa um apetite voraz a meio da noite, obrigando-me a fazer verdadeiros raides ao frigorífico à procura de algo apetitoso. E de entre todos os chefes que lá encontrei, descobri a pérola que é a Ina Garten, aka Barefoot Contessa. Uma senhora com um percurso de vida muito curioso: de funcionária da Casa Branca, a dona de uma loja de comida gourmet, a escritora de livros de culinária e preparação de festas, a apresentadora de programa culinário na televisão. As dicas são simples mas com um toque de sofisticação e permitem-nos alegrar em meia dúzia de passos um mero jantar de massa e transformá-lo num pequeno banquete. Esta receita encontrei-a quando pesquisava mais alternativas para cozinhar com panko, o pão ralado japonês, e ajudou a dar um toque exótico a um peixe que tantas vezes consumimos cá em casa: o salmão.

~ Ingredientes ~

receita adaptada daqui

2/3 de cup (aproximadamente 83ml) de panko
1 colher de chá de raspa de limão
2 lombos de salmão
2 colheres de sopa de mostarda de Dijon
azeite
sal
pimenta

Aquecer o forno a 220º. Misturar o panko com a raspa de limão, sal e pimenta (a autora da receita também adicionou salsa fresca picada, mas eu não tinha em casa). Temperar os lombos de salmão e barrar o topo dos mesmos com a mostarda. Salpicar com a mistura de panko e pressionar para aderir. Numa frigideira aquecer o azeite e colocar o salmão. Deixar dourar, sem virar, durante cerca de 4m. Depois retirar os lombos e colocá-los num pirex (se tiverem uma frigideira que possa ser levada ao forno, coloquem-na directamente lá dentro). Deixar o salmão no forno entre 5 a 7m, até que o panko doure e o peixe cozinhe parcialmente. Retirar, cobrir com papel de alumínio e deixar repousar entre 5 e 10m. Servir com arroz branco e salada.

Comments

  1. também vejo horas a fio o food network, e sou super fã da Ina :)
    boa receita!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim, ficou muito bom o salmao. Pena que a fotografia nao tenha ficado a melhor, mas o p. já se anda a passar que agr tire sempre fotografias à comida antes de começarmos lol

      Delete
  2. Nham nham agora fiquei com fomita :) *

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nao sobrou nada, senão vinhas cá jantar! ;)

      Delete
    2. Lembra-te de mim da próxima vez ihihi :) *

      Delete
  3. Hoje há salmão por aqui também, mas no forno! Nhammmm

    ReplyDelete
    Replies
    1. Este tb é no forno, mas numa versão um pouco diferente.

      Delete
  4. Isso soa-me bem, mas onde é que encontro o panko??

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu comprei na loja de produtos americanos ao pé do corte ingles, a liberty store. Mas ja li que tb há na secção de produtos orientais dos hipermercados. Nao vale a pena trocares por pão ralado pq nao é o mesmo!

      Delete
  5. Eu tive na parte dos produtos gourmet do continente (já comprei quinoa, btw, tens de me dar umas receitinhas!) e não vi...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tens de vir comprar à cidade grande! :p ou entao experimenta no jumbo! Tenho aqui pelo menos uma receita de quinoa, mas seja como for cozinhas e usas igual ao arroz. Nao tem o que enganar!

      Delete

Post a Comment

Popular Posts