Maçãs assadas.


Quando era criança e comia em restaurantes era habitual pedir maçã assada para a sobremesa. Sabem aquelas já frias e secas em exposição, que são trazidas à mesa nesse mesmo estado ou requentadas? Pois, eram essas que eu pedia. Não sei porque não me dava para a mousse de chocolate, o leite creme ou o doce da casa. Pedia sempre as maçãs assadas, excepto durante um período em que quis experimentar o bolo de bolacha no restaurante onde semanalmente almoçava com os meus avós. E porque pedia eu sempre a maçã assada? Simplesmente porque a minha bisavó costumava pedir sempre esta sobremesa (provavelmente por ser diabética ou algo parecido e não uma criança com o paladar de uma idosa que além desta delícia adorava iscas fritas e dobrada com feijão) e eu aprendi a gostar de maçãs assadas com ela. E nestes dias, pela primeira vez, experimentei fazer maçãs assadas em casa e fiquei fã novamente!

~ Ingredientes ~

adaptada daqui

5 maçãs reineta
açúcar amarelo
7 paus de canela
vinho do Porto branco

Ligar o forno a 180º. Lavar muito bem as maçãs reineta, descaroçá-las e dar-lhes uns golpes de lado para não rebentarem. Dispô-las num tabuleiro de ir ao forno, partir 5 paus de canela ao meio e enfiá-los no espaço onde se encontrava o caroço. Deitar uma colher de café açúcar amarelo de no interior de cada maçã e regá-las generosamente com o vinho do Porto (usei branco porque era o que tinha, podem usar o tinto). Deixar os 2 restantes paus de canela no tabuleiro directamente no vinho. Levar ao forno cerca de meia hora ou até as maçãs estarem assadas.



Comments

  1. Adoro :)
    Beijinhos e um bom dia :)

    ReplyDelete
  2. Gosto imenso...e até aprendi a fazê-las no microondas para que enquanto janta-se a maçã esperava por mim bem quentinha no microondas...
    Bjinho
    Rita

    ReplyDelete
    Replies
    1. Gostava de saber fazer no microondas tambem, depois tens de me dar a receita! Beijinho

      Delete
  3. Não é coisa que me agrade muito. Não sou fã de maçãs no geral.

    xo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olha outra... Qual o mal das maçãs? O P. também embirra quando faço algum cozinhado com elas.

      Delete
  4. Fiquei com saudades de uma maçãs assadas, também as faço assim e quando o tempo é menos faço no microondas, a receita é igual mas colocas no microondas cerca de 8 min (depende da potencia) mas vais espreitando até as maçãs estarem cozidas, se ficarem muito tempo rebentam :-)

    Já fiz as almondegas e ficaram deliciosas, mas fiz como hamurgueres, depois ponho no blog
    Bjkas
    http://saboresleveslena.blogspot.pt/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ah excelente variação, Lena! Estou curiosa para ver o post. Obrigada pela receita das maçãs no microondas, hei-de experimentar. Os ingredientes não mudam em relação aos que coloquei aqui?

      Delete
    2. Não, podes fazer precisamente com os mesmos ingredientes, fica muito bom e super rápido
      Bjks

      Delete
    3. quando tiver maçãs reinetas novamente experimento no micro ondas!

      Delete
  5. Olá e bem vinda! Ainda bem que gostaste! Beijinho

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts