Meatless Monday #6


Mais uma receita para uma segunda-feira sem carne! Devo confessar-vos uma coisa... a iniciativa "meatless monday" é, para mim, meramente indicativa. Não quer dizer obrigatoriamente que à segunda-feira não como carne. Quer dizer, isso sim, que procuro um dia por semana (na realidade até mais, embora por vezes ao almoço, outras ao jantar) fazer refeições vegetarianas. Nada de extremismos nem fundamentalismos, até porque já calhou ir jantar a casa de uns amigos a uma segunda-feira e da ementa constava um delicioso lombo de porco assado. E que bem que me soube! No entanto, mantendo o compromisso que fiz aqui, às segundas-feiras vocês são brindados com uma receita vegetariana: sopa, entrada, prato principal, quem sabe até coloco aqui uma peça de fruta da época num dia mais desinspirado! Nãoooo... eu gosto de manter os meus compromissos investindo neles algum esforço. Caso contrário, de que me valeria fazê-los? Seja como for, compromisso ou não, temos é de ser fiéis a nós próprios, razão pela qual estes hamburgueres de soja surgiram a um sábado e não a uma segunda-feira. 


~ Ingredientes ~

receita adaptada daqui

Hamburguer de soja 

80g de soja granulada
1/3 de cubo de legumes
1 ovo grande
pimentão doce
sal
pimenta
alho seco
cominhos
caril
salsa

Molho de iogurte e salsa

1 iogurte magro
sumo de limão
sal 
pimenta
salsa

Para fazer os hamburgueres de soja, adiciona-se à soja granulada 1/3 de cubo de legumes e água quente o suficiente de maneira a que cubra e ainda sobre. A soja aumenta bastante o seu volume quando hidratada. Cerca de 30m depois, espremer bem e misturar com os temperos. Adicionar um ovo e pão ralado suficiente para formar os hamburgueres. Fritá-los em azeite quente.
Para fazer o molho, misturar no liquidificador o iogurte magro com o sumo de limão e salsa. Temperar com sal e pimenta e usar este molho em alternativa ao azeite e vinagre nos brócolos.



Comments

  1. Olá...
    Que aspecto magnifico ;).... Adoro :).... beijocas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  2. Fazes sempre refeições tão bonitas e saudáveis que me dá vontade de chegar aqui e pedir-te que cozinhes para mim também! *

    ReplyDelete
    Replies
    1. E coz into! Estás mais do que convidada a aparecer para almoco quando vieres a Lisboa. A sério!!!

      Delete
  3. O dia não interessa nada. Esse hamburguer tem excelente aspeto. Gosto desta tua rubrica.

    xx

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tambem acho, e dá uma estrutura e ordem às publicações que me agrada!

      Delete
    2. E se gostas de listas é porque és pessoa organizada, logo não podia ser uma rubrica-random ;)

      Delete
    3. Olha já agora, continuas satisfeita com a tua mainova?

      Delete
    4. Muito!
      Uma das minhas chefes também tem uma. Não fui eu que lha recomendei, mas a filha, que também tem um blog de culinária. Ela está muito satisfeita. E eu também!

      Delete
    5. Preciso mesmo de um brinquedo desses que a minha batedeira só tem duas velocidades e pára quando ponho no 4! Supostamente teria umas 6 velocidades, mas ou bate rápido ou muito rápido. Estúpida... E o robot de cozinha é o q se sabe. Os meus pequenos electrodomésticos são mt temperamentais, até o microondas! Só a maquina do pão se comporta como uma senhora...

      Delete
  4. Hummm devem ser bem bons esses hamburgueres, sabes que nunca cozinhei soja ou seitan?? mas já comi e gosto, um dia destes experimento :-)

    Beijokas
    http://saboresleveslena.blogspot.com/

    ReplyDelete
    Replies
    1. O truque para cozinhar soja, seitan, tofu, etc é temperar muito bem antes, caso contrário não te sabem a nada. Quandoe experimentares, já sabes! ;)

      Delete
  5. Como praticamente não como carne, adoro quando as pessoas põem receitas vegetarianas.
    Vou sem dúvida experimentar.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu à segunda feira à noite ponho sempre uma receita vegetariana!

      Delete

Post a Comment

Popular Posts