Mini-bolos mármore.


Eu - "Estou com vontade de fazer um bolo."

Ele - "Eu aprovo!"

Eu - "Mas de quê?"

Ele - "Bolo mármore!"

É sempre a mesma conversa cá em casa. Para ele, o melhor bolo é mesmo este e podia comer uma fatia no fim de cada refeição, mas tem azar porque nem é daqueles que mais gosto de fazer. Aliás, enjoa-me comer sempre a mesma coisa, pelo que embora lhe pergunte sempre que tipo de bolo quer, raramente lhe faço a vontade. Sou uma mulher de contradições, eu sei.

Porém, outro problema impunha-se: os bolos à fatia nesta casa estragam-se facilmente. Outra contradição: a vontade de fazer é sempre imensa, mas a de comer nem sempre acompanha. Para não ter de congelar metade de um bolo mármore, visto que se perde muito o sabor e acaba por ficar esquecido nas gavetas, e como calhou bem, faltava-me um ovo para fazer o bolo que encontrei na net, decidi-me por cozinhar apenas 2/3 da receita e dispô-los individualmente em formas de queques. Assim tenho a certeza que não se estraga nenhum, visto que são pequenos e a massa rendeu 14 mini-bolos. Acho que vou adoptar esta estratégia mais vezes cá para casa e usá-la também em festas...

~ Ingredientes ~

receita adaptada daqui

2 ovos L
100g de açúcar
47ml leite
47ml Vaqueira líquida
127 g farinha
1 colher de café de fermento
20g cacau magro Pantagruel
1 colher de chá de aroma de baunilha

Ligar o forno a 180º. Bater as claras em castelo com metade do açúcar. Noutra tigela, bater as gemas com o açúcar até atingir uma consistência cremosa. Adicionar o leite e a Vaqueiro, continuando a bater. Seguidamente incorporar bem a farinha com o fermento e depois envolver as claras nesta massa. Em 2/3 da massa adicionar a baunilha, na restante adicionar o cacau. Em cada forminha despejar uma colher de chá da massa branca, outra de massa escura e terminar com a branca. Não precisa de ficar uniforme e o preparado deve ocupar apenas 2/3 da forma. Levar ao forno cerca de 15m.


Comments

  1. Ficaram bonitos os mini bolos :)
    Eu também gosto muito de os fazer, mas é raro comer, provo, só para saber como ficaram, mas depois é o marido que come ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ah, eu como! Mas nao à mesma velocidade que ele... Ainda hoje apanhei uma data de papeis de muffins na caixa, resultado do ataque veroz de que foram alvo ontem antes de dormir. Ele, pois claro! ;)

      Delete
  2. Ah nem sempre comem tudo? Mais uma razão para fazeres para mim, portanto! :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Já te convidei para vires cá provar! Da próxima vez que organizares as tuas vendas de roupa em segunda mão, eu trato dos comes! Combinado? ;)

      Delete
  3. ficaram tão giros em versão muffins!

    ReplyDelete
  4. Tiveste uma óptima ideia. O meu filho também adora o bolo mármore. Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. espero que ele goste desta versão também. bjs*

      Delete
  5. Não posso ver estas coisas! :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oh nao digas isso! Sabes que as minhas intenções são as mais puras... ;)

      Delete
  6. Estou a ser perseguida por este bolo. Adoro bolo mármore, mas quando faço fica sempre muito pesado, nunca fica um bolo leve.
    Tenho de experimentar estes.

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts