10 meses e uma panna cotta.


Cá em casa raramente há natas que não sejam light ou de soja. Leite gordo muito menos. Mas quando se trata de fazer uma panna cotta de sobremesa para com ela agradarmos a alguém que merece mais do que qualquer outro, damos um desconto. A panna cotta envolve cuidado na sua preparação, porque embora não seja difícil, requer alguma prática e, como diz a autora da receita, sorte na hora de desenformar. Mas fi-la com gosto. Duas vezes, porque a primeira receita que me deram foi a olho e eu troquei-me com a quantidade de gelatina ao ponto de primeiro ter ficado com molho e depois de uma passagem pelo congelador, com gelado-de-panna-cotta-consistência-cimento.

Há alturas em que não conseguimos alcançar os nossos objectivos sozinhos e por isso precisamos da ajuda de alguém que nos apoie incondicionalmente, que acredite que vamos chegar ao que julgamos ser inalcansável e que seja capaz de nos entregar todos os meios ao seu dispôr, movendo o que for preciso, para nos ajudar nessa travessia do deserto. Uma travessia a sério: com achaques de calor, sede, camelos, fadiga e desmotivação. Mas mesmo nessas alturas às vezes podemos vislumbrar uma pequena miragem, algo que nos faz acreditar que com esforço (quase) tudo é possível. E às vezes essa miragem é apenas a confiança depositada em nós.

Às vezes ando tão preocupada em apontar dedos que me esqueço de agradecer.

Às vezes ando tão angustiada a carpir as minhas mágoas que me esqueço das dos outros.

Às vezes ando tão afogada nos meus problemas que grito com quem não merece.

Às vezes ando tão ocupada em dar sentido à minha vida que não percebo o papel que, não querendo, tenho na vida de quem me é próximo.

E depois há aquelas alturas em que olho para trás e pergunto-me se faz sentido ou se valeu tudo a pena.

É nessas alturas que faço panna cotta com ingredientes decadentes para quem mais a merece. Por isso esta panna cotta é para ti. E com chocolate derretido por cima, como gostas. ♥



~ Ingredientes ~

(serve 4)
receita adaptada daqui

200ml de leite gordo
200ml de natas
40g de açúcar amarelo
2 folhas de gelatina
1 colher de chá de aroma de baunilha

Cobertura
4 quadrados de chocolate negro
5 colheres de sopa de leite

Numa panela misturar os 200ml de leite com os 200ml de natas. Retirar um pouco para hidratar as folhas de gelatina. Levar ao micro-ondas uns segundos para ajudar a derreter a gelatina e misturar bem. Juntar o açúcar aos líquidos ao lume e deixar ferver. Juntar a gelatina, mexer bem e retirar do lume. Colocar em formas e deixar no frigorífico pelo menos 24h para que ganhem consistência.
Desenformar com cuidado, colocando as formas de silicone dentro de uma tigela com água quente por pouco tempo. Por cima colocar o chocolate negro derretido em lume brando juntamente com uma colher de sopa de leite.

Comments

  1. Bonito! :)

    Bonito o gesto, o texto e, claro, a panna cotta!! :)

    **
    Aida

    ReplyDelete
    Replies
    1. eu avisei que era uma mulher de sorte!... ;)

      Delete
  2. Que linda receita e que linda homenagem, kiss

    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/passatempo-meiaduzia-de-mimos-para-ti.html

    ReplyDelete
  3. Ora nem mais, mimar quem nos ama e nos faz bem :)
    Tem um excelente aspecto, isso não há dúvida nenhuma!

    ReplyDelete
  4. É uma belíssima maneira de agradecer..O doce nunca amargou!!!
    1 Bjoka
    Ana Rita

    ReplyDelete
    Replies
    1. então não é? mas ele sabe o quanto gosto dele para além das panna cottas! :p

      Delete
  5. Nao podia concordar mais contigo... Quanto a panacotta... Ando mortinha... Que, sabe se é desta ;-)

    ReplyDelete
    Replies
    1. esta saiu bem, ao contrário da primeira que fiz. tanto a minha adaptação como a original valem a pena!

      Delete
  6. hoje fiz 18 panna cottas e como se isso não fosse suficiente ainda vim espreitar a tua,
    está com um aspecto delicioso!

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts