Bolinhos de queijo da ilha.


Mal vejo uma receita com queijo, o desejo de a experimentar ultrapassa qualquer obstáculo. E com isso refiro-me não apenas a constrangimentos de dieta, mas aos ingredientes. Vi estes cheese puffs e não resisti em fazê-los como petisco. Tive de alterar a receita, no entanto, porque não dispunha de ovos. Apenas um pormenor numa receita que pede exactamente 4 OVOS!! Depois da constatação deste facto e de me ter apercebido que (in)felizmente ainda não tenho galinhas em casa que me tratem deste assunto no dia, lembrei-me que tinha algumas claras congeladas. Então adaptei a receita que vi num dos meus blogues favoritos, A Beautiful Mess das manas Elsie e Emma, que por sua vez se inspiraram num livro de culinária que tenho debaixo de olho há algum tempo, o The Little Paris Kitchen. A minha adaptação consistiu em diminuir a receita para aproximadamente 2/3 do que tradicionalmente levaria, usar 3 claras em vez dos 4 ovos inteiros e introduzir um queijo português a esta receita tão deliciosa de inspiração parisiense!

~ Ingredientes ~

receita adaptada daqui

1/3 cup (250ml) de água
1/3 cup de leite
4 colheres de sopa de Vaqueiro líquida
1 pitada de sal
1 colher de café de açúcar
uma pitada de piri-piri seco moído
1 cup de farinha
120g de queijo da ilha ralado
1 colher de sopa de óregãos secos
3 claras de ovos batidas em castelo

Num tacho misturar a água, o leite, a Vaqueiro, o sal, o açúcar e o piri-piri. Levar ao lume até que os ingredientes se misturem na margarina derretida. Baixar o lume e adicionar a farinha, mexendo vigororsamente até cozer. Adicionar o queijo ralado (ou desfiado, como eu fiz) e os óregãos. Continuar a mexer até o queijo derretido ficar incorporado na massa. Retirar do lume e deixar arrefecer. 
Ligar o forno nos 180º.  Numa tigela à parte, bater as três claras em castelo (previamente descongeladas à temperatura ambiente), que serão depois adicionadas à mistura anterior. Continuar a bater até incorporar as duas. Depois formar bolinhas com as mãos, ou se quiser ficar com um trabalho bonito e bem feito, colocar a massa num saco de pasteleiro e dispô-las no tabuleiro. Salpicar com sementes de papoila e levar ao forno cerca de 20m. Comer quentinhos!!!

Comments

  1. Deve estar óptimo de certeza, quando tem queijo, é sempre bom. Já deu para perceber que adoro queijo ;)

    ReplyDelete
  2. Estes são para experimentar rápidamente!

    ReplyDelete
  3. Está visto que tens de começar a pensar em ter umas galinhas..eheheh...esse puffs são óptimos para uma entrada ou até para um pic nic,caso a Primavera apareça de vez!!!

    Bjoka
    RIta

    ReplyDelete
  4. Devem ser uma delicia, eu adoroooo queijo da ilha!!!

    ReplyDelete
  5. Eu adoro queijo e estes bolinhos devem ser fantásticos :)

    Beijinhos

    ReplyDelete
  6. Deve ser optimo, és uma gulosa por queijo como eu!

    ReplyDelete
  7. Mesmo de dieta também levo esta receitinha que deve ser uma maravilha e usando um queijo magro também não é assim tão calórica :-)

    Bjkas
    http://saboresleveslena.blogspot.com/

    ReplyDelete
  8. Tenho mesmo de deixar de cá vir enquanto estiver de dieta :( matava agora por um bolinho destes! nhammmmm logo eu, que sou absolutamente doente por queijo. e como é óbvio, não é por queijo magro, é mesmo quanto mais amarelo melhor, não fosse eu a rainha das más escolhas na alimentação!

    ReplyDelete
    Replies
    1. hoje estava a pôr o jantar no forno (salmão com legumes) e lembrei-me de ti. pensei que ao menos com essa receita não ias refilar que te estrago a dieta. juro que é verdade! eu penso em ti, mary! que creepy, ahn? :p

      Delete
    2. ahah sabes que isso também me acontece frequentemente? e quando falo de alguma receita à minha mãe digo "uma amiga minha pôs no blog" quando nem conheço as pessoas ahah mas é inevitável sentir-mo-nos um bocado parte da vida uns dos outros... amanhã vou jantar salmão, estou a salivar só de pensar! hoje vou jantar hamburguer de frango grelhado, não está mau, hein? e aposto que já perdi uns 2kg, as roupas já me vão dizendo alguma coisa. Só faltam 13kg -.-'''

      Delete
    3. vá, com calma que não convém andares a esganar-te para caberes nas calças. não te esqueças que podes estar a perder líquidos e só com exercício consegues construir massa gorda... com isto dito, vai lá fazer umas flexões! e eu faço o mesmo em relação aos blogs! amanhã tenho aqui uma receita de salmão para ti! ahn, até tens direito a preview! isto é que é tratamento vip! ;p

      Delete
  9. Adoro! Eu sou queijo-dependente, por isso fiquei fã.

    ReplyDelete
  10. a todas as queijo-dependentes, reúnam-se na minha cozinha! não faltarão maneiras de vos agradar! :p

    ReplyDelete
  11. Gostei imenso destes bolinhos, kiss

    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts