Meatless Monday #8


Quando comecei a preparar esta receita pensei para comigo: "vou acabar por mandar para o lixo estes legumes todos e 4 iogurtes". O meu principal receio era que os iogurtes no forno não funcionassem, mas queria experimentar uma alternativa às natas. Coloquei no forno, fui acabar de tratar da sopa. Pouco depois um cheirinho a especiarias invadia-me a cozinha. Ok, para já, tudo bem. Fui picando a beringela com um garfo porque o meu medo era que esta não cozinhasse correctamente. Ela ia ficando cada vez mais mole e translúcida. Ok, continua tudo bem. Quando tirei do forno os legumes assados com iogurte, hortelã e especiarias e os misturei com o cuscuz pensei para comigo: tenho de sair mais vezes da minha zona de conforto. Sucesso!!!

Beringela à marroquina

~ Ingredientes ~
(serve 4)

2 beringelas pequenas
1/2 pimento vermelho
2 talos de aipo
1/2 curgete média
4 dentes de alho picados
10 tomates cherry
100g cuscuz
4 iogurtes magros
azeite
sal
pimenta preta em grão
óregãos
hortelã
açafrão
caril
cominhos

Cortar as beringelas em cubos e salpicá-las com sal. Deixá-la cerca de 30m num escorredor. Cortar o tomate cherry ao meio, o pimento, a curgete e o aipo em rodelas e picar os dentes de alho. Entretanto ligar o forno nos 200º. Num pirez grande, misturar os legumes todos e regá-los generosamente com azeite. Temperar com sal, pimenta em grão acabada de moer e óregãos. Misturar os 4 iogurtes num recipiente à parte com açafrão, caril e cominhos. Envolver esta mistura nos legumes e salpicar com hortelã. Levar ao forno cerca de 45m. Entretanto ferver água suficiente que cubra o cuscuz, deixar cerca de 10m e temperar com uma pitada de sal. Quando os legumes estiverem assados, misturar com o cuscuz e servir de seguida.

E com esta receita audaciosa participo também no desafio vegetariano do blogue Palavras que enchem a barriga! ;)


Comments

  1. São sempre estas receitas que nós pensamos ser difíceis que acabam por sair sempre muito bem. Adoro cozinha marroquina, ficou com óptimo aspecto :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. nunca comi comida marroquina, mas penso que os sabores não deverão distar muito. um dia experimento!

      Delete
  2. Que delícia, hummmm..... Já experimentei beringelas com caril e gosto muito!
    Beijinhos, boa semana!
    Madalena
    P.S. Morangos, claro que sim!

    ReplyDelete
  3. uma bela maneira de começar a semana :))

    ReplyDelete
  4. Estas receitas aromáticas fascinam me!!!Gostei do toque marroquino do couscous!!! :)
    Bjoka
    Rita

    ReplyDelete
    Replies
    1. para a próxima experimento fazer o cuscus em chá de menta em vez de água apenas, deve ficar óptimo! bjs

      Delete
  5. Muito obrigada pela tua participação :D Esta receita parece bem ao meu gosto, adorei :D

    Beijinhos e tem uma óptima semana :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. obrigada eu, gostei muito de participar. também adoro procurar e inventar receitas diferentes de preferência vegetarianas. beijinho e boa semana para ti também

      Delete
  6. Sem dúvida auspuciosa :) Nunca imaginei iogurtes no forno com legumes à mistura mas se a ti resultou, porque não há-de resultar comigo também?

    beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. se experimentares diz-me a tua opinião!

      Delete
  7. Vou fazer! Adoro receitas diferentes!

    ReplyDelete
    Replies
    1. óptimo! espero que gostem aí em casa :)

      Delete
  8. Olá Maria :)

    Adorei esta tua receita, bem invulgar e com ingredientes que, à partida, não pareceriam conjugar-se bem, mas... que bom, resultou !
    E pareceu-me muitissimo bem, acredita ! :)

    Olha, só falta colocares os 4 iogurtes na lista de ingredientes ! ;)

    Beijocas

    Isabel

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada pela chamada de atenção, Isabel! Realmente não estavam lá nos ingredientes os iogurtes, o tema central deste post! Beijinho

      Delete
  9. os meatless é que são bons! e este prato deixou-me com água na boca, adoro beringela!

    **

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts