Meatless Monday.


Tendo em conta a intolerância do P. a determinados alimentos - nomeadamente couves na sopa e qualquer legume que saiba de antemão que vai aparecer no seu prato e ao qual automaticamente diz "não gosto" (a sério, quem acham que foi a culpada disto?...) - tento arranjar maneiras de os disfarçar na comida que confecciono. Para além de me obrigar a ser mais criativa (visto que a alternativa "come a sopa toda e o que tens no prato!!" só poderia ter efeito até aos 8 anos), quando consigo um "isto está muito bom, o que leva?" da parte dele, solto um "AHÁ!!!" de vitória e satisfação e aí sou eu que retrocedo até à infância: "estás a ver, dizias que não gostavas de curgete, a ver se não a comeste toda aí no prato!!!". Ganhei. Ponto para mim. 

E foi nesse espírito de boa comunicação, entendimento e compreensão mútua que caracterizam este casamento e relação de quase 9 anos, que o presenteei com esta versão vegetariana de macarrão gratinado no forno. Os legumes bem escondidos na passata (ou polpa de tomate se não encontrarem no supermercado) são uma sugestão para por os miúdos aí de casa a comer o que aparentemente não gostam sem que dêem conta. Pelo menos com o miúdo cá de casa funciona sempre! ;)

 ~ Ingredientes ~
 (serve 4)

350g de passata de tomate
200g de macarrão
rama de beterraba
1/2 curgete grande
1/2 cebola
tomilho
louro
óregãos
sal
50ml de vinho branco
pimenta preta
manjericão
azeite
1 dente de alho
um talo de aipo grande
1/4 de pimento vermelho médio
300g de cogumelos frescos
mozzarella ralada

Cozer o macarrão em água e sal durante 10m (para que fique al dente), escorrer, salpicar com azeite e reservar. Numa frigideira funda refogar a cebola, o alho e o louro. Acrescentar os restantes legumes fatiados e saltear. Adicionar as ervas aromáticas, o sal e a pimenta acabada de moer. Quando os legumes estiverem quase tenros, adicionar a passata e deixar cozinhar mais um pouco. Seguidamente adicionar o vinho e cozinhar até este evaporar. Retirar as folhas de louro (não façam como eu que me esqueço delas 99% das vezes!), envolver o macarrão nos legumes num pirex, salpicar com a mozzarella ralada e levar a gratinar a 180º cerca de 30m.

Comments

  1. Que delícia!!! Este gratinado de legumes ficou com óptimo aspecto, gostei muito!

    Beijinhos e boa semana*

    ReplyDelete
  2. Que macarrão delicioso! Adoro estes pratinhos de massa gratinados!
    beijinhos

    ReplyDelete
  3. Que pratinho delicioso! Não me importava nada de o comer!
    Beijinhos e boa semana

    ReplyDelete
  4. Eu normalmente faço pratos "esconde legumes" quando tenho miúdos cá em casa :)
    E aí está mais uma receita maravilhosa para fazer!
    beijinhos e uma óptima semana :)

    ReplyDelete
  5. Eu nem sou paranóica, mas desconfio que hoje os membros da blogosfera andam a conspirar para me deixarem com fome! A minha barriga começou a roncar com a visão desse gratinado. Gosto muito de pratos "meatless", especialmente se levarem queijo... hmm... porque é que tudo sabe melhor quando tem queijo? **

    ReplyDelete
  6. A minha maior vitória é quando o marido afirma não gostar de queijo, e eu conseguir fazer com que ele o coma sem se aperceber. Ricotta pasmesão, mozarela, gruyère e afins, camuflado em sopas, sobremesas e quiches. Ele não só come, como adora. Mas ao contrário de ti, fico calada que nem um ratinho e não confesso nunca os ingredientes que coloco ;)

    ReplyDelete
  7. Engraçado, parece que estou a ver o miúdo que tenho cá em casa. Lendo a primeira frase é tal e qual!!! :) Tudo o que possa ter um legume que ele veja, esquece!!
    Entretanto, com isso e com outros ingredientes eu faço o mesmo...bem disfarçados no prato e depois desvendo o mistério!! Adoro!! :)
    Bem, como é que eu cozinho sem cebola, por exemplo? Às vezes acho que é verdadeiramente impossível, por isso tem de ser!

    Eu cá não negava de maneira nenhuma o teu prato, mesmo porquê eu adoro legumes e adoro gratinados :D

    Beijinhos,
    Aida

    ReplyDelete
  8. lol,percebo perfeitamente, já passei a minha fase de esconder certos ingredientes1
    mas esse macarrão engana bem ;)
    beijinhos

    ReplyDelete
  9. Que bom aspecto :)
    Já anotei a receita e vou fazê-la.

    Beijinhos e boa semana,
    Carminho

    ReplyDelete
  10. Ai mas que bommmm! Impossível esse miúdo aí de casa não gostar, com esse aspeto!

    ReplyDelete
  11. Hummm deve ser delicioso :3
    Tenho que experimentar

    Ana Mafalda

    http://naminhacozinha-5.blogspot.pt/

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts