Meatless Monday - Scones de cenoura e curgete.


Há dias estava numa caixa do Pingo Doce onde me coloquei estrategicamente para pagar as minhas compras atrás da família com o carrinho mais cheio. Devo ter pensado cá para mim: "como vou tornar esta experiência de vir ao supermercado em hora de ponta ainda mais desagradável?". Se há coisa para a qual não tenho paciência nenhuma é para esperar em filas. Fico logo com calores! Mas como sou um pouco distraída e queria era sair dali o mais depressa possível, nem olhei com atenção para quem já se encontrava à minha frente e coloquei-me logo na primeira caixa que vi. Como as pessoas à minha frente demoraram um bocado, peguei numa das revistas do próprio supermercado expostas perto das pilhas e que são estrategicamente aí colocadas para captar libelinhas como eu. Folheei as receitas e os cupões de promoção. Pareceram-me todos muitos interessantes e por cinquenta cêntimos? Levo!!!

Scones de cenoura e curgete

~ Ingredientes ~

adaptada da Revista Sabe Bem, n.º 12, p. 14

(serve 8)

100g curgete ralada
50g cenoura ralada
2 colheres de sopa de açúcar amarelo
1 colher de chá de sal
200g de farinha de trigo
1 colher de sopa de sementes de linhaça
1 colher de chá de fermento em pó
2,5 colheres de sopa de azeite
1dl de leite magro
1 ovo M-L ómega 3
queijo fresco magro



Pré-aquecer o forno a 180º. Ralar a curgete e a cenoura e numa tigela misturá-las com o açúcar, o sal, a farinha, as sementes de linhaça o fermento em pó. Adicionar o azeite, o leite e o ovo e mexer rapidamente até unir todos os ingredientes. Com uma colher de sopa dispôr colheradas de sopa num tabuleiro forrado [eu uso uma base de silicone] e leve ao forno cerca de 20m. Servir quente com manteiga ou com fatias de queijo fresco magro.

NOTA: a receita original sugeria 150g de farinha de trigo + 50g de farinha integral, a qual não usei porque não tinha disponível. Tentei compensar com as sementes de linhaça para incorporar mais fibra e penso que resultou bastante bem.

Comments

  1. Mmmmmm, miam, miam, devem ter ficado bem bons! Pelo menos têm muito bom aspecto :)
    Boa semana.

    ReplyDelete
  2. Gostei muito desta sugestão! Vou levar
    Beijinhos

    ReplyDelete
  3. Gostei desses scones :) diferentes mas certamente deliciosos!
    beijinhos e uma boa semana :)

    ReplyDelete
  4. Esta versão de scones parece ser deliciosa! Diferente e saudável!
    bjs e uma boa semana

    ReplyDelete
  5. Gosto tanto de scones!! :)

    E estes estão com um aspecto delicioso! :)

    ReplyDelete
  6. E estrategicamente conseguiram levar te a fazer estes deliciosos scones!!!Olha que espertos.....
    Bjoka
    Rita

    ReplyDelete
  7. Também sou aversa a filas seja onde for.... epah detesto! Ao menos trouxeste a revista de onde sairam estes belos scones.

    Beijinho

    ReplyDelete
  8. Adorei este sconnes, devem ser bem bons

    Bjkas

    ReplyDelete
  9. Olá,
    Também gostei muito dessa receitinha e vou levá-la comigo.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts