Mini-Calzoni de Queijo Fresco Cool.



A inspiração para esta receita surgiu da minha enorme vontade em ter uma Bimby e ao mesmo tempo da minha falta de fundos para adquirir uma. Todas as pessoas que conheço com uma menina destas em casa tornaram-se imediatamente bimbólicos assumidos. Aqueles que nem fritavam um bife actualmente recebem-nos em sua casa com travessas de bacalhau com natas, brownies e sopas feitas em minutos e sem sujar loiça ou panelas. Bolas, também quero!!! E se vocês quiserem ajudar-me a tornar-me numa bimbólica, que tal colocarem um like e um comentário fofinho clicando aqui?...


~ Ingredientes ~

(para 14 mini-calzoni)
Massa

1 pacote de fermento de padeiro
1 colher de chá de sal
1 1/2 colher de sopa de água morna
3 chávenas de 250ml (cup) de farinha de trigo
1/3 de chávena de margarina à temperatura ambiente

1 gema (para pincelar)

Recheio Cool Tomate, Azeite e Óregãos
1 tomate grande cortado em cubos
tomilho
óregãos
sal
pimenta preta em grão moída na altura
alho seco moído
um salpico de azeite
folhas de manjericão fresco

Recheio Cool Alho & Ervas
100g salmão fumado
10 alcaparras
sumo de um limão
pimenta preta em grão moída na altura
coentros

Começar por preparar a massa. Juntar os ingredientes acima (excepto a gema) até formar uma massa consistente. Se necessário, juntar mais água morna. Amassar durante cerca de 10m e deixar repousar pelo menos 1 hora tapada com um pano para levedar.

Entretanto começar a preparar os dois recheios.

Para o recheio Cool Tomate, Azeite e Óregãos juntar todos os ingredientes excepto as folhas de manjericão. Deixar repousar cerca de uma hora para ajudar a intensificar o sabor do queijo.

Para o recheio Cool Alho & Ervas começar por juntar o sumo de limão ao salmão fumado. Juntar as alcaparras cortadas ao meio e temperar com pimenta moída na altura. Deixar o salmão uma hora na marinada.

Ligar o forno a 180º. Retirar bolas de massa e com a ajuda de um rolo da massa estendê-la até que fique num círculo fino (o tamanho dependerá do gosto de cada um, mas as mini-calzoni que fiz tinham cerca de 15cm de diâmetro). Numa metade depositar uma colher de chá de Recheio Cool Tomate, Azeite e Óregãos e duas folhas de manjericão fresco. Fechar selando com a ajuda dos dentes de um garfo. Entretanto misturar o queijo fresco Alho & Ervas à mistura de salmão, limão e alcaparras.e um pouco de coentros picados. Proceder da mesma maneira para fazer as mini-calzoni como o exemplificado com o Recheio Cool Tomate, Azeite e Óregãos, mas não colocar manjericão. Repetir o mesmo processo até terminar a massa e os recheios. Pincelar cada mini-calzoni com a gema batida e levar ao forno cerca de 20m. Retirar quando estiverem douradas.

NOTA: ao contrário do que inicialmente temia, o queijo fresco no forno não perde a consistência nem o sabor. As ervas e os ingredientes que adicionei ajudaram a intensificar o sabor dos queijos Cool e, depois de feitas as calzoni, o recheio fica cremoso, muito semelhante às calzoni tradicionais. Espero que repitam esta receita e que gostem tanto como nós cá em casa!





Comments

  1. Eu não acho piada nenhuma às Bimbys. Não tem piada nenhuma colocar lá dentro todos os ingredientes e faz lá isso sozinha. O engraçado da cozinha é o contacto com os produtos em estado bruto e ir transformando em etapas para ter um resultado final bonito e bom. Eu, ao contrário de ti, conheço várias pessoas que deram uma pequena fortuna por uma Bimby, e agora está num canto da cozinha e ninguém se serve dela. Mas, se tu queres mesmo uma, não quero que te falte nada, vou ali fazer um click e volto já. Se ganhares, quero ver aqui muitas fotos das tuas receitas Bimby made :) Combinado?

    ReplyDelete
  2. esses calzones estão a dar-me desejos...uma maravilha!
    beijinhos e um bom dia :)

    ReplyDelete
  3. O like já lá está o comentário fofinho deixo aqui também....
    Ehh pá agora não sei o que dizer, bolas!!!Humm que bom...toda a gente diz!Maravilha????Muito visto!Gostei bastante? Que pindérico...
    Eu vou dizer apenas isto :boa sorte minha linda!!!!!
    Bjoka
    Rita

    ReplyDelete
  4. É uma excelente ajudante na cozinha :)
    Já votei, boa sorte!

    ReplyDelete
  5. Uma excelente ideia para levar na marmita ou para a praia, kiss

    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/passatempo-meiaduzia-de-mimos-para-ti.html

    ReplyDelete
  6. Eu sou uma bimbólica assumida! E como sei que é óptimo ter uma bimby em casa espero que também consigas ter uma! O meu like já lá conta ;) e vou agora assobiar para o lado e passar ao lado da receita, ok? (é que tem um óptimo aspecto e eu adoro calzones!)

    ReplyDelete
  7. Olá!
    Eu ainda não sou fã da preciosa amiguinha, mas se a tivesse não garanto que não se tornasse uma das minhas melhores amigas!
    Estas calzones ficaram bem deliciosas!
    Bjs

    ReplyDelete
  8. Caramba, já jantei há umas horas e já marchava!!

    ReplyDelete
  9. obrigada a todas pelos deliciosos comentários e pelos likes! são umas queridasssss!!! :)))

    ReplyDelete
  10. Oh minha linda Maria,

    Tu conta comigo para "laikar" o que quiseres para teres uma bimby, eu já não passo sem a minha, ele é bacalhauzadas, ele é sopinhas maravilhosas, ele é cozinhar a vapor que é tão saudável, ele é fazer massas para pães, para bolos, para pizzas, para o raio... ele é fazer iogurtes, curds e afins... eu sei lá que mais...
    Amiga, vale muito a pena, acredita mesmo !

    Bom, para além disto adorei as tuas mini-calzones e estive com esses queijinhos na mão ainda ontem, mas não comprei... ainda ! :)

    Beijocas

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ReplyDelete
  11. MAria adorei estas mini calzone, que delicia! Quanto à bimby, não tenho essa vontade que tu tens, mas sim todas as pessoas que eu conheço que ten, ficam bimbólicas assumidas LOL

    Beijinhos,
    Joana

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts