Muffins de beterraba assada.


A beterraba não é daqueles alimentos que me traga as melhores recordações. Devido à sua riqueza nutritiva, foi-me aconselhado beber sumo de beterraba em abundância depois de ter tido o acidente de carro. Daí que me baste uma dentada nesta raiz açucarada de tom rosado para me despertar recordações dolorosas, à semelhança do que me acontece quando oiço uma música que se tornou popular no verão de 2003 ou simplesmente quando vejo vidros partidos à beira da estrada. O travo a terra é difícil de esconder e portanto custou-me encontrar uma receita em que as propriedades nutritivas da beterraba fossem preservadas e as recordações disfarçadas. Num domingo de Páscoa chuvoso que precedeu uma semana de resoluções, escolhi estes muffins de inspiração vegetariana que me ajudaram a olhar para a beterraba com outros olhos. Com os olhos de quem sabe que até as piores recordações nos podem ajudar a encontrar as melhores receitas. 


~ Ingredientes ~

receita adaptada daqui

1 beterraba 
1/4 cup (250ml) Becel líquida
1/3 cup buttermilk (leite + uma colher de chá de vinagre, mexer e aguardar 15m até que talhe)
1 ovo ómega 3 M-L
1 1/2 colher de chá de aroma de baunilha
1/4 cup de açúcar amarelo
1 1/4 cup de farinha de trigo
1 colher de sopa de sementes de papoila 
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal


Aquecer o forno nos 220º. Assar a beterraba cerca de 45m, 1 hora até que esta se encontre mole por dentro. Retirar e deixar arrefecer um pouco até ser possível descascá-la. Baixar a temperatura do forno para os 180º. Numa tigela bater o ovo com a Becel e o açúcar. Adicionar a beterraba esmagada, o aroma de baunilha e o buttermilk. Numa tigela à parte peneirar a farinha com o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal e as sementes de papoila. Fazer um buraco no centro desta mistura onde se deitarão os ingredientes líquidos. Bater até unir e seguidamente levar ao forno em formas de muffin untadas.


Comments

  1. Adoro beterraba, em salada, em molho para pasta, gosto de tudo, da cor, do sabor, acho delicioso, desde pequenina. Mas tenho um conselho, é preferível que consumas beterraba biológica, porque é uma raiz, ou legume, que absorve todos os resíduos químicos dos terrenos onde cresce, e absorve igualmente os pesticidas quando a produção é tratada com este tipo de químico. Por isso, convém comprar beterrabas bio. Se nunca experimentaste, coze algumas beterrabas, com pele, depois de cozidas, tiras a casca, cortas aos quadrados e fazes uma vinaigrette com alho, uma colher de mostarda de Dijon, azeite e vinagre balsâmico, deixas em maceração durante um dia e depois é só comer, o sabor a terra fica deste modo camuflado ou atenuado e é uma boa forma de começar a gostar de beterraba, ou pelo menos, para deixares de a associar ao teu acidente. Bon appétit! :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. adorei a tua dica, sou fã de tudo o que seja avinagrado. já comi beterraba em conserva e gostei bastante, em saladas crua e ralada também gosto. a questão dos pesticidas é nova para mim, mas faz todo o sentido. esta que comprei vinha num cabaz e é de produção local, de maneira que espero que o recurso a pesticidas seja reduzido (senão nulo). obrigada*

      Delete
  2. Olá! As recordações de um acidente marcam-nos sempre. Sei do que falas porque também já tive um.
    Contudo, estes teus muffins têm muito bom aspecto e gostei da sugestão.
    beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. sim, é algo que não se esquece. especialmente se ficarmos com cicatrizes. beijinho

      Delete
  3. Hummm, pois eu adoro beterraba! Mas pouco a como, a verdade é essa, e nem sei bem porquê!

    ReplyDelete
    Replies
    1. devias então comer mais! só tem benefícios!

      Delete
  4. A beterraba como fruto/vegetal???? não me atrai nada, nem pelo sabor nem pela cor que deixa na boca quando a comemos...Mas em bolo já experimentei e o resultado é diferente,fica mesmo bom...esses muffins devem ser óptimos!
    Bjoka
    Rita

    ReplyDelete
    Replies
    1. pois fica, andei de olho nuns brownies e bolo de chocolate com beterraba antes de experimentar estes. o truque é deixá-la assar bem para cortar o travo a terra que traz. houve uma pequena parte no centro da beterraba que não assou tão bem quanto o resto, de maneira que aí tive mais dificuldade em triturá-la com o garfo e conservou também mais esse sabor.
      beijinho, rita!

      Delete
  5. Adoro beterraba em conserva :) nas saladas é óptimo! Quanto as este muffins são verdadeiramente diferentes mas o aspecto é delicioso :)
    Imagino o quanto seja difícil para ti esquecer recordações tão dolorosas mas há que pensar positivo, estás entre nós, tiveste a tua segunda oportunidade!

    beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que comentário tao simpático! A sério que fiquei sensibilizada. Obrigada. Hei-de experimentar fazer pickles de beterraba, são tão avinagrados que se torna quase impossível discernir o travo a terra. Beijinho

      Delete
  6. Olá :)

    Infelizmente para mim, tenho recordações assim também dolorosas e tenho marcas no corpo desde os 3 anos de idade !
    São coisas que acontecem que não conseguimos controlar, há que tentar ultrapassar e fazer o possível para esquecer e para que não volte a acontecer ! :)

    As minhas recordações não se prendem com a beterraba e, por isso, devo dizer que é uma raíz de que muito gosto quando introduzida de forma avinagrada ou em bolos, em quantidades q.b.
    Aliás, fiz há bem pouco tempo um bolo como beterraba e gostei ! :)

    Os teus muffins parecem-me deliciosos, penso que o sabor não ficará muito acentuado ! :)

    Um beijinho grande

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ReplyDelete
    Replies
    1. eu vi a tua receita com beterraba e chocolate e estive quase para usar esta beterraba nela! ;)

      Delete
  7. Olha, nem sei que alguma vez comi beterraba, só se for nas sopas! Nunca cozinhei nada com isso! Mas esses muffins têm muito bom aspecto :P

    Bjokas.

    ReplyDelete
    Replies
    1. então experimenta: ou adoras ou detestas! não há meio termo! :p

      Delete
  8. Adoro beterraba nos bolos, ficam bastante húmidos! Fiquei cheia de vontade de experimentar estes :-)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Foi a primeira vez que experimentei doces com beterraba, para a próxima misturo com chocolate. Mas nao ficam húmidos em muffins!

      Delete

Post a Comment

Popular Posts