Panquecas de buttermilk.


No fim de semana passado o P. foi para fora com os amigos numa despedida de solteiro em Salamanca. Ligou-me no sábado ao fim da tarde e eu pensei "pronto, já deve estar com a voz toda entaramelada...", mas não. Oiço do outro lado: "já acabámos as actividades, estou congelado." "Como assim, que actividades? Pensei que iam para aí só para os copos." "Não, jogámos paintball e fomos andar de kart... mas está a chover e tanto frio, mal me consigo mexer!". Oh, 'tadinho dele, tive tanta pena. E esse sentimento prolongou-se para o dia seguinte, em que estava aqui sozinha em casa e pensei: "vou fazer umas ricas panquecas para mim e assim não corro o risco de ele mas açambarcar ainda quentinhas e acabadas de fazer." Preparei o meu lanche e comi-o enquanto bebia uma caneca de café sentada no sofá. E que bem que me souberam! ;)

~ Ingredientes ~

receita retirada daqui

2 ovos
1 chávena (cup) de leite
1/2 chávena de buttermilk
2 chávenas de farinha
1/2 colher de café de sal
1/2 colher de café de bicarbonato de sódio
1/2 colher de café de fermento
2 colheres de sopa de açúcar amarelo
3 colheres de sopa de Becel líquida

Começar por preparar o buttermilk, juntando uma colher de chá de sumo de limão a uma chávena de leite. Juntar os ingredientes secos numa tigela e reservar. Bater os 2 ovos com o leite e o buttermilk. Adicionar os ingredientes secos a esta mistura e bater muito bem. Finalmente juntar as 3 colheres de Becel líquida e envolver cuidadosamente. Aquecer uma frigideira pequena com um fio de azeite. Deitar uma concha de sopa da massa, deixar cozinhar de um lado e quando bolhas começarem a surgir, virar para o outro. Repetir o processo até terminar a massa.



Comments

  1. Ai o sentido de humor que Deus tem! Deve estar lá em cima a rebolar de tanto rir de mim! É só eu decidir que vou mesmo começar a perder estes kgs a mais que vejo no teu blog a receita das panquecas que eu tanto queria e até me brilham os olhos!!! A vida é tão injusta. Para aí quando perder uns 5kg comemoro com estas panquecas, mesmo sabendo que provavelmente engordarei logo ali mais um...
    Obrigada pela receita! Já agora, o bicabornato de sódio é extremamente vital, ou pode ser substituído por alguma coisa?

    ReplyDelete
    Replies
    1. as receitas americanas levam sempre o bicarbonato de sódio e faz a diferença. torna os bolos bem mais fofos. compras no supermercado baratíssimo. para que comas as panquecas com um menor peso na consciência experimenta fazer metade com farinha integral. e depois fazes como eu: comes uma ou duas e congelas as restantes: pões uma folha de papel vegetal entre cada, embrulhas em papel de alumínio (ou colocas num tupperware) e depois num saco de congelação. assim quando tiveres mesmo vontade, tiras uma e descongelas durante uns segundos no micro-ondas. é da maneira que tb não marcham logo todas ainda quentinhas ;)

      Delete
  2. Cometeste o pecado da gula sozinha mas uma vez não tem mal :) ficaram com óptimo aspecto! Eu também congelo as minhas (quando sobram) e assim tenho panquecas ao pequeno almoço mesmo quando tenho pouco tempo.

    beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. antes o pecado da gula do que outro! :p

      Delete
  3. Olá: vi que ainda não me tinha tornado seguidora, peço desculpa pelo facto. Adoro panquecas , também já experimentei fazê-las com buttermilk e ficam mesmo deliciosas. As tuas estão lindas!
    Bjn
    Márcia

    ReplyDelete
    Replies
    1. sim, ficam super fofinhas com buttermilk! obrigada por seres seguidora, márcia! beijinho

      Delete
  4. Adoro panquecas e com buttermilk ficam tão fofinhas! Ficaram lindas!

    Não conhecia o teu blog, mas já estou a seguir :)

    Beijinhos*

    ReplyDelete
    Replies
    1. obrigada, cuca! tb gosto muito do teu blogue!*

      Delete
  5. Já há muito tempo que não faço panquecas. É uma coisa muito fácil de fazer e sabem muito bem. Beijinhos

    ReplyDelete
  6. Que panquecas boas!!

    Adoro panquecas =)

    ReplyDelete
    Replies
    1. já somos duas! é um bom vício, não é? ;)

      Delete
  7. Oh pá! Mas isto agora é todos os dias! Este blog não é recomendado a lambões. É isto. ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. o post de manhã era mais saudável, vai lá espreitar MJ...

      Delete
  8. Lol, "tadinho" do P.
    Mas olha que não te ligou a meio da noite para te dizer que estava cheio de calor porque estavam num bar de strip, típico, só ligam para se queixarem ;)
    Então e a noiva, não fez despedida de solteira?
    Estas panquecas têm óptimo aspecto, também fiz ontem, mini pancakes com doce de maçã. É tão bom.

    ReplyDelete
    Replies
    1. eu vi as tuas panquecas, ficaram com um ar delicioso! nunca experimentei incluir doce nas minhas minhas antes de cozinhá-las, hei-de fazê-lo.
      a noiva deve ter feito, mas é espanhola e nós somos amigos é do noivo, de maneira que fiquei de fora! snif snif!!! :p

      Delete
  9. Adoro... palavras para quê!!!

    P.S. Não esquecer o passatempo a decorrer no meu blog
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/e-um-projeto-qu-e-pretende-difundir.html

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tenho de ler com atenção, ainda nao tive oportunidade. Mas nao me esqueci! Beijinho

      Delete
  10. Que belas panquecas, aqui em casa também somos fãs e amanha vou fazer que é domingo tenho mais tempo, acho que vou incluir o buttermilk também, mas vou fazer com farinha integral e fruta para ficarem mais light :-)

    Bjkas
    http://saboresleveslena.blogspot.pt/

    ReplyDelete
    Replies
    1. excelente sugestão, como sempre, lena! tenho andado com dificuldade em encontrar farinha integral no meu supermercado, acho que agora só no hiper... beijinho

      Delete
  11. Também quero:))))

    Http://styleloveandsushi.blogspot.com

    ReplyDelete
  12. Ai panquecas, por mim comia todos os dias!

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts