Tarte de espinafres e delícias do mar.


Quando ao domingo ligo o forno gosto de aproveitar para despachar algumas refeições da semana. Não é que não cozinhe ou ligue o forno nos outros dias, mas ao domingo posso fazê-lo usufruindo de preços mais competitivos na electricidade. É neste dia que aproveito para fazer bolos, muffins, empadas...

Embora adore procurar receitas novas de bolos e de os fazer, a verdade é que a minha perdição são os salgados. Não deixa de ser curioso, mas é verdade. Quando era miúda não perdia um bolo de chocolate, de bolacha, mármore. Agora pelo-me pelos salgados, queijos, empadas e tartes. É essa uma das razões pelas quais ao domingo é comum inventar uma tarte nova que nos acompanha durante os dias preguiçosos da semana. Muda-se a massa ou o recheio, mas o objectivo é sempre o mesmo: facilitar a vida com refeições saborosas.

~ Ingredientes ~

azeite
1/2 cebola
1 dente de alho
malagueta
8 delícias do mar
um molho de espinafres
100ml de natas light
1 ovo
mozzarella ralada

Começar por fazer a massa de acordo com as instruções da receita. Numa frigideira saltear a cebola e o alho no azeite. Juntar a malagueta e saltear os espinafres até perderem grande parte do volume. Juntar as delícias do mar cortadas em cubos. À parte bater o ovo com as natas e juntar ao conteúdo da frigideira quando os ingredientes estiverem cozinhados. Forrar uma base de tarte com a massa quebrada e picar o fundo com o garfo. Recheá-la com os espinafres e delícias do mar cozinhados e cobrir com mozzarella. Levar a forno pré-aquecido a 180º até gratinar.

Comments

  1. E a mim que nao me dá pra fazer tartes salgadas!! Mas tenho que começar a fazer porque isto tem um aspecto fantastico!!
    Bom fim de semana!
    Beijinhos,
    Mena.

    ReplyDelete
    Replies
    1. cá por casa abundam as tartes, pelo menos a cada 15 dias faço uma para aproveitar restos, poupar tempo na confecção de refeições para o resto da semana... já doces acho que nunca me deu para fazer!

      Delete
  2. Estas tartes são sempre um bom refúgio numa hora de aperto da fome!!!Com uma salada e um copo de sumo de fruta, é a refeição ideal para dias de preguiça...aqui por casa só os adultos gostam destas quiches/tartes, para os miúdos é bléc,bléc...
    Bjoka
    Rita

    ReplyDelete
  3. Eu também sempre que ligo o forno tento rentabilizar!
    Essa tarte está bem apetitosa!
    beijinhos e um bom fim de semana :)

    ReplyDelete
  4. Bem que delícia! Adoro tartes e esta é bem ao meu gosto tenho que experimentar ;)
    Beijos e um ótimo fim-de-semana

    Ana Mafalda

    http://naminhacozinha-5.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  5. Que bela tarte! Gosto muito de tartes que levam vegetais. A minha avó costuma fazer muitas vezes e ficam ótimas.
    Só não gosto de delícias do mar. Quer dizer, gostar até gosto, mas desde que me disseram o que são delícias do mar, acabei por abandonar.

    xo

    ReplyDelete
    Replies
    1. nem vamos por aí que suspeito do que falas mas prefiro não aprofundar...

      Delete
  6. Também gosto muito de tartes e de aproveitar o Domingo para ligar o forno! ;)
    Beijinhos, bom fim de semana

    ReplyDelete
  7. Também aproveito o Domingo para cozinhar para o resto da semana.
    Adoro fazer tartes.
    A minha receita é igual à tua, à excepção da malagueta.. nunca uso malaguetas, não gosto :(

    Beijinhos e bons cozinhados :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. eu tb não gostava, mas comecei a utilizar e agr não dispenso. aliás até o que uso nem é malagueta, mas sim uma pasta tipo piripiri que fiz há uns tempos atrás com azeite e whiskey (se não me engano) e poupo tempo na hora de as cortar.

      Delete
  8. Daí a única coisa que não me agrada tanto são as natas, porque estou mesmo a evitar usá-las na minha alimentação, mas de resto, nhamiii provava tudo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. também utilizo raramente. opto por leite magro ou natas de soja. quando uso natas na minha comida só magras, a não ser que se trate de uma sobremesa decadente que o justifique.

      Delete
  9. Aqui aproveita-se os fins de semana para o mesmo fim que tu: aproveitar o forno. Esta tua tarte tem mesmo bom aspecto, também eu sou fã de tartes salgadas mas os doces ainda ocupam um bom lugar na minha vida.

    beijinhos e bom domingo

    ReplyDelete
  10. Adoro quiches, para mim ficou mais que perfeita :) Também tenho esse "tarifario" e aproveito muito o domingo para utilizar o forno :P

    Beijinhos,
    Joana

    ReplyDelete
  11. Eu também devia rentabilizar o uso do forno mas nunca consigo :(

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts