3. Soberba - Lombo de porco caramelizado com compota de frutos tropicais e maracujá.


♥ Lovely Sponsor

Ia começar a escrever que não considero a soberba ou orgulho um pecado, para mim é um traço de carácter e não um defeito, uma maneira de protegermos o ego de situações desagradáveis. Uma defesa que pode ser transformada numa qualidade se manejada com cuidado. Ajuda-nos a ser melhores, mais competitivos, inquietos, insatisfeitos, sempre à procura de oportunidades onde possamos provar que temos valor.

Mas depois fiz uma pesquisa rápida no Wikipedia e deparei-me com isto:


Hmmm... nem quero pensar no que isto diz sobre mim, por isso vou entrar em modo negação e continuar como se não fosse nada em direcção à receita...


Só pode ter sido a soberba que me levou a barrar um lombo de porco com a compota Santa Gula de frutos tropicais e maracujá. Só pode ter sido este orgulho fatal que às vezes me mete em problemas que me levou a achar que carne de porco e doce exótico combinariam. Por isso, dedico esta receita às freiras que tentaram educar-me e incutir-me os valores certos. Ainda bem que sou pecadora: o lombo de porco estava de-li-ci-o-so!!!

~ Ingredientes ~

1 lombo de porco de aproximadamente 600g
pimenta preta em grão moída na altura
sal marinho
50ml (ou mais se preferir) de vinho branco

Barrar o lombo de porco generosamente com a compota Santa Gula de frutos tropicais e maracujá. Temperar com pimenta e o sal, levar a forno pré-aquecido a 180º cerca de 1 hora. A meio refrescar o lombo com o vinho branco. 

E não se esqueçam de participar no passatempo Santa Gula x [Limited Edition] até dia 31 de Maio!

Comments

  1. Eu quero ser pecadora e comer desse lombo de porco!! :) E afinal de contas que mal tem ter orgulho e vaidade de um prato que tão carinhosamente nos preparas? Deve estar tão saboroso, tão saboroso! Adoro o travo doce nas refeições salgadas!

    **

    ReplyDelete
  2. Adorei esse lombo! Os sabores da compota misturados com a carne devem ser qualquer coisa de muito bom!
    beijinhos e um bom fim de semana :)

    ReplyDelete
  3. Querida este lombo de porco ficou SOBERBO, adoro misturar sabores doces e salgados :)

    Beijinhos,
    Joana

    ReplyDelete
  4. Que deliciosa receita!!!! Soberba mesmo!
    Beijinho e bom fim de semana :)

    ReplyDelete
  5. Adorei a ideia, parece mesmo delicioso...
    Beijinhos

    ReplyDelete
  6. O que eu me fartei de rir com a descrição da soberba ou orgulho!
    E também te digo mais, és uma pecadora!! Mas tens que estar orgulhosa deste soberbo lombo de porco!!
    Adorei!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  7. Adorei a descrição e a receita! Gosto muito da carne de porco com um elemento doce essa compota deve ser ótima...
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ReplyDelete
  8. Está uma maravilha esse lombo, e tens razões para ficar orgulhosa dele, mas sem soberba, claro :)
    beijinhos

    ReplyDelete
  9. Não conhecia o blog mas já estou a seguir! belas receitas!
    Também já espreitei o desafio e vou tentar participar...
    beijinhos
    (se quiser venha conhecer o meu cantinho!)
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  10. Adoro cada palavra mordaz :-). E este lombo sem duvida nao seria feito por quem tem medo de arriscar! Fizeste bem, parece-me delicioso! Um excelente fim de semana!

    ReplyDelete
  11. Adoro a junção da carne com o doce da compota.
    Boa semana
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts