7. Gula - O Banquete.


♥ Lovely Sponsor



Enquanto vocês se atarefavam nas vossas cozinhas, de pecado em pecado eu deliciava-me com os produtos que tinha recebido em direcção ao grande banquete dedicado à gula. No entanto, quis mostrar que nem sempre as coisas são o que parecem. Lá porque existe uma correspondência de virtudes para cada pecado, a vida só ganha realmente sabor se não a virmos a preto e branco. Sim, é verdade! Se os primeiros nos atiram direitinhos ao Inferno, de acordo com a Teologia Cristã, sete são as virtudes que devemos professar para ascendermos ao Céu. Os irados devem acalmar-se e cultivar a paciência. Os invejosos devem antes optar pela bondade e gentileza. Os orgulhosos só se tornarão merecedores do Céu se optarem, em alternativa, pela humildade. Os preguiçosos devem tornar-se diligentes e os avarentos praticar a humildade. A luxúria deve ser trocada pela castidade e os gulosos devem procurar abster-se de andar sempre a encher o bandulho. Que existência tão chata, sem qualquer pozinho de pecado, fugindo do picante da vida...

E agora a propósito deste tema lembrei-me de uma anedota. Era uma vez uma mulher tão mas tão beata que quando morreu a sua alma saiu disparada em direcção ao Céu. Voou tão depressa graças a uma vida a praticar única e exclusivamente o Bem que mais parecia um foguete, e nem sequer parou quando chegou aos portões divinos, acabando por falhar o Paraíso pelo qual  tinha penado a vida toda. Vendo-a cruzar os céus a uma velocidade estonteante, São Pedro gritou-lhe: "Oh Maria, diz merda senão entras em órbita!"

Nem sempre compensa seguirmos as instruções que nos são dadas para que valha a pena viver, é essa a minha filosofia. Penso que neste ponto a Santa Gula não poderia concordar mais comigo. Não há pecado que faça sentido sem a sua contrapartida, tal como não há banquete que se prepare sem imaginar a mesa cheia. Mas e se não a enchermos apenas de calorias e gorduras e mostrarmos que há refeições que nos podem fazer exaltar os sentidos sem nos condenar à danação eterna? Porque se todo o pecado tem a sua virtude oposta, fará sentido mostrar que também nos pecados podemos ser virtuosos?...

Foi com esta ideia em mente que comecei a planear este banquete com a ajuda das deliciosas sugestões da Paula Guimarães, uma das mentoras da Santa Gula. Por isso à mesa servi uma dourada assada recheada com Misto de Cogumelos, acompanhada de salada de legumes grelhados temperada com maionese light caseira de Mostarda de Manga e, para não deixar a boca seca, sangria de espumante adoçada com Compota de Frutos Tropicais e Maracujá.

Esta refeição não alimentou apenas o estômago dos dois habitantes desta casa. Este banquete, que foi antecedido por seis outros pecados, nutriu a minha imaginação durante um mês na procura de novas receitas, cativou novos e antigos leitores a partilhar comigo as suas delícias e fez correr tinta aqui pelo blogue. Foi uma experiência fantástica! Não apenas do ponto de vista de quem se alimentou como uma rainha, experimentando novas combinações de sabores e tentando sempre elevar um pouco mais a fasquia para vos motivar a participar também neste festim, mas porque nada disto teria sido possível se não fosse um projecto tão interessante que me empurrou para fora da minha zona de conforto. O meu Julie & Julia, portanto.

Espero que tenham gostado tanto deste desafio como eu e o meu profundo agradecimento à Santa Gula por se ter mostrado sempre tão disponível e envolvida neste pequeno-grande desafio. Assim até dá gosto pecar! ;)

E não se esqueçam de participar no passatempo Santa Gula x [Limited Edition] que acaba já amanhã, 31 de Maio!


Dourada assada recheada com Misto de Cogumelos Santa Gula

1 dourada grande escalada
sal & pimenta 
2 colheres de sopa de Misto de Cogumelos Santa Gula

Na praça ou supermercado pedir para arranjar a dourada e escalá-la. Temperar com sal e pimenta e rechear com 2 colheres de sopa de Misto de Cogumelos Santa Gula. Salpicar o peixe com um pouco do azeite da própria embalagem e levar a forno pré-aquecido a 180º até ao peixe assar. A melhor maneira de verificar se a dourada já está pronta é colocar uma faca até à espinha e, ao retirar, confirmar se a ponta da mesma está quente. Se não estiver, manter o peixe no forno mais uns minutos.



Salada de legumes grelhados com maionese light caseira com Mostarda de Manga Santa Gula

receita adaptada daqui 
1 clara
1 colher de sopa de vinagre
1,5 dl de azeite extra virgem
1 colher de chá de Mostarda de Manga Santa Gula

1 beringela média
2 tomates em rama
1 curgete média
1/2 pimento vermelho


Maionese

Bater todos os ingredientes da maionese com a varinha mágica, adicionando o azeite em fio até conseguir uma massa consistente.

Começar por cortar a beringela em rodelas, polvilhar com sal e colocar num escorredor pelo menos 30m. Cortar os restantes legumes da mesma maneira excepto o tomate que deve apenas ser cortado ao meio. Levar a uma grelha quente até que estejam cozinhados. Servir imediatamente acompanhados da maionese.





Sangria de espumante com Compota de Frutos Tropicais e Maracujá

0,5l espumante Confraria
0,5l de 7Up
gelo com morangos
folhas de hortelã
1 laranja cortada em gomos
1 lima cortada em gomos


Antecipadamente cortar e arranjar os morangos, dispondo-os em cuvetes de gelo que depois devem ser cheias com água e levadas pelos menos 24h ao congelador. Misturar todos os ingredientes num jarro e servir imediatamente. Atenção que ao cortar os citrinos estes devem ser grosseiramente espremidos.

 


E não se esqueçam de participar no passatempo Santa Gula x [Limited Edition] que acaba já amanhã, 31 de Maio!


Comments

  1. Que refeição maravilhosa...Eu não me importo de pecar e degustar de um banquete assim!
    Beijinhos e um bom dia :)

    ReplyDelete
  2. Maria, adorei este passatempo. Ver chegar a dançar, pecado a pecado, inúmeros pratos e refeições!
    Não podíamos terminar da melhor maneira, uma refeição saudável, mas igualmente tentadora :)

    Parabéns!

    Aida

    ReplyDelete
  3. O passatempo foi dos mais originais que vi por aqui! E tu como anfitria, tens nota 5! Pela originalidade das receitas e pelas entradas que me levaram, algumas, às lagrimas de tanto rir!
    E este é O Banquete! Com toda a pompa e circunstancia!! Um bela escolha para terminar!!!
    Beijnhos.

    ReplyDelete
  4. Que refeição de Verão tão deliciosa! :)
    Beijinhos

    ReplyDelete
  5. Bemmmm que maravilha! Adorei :)
    Beijinhos doces e um dia feliz!

    ReplyDelete
  6. Que maravilha! Adorava participar mas não vou conseguir. beijinhos

    ReplyDelete
  7. Ahahahahah bela anedota!!! E é tão verdade, se a vida não tivesse apostos não tinha piada e nem sabiamos aproveitar o bom se só houvesse o mal e vice versa....
    Esta refeição está mesmo uma delicia e exalta o Verão..Acho que temos de começar a celebrá-lo para que ele se lembre de nós!!
    Bjoka
    Rita

    ReplyDelete
  8. Mmmm essa sangria :D Que delícia :D Adorei o desafio :D

    Beijinhos e tem um bom resto de dia! :D

    ReplyDelete
  9. Fiquei de olho na sangria, e com esses cubos de gelo...que giro!
    vou experimentar:))
    beijinhos

    ReplyDelete
  10. O desafio foi giríssimo, estou curiosa para ver a lista de todos os participantes!

    ReplyDelete
  11. Love it! Love it! Love it! Adoro douradinha. E essa está mesmo à maneira!

    ReplyDelete
  12. Que maravilha, uma delicia.

    Beijinhos
    Carla Sofia
    http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

    ReplyDelete
  13. Obrigada pelos vossos deliciosos comentários e, especialmente, por terem participado em massa neste passatempo! Encho-vos de beijos!!!!!! *****************

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts