Bolonhesa de peru.


Trabalhar na Baixa de Lisboa tem as suas vantagens e desvantagens. Ora acompanhem-me nesta viagem.

Calculemos o percurso em cerca de 15, 20 minutos, dependendo da hora a que me despacho de casa e dos sapatos que levo calçados. Se me tiver alongado e espreguiçado na cama para além da hora, meto-me no escritório em 15m porque tem de ser e odeio chegar atrasada seja onde for - porém, acontece com alguma frequência fazer malabarismo com os últimos 5 minutos da praxe. Se já estiver com os minutos contados, tirem-me os turistas da frente! Vejo-me obrigada a serpentear por entre filas de estrangeiros que pacientemente se passeiam em frente aos monumentos, pasmados a olhar. Sim, já fomos um Império, já levámos com um terramoto e uma onda gigante em 1700 e troca o passo, por isso é que a Baixa foi projectada a régua e esquadro e, por favor, senhores vendedores de rua, não me tentem impingir sempre as mesmas imitações de Ray Ban e substâncias ilícitas! Pombos, saiam-me da frente também que só à tarde trago as migalhas que me sobraram do lanche! E caros turistas, se insistirem em tirar fotografias a tudo o que vêem, terei de adoptar a minha táctica de guerrilha que consiste em passar à frente de toda e qualquer objectiva que veja. Assim levam para casa não apenas o cheiro das sardinhas assadas agarrada à roupa e fotografias de lindos monumentos - terão o privilégio de carregar convosco também a imagem de uma nativa extremamente mal humorada pela manhã comportando-se bem ao estilo do Emplastro.

Porém, se for com tempo, ainda me dou ao luxo de percorrer a lista de música que me sai dos auscultadores e escolher a que mais me agrada naquela bela manhã. Orgulho-me que tanta gente ainda escolha a nossa capital para visitar e sei que esta luz não se encontra em mais lado nenhum. Lambo as montras ao passar e resisto à tentação de parar. Entro no escritório bem disposta e com um sorriso de orelha a orelha, dirijo um elogio à roupa de quem comigo partilha a sala e tento encarar o novo dia com o espírito renovado. Isto aconteceu dois dias. Eu sei porque os contei.

Mas vejamos bem as coisas, estou a queixar-me de barriga cheia, o pior dos pecados. Não apanho trânsito, apanho sol. Não respiro o escape do carro da frente, caminho entre as árvores. Tenho um emprego, não sou como mais um dos pedintes que todos os dias me estende a mão ou o arrumador de carros cujo pequeno almoço é sempre uma litrosa. Faço um pequeno exercício físico que se repete à tarde. Geralmente chego cedo a casa e, enquanto durar a formação, também entro tarde. E, como se não bastasse, há dias a minha irmã levou-me a conhecer uma loja fantástica na Rua da Prata chamada Tiger Store onde posso encontrar um pouco de tudo a preços muito baixos. Desde batatas fritas dinamarquesas, passando por bijuteria, artigos para a casa e imensos chás e temperos! Foi com um desses que me inspirei para fazer esta carne à bolonhesa super saudável com carne de peru picada em casa e esparguete integral. Refeição essa que esta semana constará da minha marmita que levarei para o trabalho!

~ Ingredientes ~

2 bifes de peru 
esparguete integral
1 lata grande de tomate pelado
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
azeite

Picar os bifes de peru e reservar. Refogar a cebola e o alho no azeite. Juntar o tomate pelado e deixar cozinhar juntamente com as especiarias. Retirar do forno e passar na liquidificadora ou com a varinha mágica. Entretanto, utilizando a mesma frigideira, alourar um pouco a carne picada. Juntar o molho e deixar cozinhar cerca de 10m. Cozer o esparguete integral e adicionar a este preparado.

Comments

  1. Eu também demoro cerca de 10/15 minutos a chegar ao escritório. É um privilégio :)
    Não perder horas de vida em filas de trânsito é tão bom ;)

    ReplyDelete
  2. Hum... vou já espreitar esse loja hoje! :D

    ReplyDelete
  3. Fiquei cansada só de imaginar esses 15 minutos a correr :)
    Essa bolonhesa está com um aspecto delicioso!
    Beijinhos e um bom dia :)

    ReplyDelete
  4. É mesmo um privilégio poder ir a pé para o trabalho! Adorei a tua descrição, já comecei o dia a sorrir. E adorei também a bolonhesa leve que vai na marmita!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  5. Olá, também tenho a oportunidade me deslocar a pé para o trabalho, é muito bom não ter o stress do estacionamento e afins.
    Gostei da forma como colocou as coisas.
    Quanto à bolonhesa super apetecível.

    ReplyDelete
  6. A história está muito engraçada de tão bem contada, Maria! :)
    E bolonhesa de peru e massa integral é, sem dúvida, uma transformação do mais saudável que se pode pedir, sem deixar de ser um grande prato! :)

    **
    Aida

    ReplyDelete
  7. Depois de ler isto fiquei nostálgica, tenho tantas saudades de trabalhar em Lisboa e passear entre os jardins (mesmo que seja a mil à hora e a fazer gincana entre os pombos!).
    E cada vez que eu e o F. vamos passear pra esses lados também temos oferta (ou procura) de coisas pouco legais, no Rossio então é a loucura, uma vez contámos e foram umas 6 abordagens em 30min!

    Adorei a loja, vou ter que lá ir espreitar! :)

    beijinho*

    ReplyDelete
  8. Um esparguete bem apetitoso! Também conheço essa loja e adoro... tanta variedade e novidades!
    bjs

    ReplyDelete
  9. Ainda ontem foi o meu jantar, mas com arroz thai! ;)

    Realmente trabalhar na Baixa deve ter as suas vantagens e desvantagens! ;)

    Beijinhos e tem um bom resto de dia! :D

    ReplyDelete
  10. Bem gostei do Emplastro mau humorado :)

    Agora a bolonhesa está com um aspeto divinal, faço muita coisa com carnes brancas mas nunca me ocorreu fazer bolonhesa :)

    Beijos

    ReplyDelete
  11. Olá,
    Tb adoro essa loja e adoro as especiarias que lá encontramos.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/05/2-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ReplyDelete
  12. obrigada pelos vossos comentários. é um luxo ter uma picadora em casa que me permita saber exactamente que carne picada entra na minha alimentação. assim posso repetir, sem prejuízo, esta deliciosa carne à bolonhesa tão saudável!

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts