Cogumelos recheados.


Há muito tempo que tinha vontade de participar no desafio Convidei para Jantar da autoria do blogue Anasbagueri. O tempo, as obrigações, as distracções e tudo o que se mete entre mim e a cozinha não me tinham deixado ainda fazê-lo. No entanto, reservei uns minutos na minha atarefada agenda para concorrer, sem desculpas, a esta edição que decorre n' A Minha Cozinha é a Cores. A principal razão prende-se com o tema escolhido: partilhar uma fotografia e uma receita do menu do meu restaurante de sonho. Não poderia deixar passar esta oportunidade porque o restaurante que vos trago hoje - de seu nome Gordinni Choupana, no Estoril -  foi aquele onde me casei, fará um ano no próximo dia 16 de Junho. A grande celebração é já de hoje a um mês!!! Como passa rápido o tempo... Já falei várias vezes sobre o meu casamento aqui no blogue, por isso não vou alongar-me mais sobre as razões que motivaram a que escolhêssemos uma cerimónia civil num espaço informal como um restaurante com vista para o mar. Aliás, vou deixar que a fotografia tirada no próprio dia pela minha talentosa amiga Rita Carvalho (fotógrafa que nada tem de amadora!) fale por mim.

A receita retirada do menu do Gordinni Choupana é a de cogumelos recheados no forno. Como cá em casa os gostos são diferentes, para mim preparei uma versão vegetariana e para ele uns portobello mais decadentes com todas as calorias a que tem direito. Agora é a parte em que concluo com um pensamento profundo sobre o equilíbrio e a importância em aceitar as diferenças de cada um quando queremos que uma relação dure 9 anos como a nossa e com quase tantos de vida em conjunto. Mas não vou por aí. Prefiro que cada um tire as suas próprias ilações das duas receitas que, embora ao mesmo tempo sejam tão diferentes, têm a mesma (deliciosa) base comum.


~ Ingredientes ~

1/3 talo de aipo
1/4 cebola picada
1 alho grande picado
azeite
rama e folhas de uma beterraba cortada
50g de granulado de soja
1/2 cubo de legumes
100g polpa de tomate
vinho banco qb
1 cogumelo portobello grande
pimenta 
queijo de cabra curado

Juntar o granulado de soja com 1/2 cubo de legumes e água a ferver suficiente para que esta fique coberta. Lavar muito bem o cogumelo portobello e retirar parte do interior (incluindo o pé). Numa frigideira refogar a cebola com o azeite. Juntar a beterraba, o aipo e o que se retirou do cogumelo. Deixar cozinhar os legumes e depois adicionar a polpa de tomate e um pouco de vinho branco. Quando este tiver evaporado, temperar com pimenta preta em grão acabada de moer e rechear o cogumelo. Polvilhar com o pão de ralado aromatizado e umas fatias de queijo cabra. Levar ao forno a 180º até o queijo derreter (no meu cerca de 20m).


~ Ingredientes

2 cogumelos portobello grandes
2 dentes de alho
1/4 cebola
1 lata de atum ao natural
100g de polpa de tomate
50g de aipo cortado
3 fatias de presunto cortadas em quadrados pequenos
azeite
vinho branco qb
queijo de cabra curado

Preparar os cogumelos da mesma maneira que o anterior, lavando-os e retirando o interior. Refogar em azeite a cebola e o alho, adicionar o aipo, o presunto e posteriormente o atum escorrido. Deixar cozinhar. Envolver na polpa de tomate e quando estiver bem apurado, refrescar com um pouco de vinho branco. Retificar de sal e temperar com pimenta moída no momento. Cobrir com pedaços de queijo de cabra e levar ao forno num pirex juntamente com o cogumelo "versão vegetariana".



Comments

  1. Olá,
    Estou sempre a dizer que adoro cogumelos e adoro e estes estão como eu gosto.
    Gostei bastante de conhecer um espaço tão bonito com uma vista esplêndida.
    Hoje não direi os Parabéns pela data que se avizinha mas dia 16 estou aqui para o fazer.

    Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oh tao querida! Dia 16 fazemos uma festa todos!! Beijinhos

      Delete
  2. Adoro cogumelos recheados, e cogumelos em geral :)
    Que engraçado, o meu casamento também foi uma cerimónia civil informal, (o que provocou uma ira descomunal entre certos membros da família por não terem sido convidados, hihihi), num restaurante à beira mar, mas o meu foi no Guincho e vai fazer 2 anos dia 31 de Julho :)
    Tenho de experimentar esta tua receita. Deve ficar mega bom.

    ReplyDelete
    Replies
    1. É o que eu digo, es uma mulher de muito bom gosto. Patos, coentros, cómodas, cogumelos... estão todos no meu top 10! Nós só convidámos cerca de 90 pessoas e sinceramente estava lá muito gente que não interessava mas que, infelizmente, teve de ir porque é família e outros que nem deveria ter incluído, mas pronto... O que interessa é que foi um dia muito feliz!

      Delete
  3. Esses cogumelos até me deram fome...estão maravilhosos!
    Beijinhos e um bom dia :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. As fotos nao lhes fazem jus, infelizmente. Mas acredita que foram rapidamente devorados!

      Delete
  4. Uau! Impossível comer só um, parece-me ;) Gostei muito!
    Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Por isso é que eu fiz logo uns quantos! ;)

      Delete
  5. Gosto muito de cogumelos recheados e gostei das duas versões :)

    Beijinhos*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Apesar de adorar cogumelos foi a primeira vez que os fiz recheados no forno, mas nao será certamente a última!

      Delete
  6. Impossível escolher!! Cogumelos recheados são tudo de bom...
    Beijinho

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não escolhas, tira uma garfada de cada! ;)

      Delete
  7. que vista incrível!...e os cogumelos também ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. A vista do restaurante é lindíssima e foi com ela como pano de fundo que foi o casamento.

      Delete
  8. Um de cada para mim por favor.
    Tiveste bom gosto na escolha do restaurante (a vista é maravilhosa) e do dia co casamento que é o do meu aniversario.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada! Houve dois convidados que faziam anos naquele dia tambem. Parece que é popular! Bjs

      Delete
  9. uau! parece um restaurante de sonho! e casaste no dia dos meus anos hehe e pelos visto nos da Rosário também :)
    beijinhos e espero que os convites te viciem, como aconteceu comigo hehe beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Escolhemos esse dia porque fazia 8 anos que nos tínhamos conhecido e era a data de início do namoro. Tudo de bom dia 16 de Junho, portanto! Acho que agora vou tentar sempre participar, é um desafio que acompanho e que acho sempre muito interessante. Beijinhos

      Delete
  10. Olá de novo, valeu a pena a espera para esta surpresa.
    Esta tua participação tão especial no roteiro de restaurantes de sonho deixa-nos uma mensagem encerrada na partilha deste momento: um restaurante de sonho para um casamento de sonho ; )

    Obrigada pelos cogumelos deliciosos que tantos consensos reunem.

    Beij
    MM

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada, Manuela! Era esta a razão pela qual te perguntei se podia publicar apenas hoje! Dia 16 é dia de celebrar cá em casa e assim convido mais gente para a mesa! ;) beijinhos

      Delete
  11. Original e com muiiiito bom aspeto, as always!

    ReplyDelete
  12. Comia de bom grado qualquer das versões!!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  13. Fiquei com muita água na boca!!! Tem um aspecto delicioso!!!

    Boa escolha,

    Bjxxx

    ReplyDelete
  14. Que maravilha :)
    Ficaram com óptimo aspecto os cogumelos!
    O restaurante é um encanto, parece vindo de um conto de fadas para um casamento perfeito! :)
    Um beijinho

    ReplyDelete
  15. Adorei o restaurante com uma vista espetacular e ainda mais os cogumelos. Por aqui também seriam feitas duas versões como as tuas, com a mesma base comum e que nos permite conviver há mais de 15 anos sem grandes arrufos a registar.
    Adorei a tua participação neste inspirador e sonhador Convidei para jantar... e vou levar a receita (as duas claro!).

    Bjnhos e um fim de semana fabuloso.
    http://saborescomtempo.blogspot.pt/


    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts