Geleia de melão e hortelã.


Irrita-me um pouco ir ao supermercado em busca de uma determinada fruta, abri-la em casa e saber-me apenas a água. Sinto-me defraudada. Eu bem tento cheirar os frutos antes de comprá-los, verificar a sua proveniência e o modo de cultivo. Os biológicos, já se sabe, têm uma qualidade superior - tal como o preço. Porém, nem sempre estão disponíveis. Desta vez precisava mesmo de melão para uma receita em particular. Trouxe o que me pareceu ser o melhor melão do expositor no Pão de Açúcar, abri-o em casa e blah!! - não sabia a nada. Nem a melão, nem a sumo de melão, nada. Fiz a receita que pretendia (mais tarde publico-a também) mas sobrou mais de metade para usar. Que fazer, então? Geleia de melão e hortelã! E que tal guardá-la em frascos bonitos e decorados e oferecer? Isto depois de, claro, guardar um frasquinho para mim... é que de um melão sensaborão fez-me uma geleia doce e fresca, mesmo a chamar o verão! RIMOU!!!


~ Ingredientes ~

1kg de melão cortado
800g de açúcar amarelo
um ramo de hortelã picada

Na máquina do pão juntar todos os ingredientes, pressionar a opção "doce" e correr o programa duas vezes. Quando terminado o segundo ciclo, despejar a geleia ainda quente em frascos esterilizados e virá-los de pernas para o ar pelo menos 20m de maneira a ajudar à conservação. Guardar no frigorífico depois de abertos.


Comments

  1. Nunca fiz (e acho que nunca provei) geleia de melão, mas fiquei curiosa :)

    Beijinhos e tem um óptimo dia! :D

    ReplyDelete
  2. Olha, por falar em melão, no fim de semana passado, comprei um no mercado bio de Cascais, e cheira tão bem, mas tão bem, que tudo indica que deve ser uma delícia! Pelo menos assim espero. Se não for o caso, vai ter o mesmo destino que o teu, geleia de melão é bem bom:)

    ReplyDelete
  3. Fiz o ano passado doce de melão e hortelã e de melão com ameixa. E o meu homem que detesta melão adorou o doce :)
    beijinhos e um bom dia

    ReplyDelete
  4. Deve ser bem refrescante agora para o Verão, gostei da ideia

    ReplyDelete
  5. Como o melão ainda não está na época, ainda não comprei .Mas as meloas têm vindo e até agora tenho apanhado todas bem docinhas e perfumadas....
    Quando me acontece o mesmo que tu, normalmente resulta em doce ou nos bolos, há que aproveitar...
    Bjoka
    Rita

    ReplyDelete
  6. Adorei a ideia, combinar o melão e a hortelã numa geleia...muito bom!
    eu tb fico super irritada quando isso acontece, por isso deixei de comprar fruta em supermercados

    ReplyDelete
  7. Deve ficar uma geleia bem gostosa.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/05/2-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ReplyDelete
  8. Já fiz doce de melão exatamente pelo mesmo motivo! Mas com hortelã deve dar-lhe um toque muito bom! :)
    Beijinhos

    ReplyDelete
  9. Boa! A mim aconteceu-me na semana passada com meloas, que estavam em promoção, cheiravam bem e trouxe logo 2. Não sabiam a nada.

    ReplyDelete
  10. Realmente nao ha nada que uma blogger de culinaria nao saiba fazer! Ate fazer o melão saber a melão! :-)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Loool adorei este comentário! É que foi mesmo esse o objectivo! Hehe!

      Delete
  11. Meninas, obrigada pelos vossos simpáticos comentários! Desculpem a demora na resposta! Ela tarda, mas não falha! Não há nada como uma geleia ou compota para dar uma nova vida a um melão insípido. Esta ficou muito boa e bem fresca para o verão. Espero que gostem! Beijosssss

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts