Meatless Monday - Bolinhos de curgete.


Se há alimento que me dá prazer cozinhar é a curgete. Desde refeições salgadas passando pelos doces, das entradas, ao prato principal, é um vegetal muito versátil. Este tipo de abóbora rica em fibras e vitaminas do complexo B substitui a batata retirando calorias às sopas e torna os bolos mais fofos. Desta vez deparei-me com uma receita que se faz num instante e por pouco não me sobravam bolinhos para tirar as fotografias. Tirei-os do forno e provei um, provei outro, mais um que ninguém nota... e fui a correr para a varanda com os que restavam antes que desaparecessem também!


~ Ingredientes ~

receita adaptada daqui

2 chávenas de courgete ralada 
1 cenoura ralada
1/4 chávena (cup) de farinha de trigo
1/4 chávena de panko
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 ovo
óregãos
tomilho
pimenta
sal

Ligar o forno a 200º. Ralar a curgete e a cenoura. Espremê-las bem num escorredor e depois entre folhas de papel de cozinha. Misturar os legumes com os restantes ingredientes e acertar os temperos. Formar bolas e achatá-las com as mãos e levar ao forno. Passados 15m, virar os bolinhos e assar do outro lado.


Comments

  1. A curgete é realmente muito boa. Ainda não experimentei em bolos, mas já vi umas receitas em que é utilizada com doce.
    Esta sugestão ficou mesmo sugestiva :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu tenho algures por aqui uma receita degolo de courgette. A massa fica muito fofa, hás-de experimentar!

      Delete
  2. Ficaram muito apetitosos estes bolinhos, gostei da ideia

    ReplyDelete
  3. Adoro courgettes e vou certamente adorar estes bolinhos vegetarianos!!


    Boa semana! beijinhos
    http://fabricocaseiro.blogspot.pt/2013/05/fofo-de-banana.html

    ReplyDelete
  4. Upaaaa, isto parece-me muito bem, especialmente por já sabes que não como carne.
    Em relação ao filme vê sim, vale bastante a pena.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nao posso mesmo perdê-lo, deve ser espectacular. Os bolinhos de curgete ficam deliciosos e no forno então não causam sentimentos de culpa alguns! ;)

      Delete
  5. Que ar tão delicioso, tenho meeesmo de experimentar! :)

    beijinhos*

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts