Salmão grelhado com arroz de coentros.


♥ Lovely Sponsor



Apesar de viver no centro de Lisboa, na rua atrás da minha casa - e para onde dá a minha varanda - o ambiente é de aldeia. As mulheres falam de varanda para varanda, ao mesmo tempo que estendem a roupa interior dos maridos para que seque paredes meias com outro estendal. Nas mercearias há velhotas que têm direito a um banco reservado para quando lá passam para comprar - e pagar no fim do mês - o que precisam. Aí ficam a tarde toda opinando sobre quem entra e sai do estabelecimento. Actualmente já há três lojas de chineses, mas antigamente apenas se encontravam lojas dos 300 que vendiam produtos produzidos exactamente no mesmo país, mas com preços mais elevados. Quando chega o verão, os cafés enchem-se de folhas impressas a computador e adornadas com o Word Art onde se pode ler "Á CARACÓIS". Escrito tal e qual assim.

As mercearias são mais do que muitas, porta sim, porta não, e por vezes competem com os antiquários em termos de idade dos produtos em exposição para venda. Eu saltito de mercearia em mercearia, escolhendo o que gosto, em função da qualidade dos produtos e muitas vezes porque tenho preguiça de subir algumas ruas e ir ao supermercado mais perto. A variedade é maior e não tenho de conferir sempre a data de validade de qualquer produto antes de o levar, embora por vezes também o faça. Porém, gosto de frequentar estas mercearias e de passar a correr em frente a uma ou a outra com receio que me vejam com os sacos de plástico da loja mais abaixo e levem a mal. Não me fixo em nenhuma, sou livre de experimentar as potencialidades do capitalismo. Mas há apenas uma excepção que me faz descer um pouco mais a rua e procurar a mercearia nepalesa. Não sei se é da crise, se da forretice de algumas pessoas, mas fazerem-me pagar por ervas aromáticas que estão mesmo ali à mão é coisa que nao me agrada nada. Portanto, quando descobri a nova mercearia ao fundo da rua com legumes óptimos onde pedi que me acrescentassem coentros aos restantes produtos já na caixa e o vendedor me respondeu "os coentros são oferta minha" ganharam uma cliente para a vida. Ou até que comecem a cobrá-los também.

~ Ingredientes ~

2 lombos de salmão ultracongelado
sal marinho
alho desidratado
1 chávena e meia de água a ferver
1/4 cebola cortada aos cubos
1 dente de alho picado
coentros picados
alface
1 tomate cortado às rodelas
azeite extra virgem
vinagre balsâmico de Modena

Descongelar o salmão e temperá-lo com sal marinho, alho desidratado e o moinho para grelhados Margão. Refogar a cebola e o alho num tacho e adicionar o arroz. Deixar dourar. Acrescentar a água a ferver e cozer o arroz temperando com uma pitada de sal. Enquanto o arroz cozinha, preparar a salada. Lavar bem as folhas de alface e o tomate, cortar este último e temperar com o moinho sal com ervas do Mediterrâneo. Antes de servir a salada, terminar temperando com azeite e vinagre balsâmico. Entretanto começar a grelhar os lombos de salmão em chapa quente (usamos um grelhador eléctrico na varanda devido ao cheiro que se liberta do peixe). Quando o arroz estiver pronto juntar os coentros picados e servir imediatamente.


Com este post inicia-se a parceria entre o blogue [Limited Edition] e o Arroz Bom Sucesso. Das diferentes variedades recebidas, foi escolhido o Arroz Carolino da Lezíria Ribatejana Bom Sucesso com a indicação IGP (Indicação Geográfica Protegida). Trata-se de um produto de superior qualidade caracterizado pelo seu grão generoso e tenro de textura aveludada. 


Comments

  1. Simpática essa mercearia :)
    Aiii o arroz de coentros, tão bom...

    ReplyDelete
  2. Adoro arroz de coentros :)
    beijinhos e um bom dia :)

    ReplyDelete
  3. É sempre simpático quando mimam um cliente
    Adoro salmão :)

    ReplyDelete
  4. Percebo o que queres dizer, vivo no centro do Porto e também me parece uma aldeia :9 o ambiente é muito familiar.
    se estivesse mais perto ia almoçar a tua casa, adorei a sugestão!

    ReplyDelete
  5. Normalmente dispenso coentros, mas com esse aspecto acho que me sujeitava :) *

    ReplyDelete
  6. Que refeicao deliciosa.... esse pratinho esta mesmo apetitoso!!!
    Beijinho

    ReplyDelete
  7. Que bela refeição, esse arroz tem mesmo bom aspecto!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  8. Olá a todas! Obrigasa pelos vossos comentãrios! Por mm comia tudo com coentros ou salmao a toas a refeições... Depois caia na monotonia e queria outra comida qualquer, mas até lá seria em feliz! Bjs

    ReplyDelete
  9. Adorei a dos caracóis, LOL... Realmente...

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts