Bolachas de café e pepitas de chocolate.


♥ Lovely Sponsor

De todas as minhas qualidades (que são muitas, inúmeras, sendo que entre nenhuma delas se encontra a modéstia) penso que a que mais se destaca é a criatividade. Não sei se as sinapses no hemisfério direito do meu cérebro são mais intensas ou se simplesmente o lado esquerdo é mais preguiçoso, mas verdade seja dita, preciso de criar. Seja com as mãos a construir algo, com os pés a inventar uma dança ao som de uma nova melodia, ou com a imaginação a produzir algo inexistente - um pensamento, uma teoria, um desejo a concretizar -, eu preciso de criar! Esta energia que me percorre o corpo como se fosse um choque eléctrico, ou vários, precisa de ser liberta, precisa de um destino que a concretize em algo que não existia ainda.

Tinha um professor que dizia que não fazia sentido estudarmos Antropologia porque já todas as "tribos" tinham sido estudadas. Gostava de lhe dar com um livro na cabeça, ou com os vários que foram escritos e editados desde o momento em que proferiu aquela frase. Para além de revelar um conhecimento muito básico e incompleto do que a Antropologia realmente é, demonstrou uma incapacidade para o ensino que só justifica que continue nos quadros ainda  porque se revestiu da inviolabilidade dos catedráticos. Mas isso já são outros quinhentos...

A magia da criatividade reside precisamente em não precisar de estar presa à matéria factual de que se compõe a realidade triste de alguns. A criatividade puxa e estica essa prisão dos factos, dos dados, das convenções. Obriga-nos a fazer novas conexões. A estabelecer ligações onde antes existia o vazio. A procurar atalhos onde antes existiam caminhos. A desbravar e a plantar onde o terreno parecia infértil. A olhar para as mesmas "tribos" de sempre de perspectivas diferentes e chegar a conclusões inesperadas.
Deve ser essa criatividade aplicada a vários aspectos da minha vida que me leva a procurar novas receitas, a chegar a casa depois de um dia de trabalho angustiante e a enfiar-me na cozinha ou a escrever dois ou três parágrafos que me libertem dessa matéria que nunca me foi familiar. Porque por muito que me possam tentar obrigar a ser algo que não sou, por muito que me sinta infeliz e angustiada porque me vejo obrigada a repetir os ensinamentos mecânicos formatados por terceiros, há um campo onde ainda sou rainha, onde as regras são as que crio e recrio, e os tempos sou eu que os defino. Caso contrário, não existiria este blogue. E muito menos existiriam estas bolachas cuja receita adaptei porque queria usar a redução de café em algo mais do que o óbvio.


~ Ingredientes ~

receita adaptada site Petiscos.com

200g de Vaqueiro
50g de açúcar amarelo
1 ovo M-L ómega 3
1 colher de café de aroma de baunilha
1 colher de sopa de redução de café Casa da Prisca
200g de farinha (misturei de trigo branca e integral)
1 colher de café de bicarbonato de sódio
4 colheres de sopa de pepitas de chocolate
1 pitada de flor de sal

Pré-aquecer o forno a 180º. Bater a margarina com o açúcar e o ovo. Juntar o aroma de baunilha, a redução de café e a flor de sal, continuando sempre a bater. Finalmente juntar as farinhas e envolver nas pepitas de chocolate. Levar ao forno num tabuleiro untado cerca de 20m.

Comments

  1. Sem dúvida que primas pela criatividada e também pela modéstia!
    Gosto da maneira como escreves! Deixa-me agarrada ao post e depois deixas a receita para colmatar!
    E bolachinhas que eu nao gosto nada, né?? Gosto da mistura de sabores!!
    Beijinhos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. mena, aqueces-me o coração com estes comentários. experimenta as bolachinhas que ficas fã! *

      Delete
  2. Bolachinhas com sabor a café...que maravilha!
    beijinhos e um bom fim de semana :)

    ReplyDelete
  3. Devem ficar mesmo boas! Imagino o sabor através do ecrã... Mmmmm... E já que gostas de desafios criativos, fico à espera da tua participação no desafio que lancei hoje:

    http://cozinharsemlactose.blogspot.pt/2013/06/um-passatempo-e-pepino-frito-com.html

    Bjs!

    ReplyDelete
    Replies
    1. já dei uma vista de olhos, vou tentar participar! bjs

      Delete
  4. O teu blog é um dos meus blogs que eu mais gosto :) Estas bolachinhas, que delícia. Adoro chocolate e café ;)

    Beijinhos e tem um bom dia :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. ieiiiii!!1 obrigada! também adoro o teu blogue, joana ;) *

      Delete
  5. Gosto tanto de café que tenho de levar estas bolachinhas comigo!
    Beijinhos e boa 6.ª feira!

    ReplyDelete
  6. Que bolachinhas tão gulosas, óptimas para petiscar no fim-de-semana :)

    Beijinhos e bom fim-de-semana*

    ReplyDelete
  7. A tua criatividade culinária é surpreendente!!!

    ReplyDelete
  8. Venham bolachinhas e muitas! A redução só no sabor, pois nunca me fartaria de comer estas bolachas! Que boas que devem de ser!
    Um abraço.
    Patrícia

    ReplyDelete
  9. Adorei o texto e as bolachinhas, tem duas coisas que gosto muito... choclate e café.
    E viva a criatividade, porque é ela a mola do mundo.
    Bjns
    Isabel

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts