Focaccia de espelta, azeitonas e alecrim.


Apesar de ter uma máquina do pão há já algum tempo, só nos últimos meses me arrisquei a fazer uso dela para além de atirar lá para dentro água e a farinha pré-preparada. Como estava bastante satisfeita com o resultado final - e tenho alguma aversão à leitura de manuais de instruções, devo confessá-lo - não me aventurava longe. Posso, no entanto, afirmar sem qualquer receio de vos enganar, que a minha utilização mais criativa da máquina do pão acompanhou o crescimento deste blogue: pães de sabor apurado, compotas, geleias, massa de pizza, pães doces... you name it!

Depois de ver pela internet fora diferentes versões da italiana foccacia, um pão achatado muito saboroso, decidi que chegara a hora de pegar novamente no livro de receitas da MFP e improvisar algo ao meu estilo incorporando a farinha de espelta biológica que adquiri há pouco tempo e que nunca tinha experimentado. Para primeira experiência, posso confessar-vos que a focaccia ficou muito boa e sei que vou repetir. Mas também sei que não há uma receita perfeita de pão e da próxima vez até já sei como melhorar: faço a focaccia mais baixa e achatada e misturo os ingredientes na massa em vez de os colocar apenas por cima.

~ Ingredientes ~

receita adaptada do livro de receitas Tefal Home Bread, p. 40

430ml de água fria
5,5 colheres de sopa de azeite + 1 colher de sopa de azeite para pincelar
uma colher de chá de flor de sal Necton
720g de farinha de espelta
1 saqueta de fermento de padeiro
10 azeitonas (ou mais, sinceramente não as contei) descaroçadas
um molhinho de folhas de alecrim fresco Aromáticas Vivas

Na máquina do pão, colocar os ingredientes na ordem indicada, excepto as azeitonas e o alecrim, e colocar no programa "massas levedadas" (na minha Tefal é o 13). O programa demora cerca de 1h e, quando terminar, amassar com as mãos a massa e esticá-la com o rolo. Colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal, o qual, para que se molde melhor à forma, deve ser passado por água, tal como vi o chef Jamie Oliver fazer no seu programa no 24 Kitchen (ele depois barrou o papel com uma barra de manteiga, mas eu experimentei, rasguei o papel e desisti, tendo vindo a descobrir que o resultado é igual com ou sem manteiga). Deixar a massa repousar tapada com um pano cerca de 20m à temperatura ambiente para que esta cresça. Pincelar com azeite e salpicar com as azeitonas descaroçadas e cortadas em bocados pequenos e o alecrim. Levar ao forno cerca de 25m. Grande parte da focaccia esapareceu poucos minutos depois, o que é sempre bom sinal! ;)



♥ Lovely Sponsor

Comments

  1. Que óptimo aspecto!! Ficou muito bonita :)

    Beijos
    http://dicasedoces.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  2. Hummm ficou linda!!!E os ingrdientes são optimos!!!Segundo o que tenho lido e por experiencia também experiementa depois de a retirar do forno regar com um pouco de azeite e deitar um pouco de flor de sal,é uma delicia!!!
    Bjoka
    Rita

    ReplyDelete
  3. Ficou linda esta focaccia! Vou levar um pedaço comigo :)!
    http://flordobrownie.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  4. Ficou mesmo bonita! Também nunca experimentei fazer focaccia, acho que me vou aventurar quando voltar de férias!

    ReplyDelete
  5. Nunca digo que não a uma focaccia, e esta está mesmooo com bom aspecto!

    ReplyDelete
  6. Uma sugestão bem interessante!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  7. Ficou tão linda , deve ser deliciosa!

    Boa partilha

    bjo

    Sara

    ReplyDelete
  8. Ficou super apetitosa, deve estar uma delícia!

    Beijinhos e um bom resto de domingo
    Carla Sofia

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts