Gelatina de melancia e manjericão.


♥ Lovely Sponsor

Há um blogue de culinária que já sigo há vários anos, antes de pensar sequer em ter o meu próprio blogue ou que este se tornasse num cardápio de receitas. Um blogue de culinário como Deus manda, antes que os blogues de culinária se tivessem tornado moda e os blogues de moda começassem a publicar, também eles, receitas. Estão a ver onde quero chegar? Pronto.

Esse blogue de que tanto falo é o Panelaterapia. Tatiana, a autora, é brasileira e, não só escreve com graça, como tem receitas deliciosas e, na sua maioria, fáceis de reproduzir. Publica as suas receitas que os leitores experimentam (o Panela por Aí), as que estes lhe enviam para experimentar (A Panela do Leitor) e, como se não bastasse, é modesta ao ponto de revelar os seus fracassos culinários quando estes acontecem.

Inspirada no blogue da Tatiana, devo dizer-vos que a minha primeira experiência com o agar-agar que me foi gentilmente enviado pela Vahiné no âmbito da parceria que mantemos... saiu uma grande desgraça! É o que dá pôr-me a inventar... Mas eu suspeitei que a coisa não iria correr bem quando, uns 10m depois de colocar a gelatina no frigorífico, esta estava dura que nem... Bom, a vida continua e devemos aprender com os nossos erros. Neste caso, aprendi a não exagerar na quantidade de fruta e a compensar com água. Foi isso que fiz nestas gelatinas de melancia e manjericão. E desta vez, finalmente, o resultado aproximou-se do que pretendia!


~ Ingredientes ~

inspirada nesta receita do blogue The Jello Mold Mistress of Brooklyn

duas talhas grandes de melancia (comprei uma melancia biológica e apercebi-me que nunca tinha verdadeiramente saboreado este fruto - tudo o resto fica renegado para o campo da água deslavada)
1 pacote de agar-agar Vahiné
750ml de água

Bater todos os ingredientes no liquidificador, excepto o agar-agar. Dissolver o pacote num pouco do líquido obtido, levar ao lume e deixar ferver por 2m. Colocar no frigorífico em formas pequenas até que a gelatina endureça.


 

Comments

  1. Deve ser super fresca essa gelatina :) Tenho que me aventurar no mundo do agar agar também :)
    beijinhos :)

    ReplyDelete
  2. Pois é, todos temos fracassos culinários ;) Mas normalmente esses só nos dão mais vontade de repetir a experiência até sair bem ;)

    Beijinhos e tem um bom dia :)

    ReplyDelete
  3. Ficaram tão fofas! :-) Também nunca usei agar-agar, tenho aqui para experimentar e ainda não o fiz!

    ReplyDelete
  4. O agar agar é "sensível" e a minha primeira vez com ele também não correu muito bem,mas á segunda já lá fui!!!
    Que conversa esquisita né????
    Bem á parte do acima...ficaram bem fofas essas gelatinas e sem corantes e conservantes ficam ainda melhores!!
    Bjoka
    Rita

    ReplyDelete
  5. Já toda a gente teve insucesso na cozinha, o que nos dá mais força para insistir até correr bem :)
    Esta gelatina deve ser maravilhosa!

    Beijinhos*

    ReplyDelete
  6. Eu ainda não consegui acertar com o agár-agár: fiz uma mousse de manga que de mousse não tinha nada (ficou tão dura...) e uma tarde de lima que ficou com bocados de agár-agár por dissolver...um desastre! :S
    Ainda não me atrevi a voltar a usar.
    Mas vou experimentar esta gelatina! Adorei a combinação e pode ser que finalmente corra bem ;)

    beijinho*

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts