Meatless Monday - Cannelloni de seitan e acelgas.


Ora bem, e para começarmos mais uma semana em grande e com muita saúde, trago-vos outra das minhas interpretações de lasanha. Como não sou grande fã de carne picada - excepto em hamburgueres, aí não sei porquê não me faz confusão... - tento sempre procurar alternativas. Se há prato versátil é mesmo a lasanha. De salmão e couve lombarda ou rúcula e atum, há muito por onde escolher! Desta vez apostei numa versão mais vegetariana recorrendo ao seitan e à acelga, uma hortaliça que provei recentemente e que me deixou rendida. Sabiam que também se chama beterraba branca?! Fiquei pasmada quando li isto no fiel wikipedia

É comum ter lasanha congelada em doses individuais e devidamente etiquetada para aqueles dias em que não me apetece cozinhar. Como procuro variar no recheio, há sempre por onde escolher. E, claro, é uma óptima alternativa para levar para o trabalho dentro da marmita. Esta foi uma das minhas variações favoritas de lasanha e espero que experimentem esta combinação mais audaz!

Ah, e a propósito de comida saudável, aconselho-vos vivamente a espreitar este artigo do blogue Coentros & Rabanetes com o qual me identifico em cada linha. Excelente!


E agora perguntam vocês, porque é que a receita é de cannelloni se o texto se refere a lasanha? Porque eu sou completamente despassarada e só reparei agora!!! Mas sem stress, que a justificação é exactamente a mesma. O que seria desta vida sem uma boa dose de loucura, ahn?...

~ Ingredientes ~

Azeite
2 dentes de alho picados
1/2 cebola média picada
250g seitan picado
800g de polpa de tomate
Folhas de acelgas 200g
10 rolos de cannelloni
Mozzarella light ralada
Molho de soja
Vinho branco
Moinho de sal com ervas do Mediterrâneo Margão
Moinho para vegetais e saladas Margão

Picar o seitan como se se tratasse de carne e temperar com molho de soja. Reservar.  Numa frigideira, refogar o alho com a cebola e juntar o seitan. Deixar cozinhar cerca de 10m e depois adicionar as folhas de acelga. Deixar cozinhar 15m, ou até que esteja pronto, em lume brando. Refrescar com um pouco de vinho branco e, quando este evaporar totalmente, juntar a polpa de tomate, reservando um pouco. Temperar os moinhos Margão e com o tomilho fresco e o manjericão. Passar os cannelloni por água a ferver e recheá-los com a mistura de seitan e acelgas. Num pirex pequeno pincelar o fundo com a polpa de tomate reservada (para que a massa não cole) e ir dispondo os rolos de cannelloni recheados. Cobrir com a mozzarella e levar a forno pré-aquecido até que esteja gratinado por cima.


♥ Lovely Sponsor

Comments

  1. Nunca comi seitan, mas estes teus cannelloni têm bom aspecto!
    Bjs e boa semana

    ReplyDelete
  2. Também nunca comi seitan. Este verão ando aos poucos a descobrir novos ingredientes, muito virados para a alimentação vegetariana, já tive surpresas boas e algumas decepções.
    Pelo aspecto parece-me bom :)

    ReplyDelete
  3. Gostei da tua versão. Têm um ótimo aspecto uma delícia!

    Beijinhos
    http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

    ReplyDelete
  4. Gosto muito de canelones (e de lasanha ;)! Nunca provei seitan, ficou com ótimo aspeto.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  5. hummm que maravilha!! :)

    Amei a sugestão!!

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts