Meatless Monday - Gratin Dauphinois.


Desde que me chegou a casa o livro de Rachel Khoo The Little Paris Kitchen que tenho usufruído dele ao máximo. As receitas que experimentei não tardarão a chegar ao blogue, embora já possam encontrar pelo menos uma por aqui, adaptada de uma adaptação de outro blogue (tudo com os devidos créditos, como é óbvio, que cá por casa não fazemos brincadeiras com o trabalho dos outros...). Adiante!...

Novamente com este prato voltei a dar voltas à receita original. As gratin dauphinois são umas batatas com molho cremoso, bastante famosas na culinária francesa. No entanto, o meu objectivo era preparar um prato mais completo, leve e saudável que pudesse reaquecer no dia seguinte para levar para o trabalho. Pensei que a combinação de soja com os legumes fosse razão suficiente para o meu pequeno Monstro das Bolachas me deixar o suficiente no pirex. Mas não, gostou tanto que repetiu e mal sobrou para o meu almoço de marmita. Menos mal, qualquer dia converto-o! ;)


~ Ingredientes ~

receita adaptada do livro The Little Paris Kitchen p. 34

6 batatas médias, lavadas, descascadas e cortadas em rodelas
150ml de leite magro
100ml de natas (tinha congelado metade do pacote)
uma pitada de noz moscada
1 colher de chá de mostarda de Dijon
1 pitada de sal
2 dentes de alho
1 noz de margarina
75g de soja granulada
1/2 cebola picada
azeite
acelgas
1 cenoura

Numa panela funda dispor as batatas já cortadas, juntamente com o leite, as natas, a noz moscada, a mostarda e o sal. Ferver durante 10m. À parte hidratar a soja em água bastante quente com uma pitada de sal. Quando dobrar o seu volume, espremer bem e reservar. Numa frigideira refogar a cebola e o alho, a cenoura cortada em rodelas e as folhas de acelga. Juntar a soja e saltear durante 5m. Entretanto pré-aquecer o forno a 200º e retirar as batatas, reservando o líquido. Cortar o outro dente de alho em metade e esfregá-lo no pirex, o qual será seguidamente barrado com a noz de margarina. Dispor a mistura de soja e vegetais no fundo e seguidamente cobrir com as batatas e com o líquido. Levar ao forno cerca de 40m ou até que o topo esteja dourado.



Comments

  1. Não tarda nada, o monstro das bolachas come bifes de seitan como se não houvesse amanhã e ainda vai chorar por mais ;)
    Ficou com um aspecto muito bom, não admira ter sobrado pouco para o teu almoço :)

    ReplyDelete
  2. Que prato delicioso! Gostei muito, vou levar a receita :)

    ReplyDelete
  3. Adorava ter esse livro, as receitas devem ser maravilhosas!

    ReplyDelete
  4. Que sugestão maravilhosa!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts