Meatless Monday - Massa de arroz com tofu e alho francês.


♥ Lovely Sponsor

Apesar de ter começado a trabalhar no final de Abril, como estou a desempenhar funções numa área que apenas é tangencial à minha, numa empresa pequena com dificuldades, onde os egos chocam com frequência, chego ao final de Julho com a sensação que carrego o mundo às costas. A responsabilidade, as horas que trabalho a mais, a falta de paciência para lá estar e, muitas vezes, para  as minhas coisas, levam-me a acordar de manhã e deixar o despertador tocar mais do que a conta. Como dizia o P. "só controlas a hora a que chegas, nunca a que sais". Isto porque o trabalho é mesmo assim. Não há horários perfeitos em que desligamos o computador à hora de saída escrita no contrato, mas problemas que se arrastam e que, por vezes, levamos para casa. Porque não sou daquele tipo de pessoas que acham que se é para me terem ali mais meia hora, esta terá de ser paga à parte. Porque sei o estado em que a Antropologia está neste país e vejo os meus ex-colegas do doutoramento a pôr todos os ovos no mesmo cesto e a descerem por um caminho de precaridade ainda pior do que o meu. Porque, embora não morra de amores pelo que faço diariamente, gosto de fazer as coisas bem, com rigor e com brio. Porque sei que o meu trabalho naquela empresa não tem de terminar ali, esforço-me um pouco mais e, por vezes, trabalho ao fim de semana. Não gosto, detesto. É importante saber onde começa o trabalho e começa a minha vida pessoal e a escrita da tese que se estende ad eternum e para a qual tenho ainda menos tempo e paciência. É saber conciliar estes mundos e organizar as minhas prioridades. E como isso me tira muita energia, agora já começo a perceber porque é que as pessoas dizem que precisam de férias quando o calor começa a apertar.

E foi num desses fins de semana em que trabalhei contra a minha vontade e não dei pelas horas passar, tendo ficado demasiado tempo sem comer, que quando cheguei a casa me entreti a cozinhar com o que achei no frigorífico. E antecipei a meatless monday para um saudável sunday supper

~ Ingredientes~

250g de tofu cortado aos cubos
molho de soja
sumo de um limão
1/2 cebola média
2 dentes de alho
a parte branca de um alho francês, muito bem lavado e cortado às rodelas
uma pitada de flor de sal Necton
pimenta em grão moída na altura
massa de arroz

Fazer uma marinada de sumo de limão com um pouco de molho de soja e deixar repousar o tofu. Refogar a cebola e o alho no azeite. Juntar o alho francês e, pouco depois, o tofu. Deixar cozinhar numa frigideira tapada cerca de 20m. À parte cozer a massa em água e sal. Escorrer e juntar à mistura anterior. Temperar com flor de sal e pimenta e terminar com o cebolinho picado.


Comments

  1. Compreendo-te perfeitamente, pois também apenas controlo a minha hora de entrada saída já não. Mas há que ter pensamento positivo e assim saimos sempre com a consciência tranquila que fizemos tudo bem e que somos bons profissionais.

    Beijinhos e uma linda semana :D
    Carla Sofia
    Passatempo a decorrer:
    http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt/2013/07/dia-de-alegria.html

    ReplyDelete
  2. Uma sugestão diferente e saborosa! Podemos comer tão bem e sem carne... gosto disto...
    Beijinhos e boa semana

    ReplyDelete
  3. Nunca comi mas tem um aspeto bem tentador :)
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/07/4-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ReplyDelete
  4. Que belo aspecto!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ReplyDelete
  5. Onde compras a massa de arroz? ;) grata

    ReplyDelete
    Replies
    1. Comprei num supermercado chinês no Martim Moniz!

      Delete

Post a Comment

Popular Posts