Sopa fria de curgete e beldroegas.


♥ Lovely Sponsor

Gosto muito de desafios culinários, especialmente destes que me fazem ir um pouco mais longe, desbravando caminho imaginário na minha kitchnet. O blogue Cozinhar sem Lactose lançou um passatempo com condições especiais e eu não quis deixar de participar. Em primeiro lugar, a receita não poderia incluir, logicamente lactose. Depois obrigava-me a pensar num ingrediente ou técnica até então ausentes nas suas publicações. Em alternativa, uma associação de sabores inesperada ou a utilização de um ingrediente de forma criativa. Eu fartei-me de pensar. Infelizmente o tempo não tem sido muito e, como tal, nem sempre consigo ter a disponibilidade que tinha para estas andanças culinárias. Preciso de férias, percebem o que quero dizer.... Mas este desafio nunca deixou de me puxar. Queria mesmo participar! Então nas minhas pesquisas dei de caras com esta sopa fria de curgete e beldroegas. Apesar de ambos os legumes já terem aparecido no Cozinhar sem Lactose, a Ana garantiu-me que as sopas frias ainda nunca tinham feito a sua estreia no seu blogue. E como estes dias de calor pedem comida saudável e fresca, resolvi arriscar. Cá está a minha sopinha!


~ Ingredientes ~

receita ligeiramente adaptada do site Food and Wine

2 colheres de sopa de azeite
uma cebola pequena cortada em rodelas
2 dentes de alho picados
1 folha de louro seca
800g de curgete (uma amarela e outra verde)
1 pitada de sal marinho Necton
750ml de água
2 colheres de sopa de manjericão Aromáticas Vivas
2 cups (1 cup = 250ml) de gelo
pimenta em grão moída na altura
um molhinho de beldroegas

Numa panela aquecer o azeite e juntar a cebola e o alho. Refogar até que a primeira fique translúcida. Juntar a folha de louro e o tomilho e cozinhar cerca de 1m. Juntar a curgete lavada e cortada em rodelas (eu descasquei-a), temperar com sal e deixar cozinhar cerca de 10m. Juntar a água e ferver. Remover o louro depois de retirada a panela do lume e juntar o manjericão. Reduzir a puré com a ajuda da varinha mágica ou liquidificador. Juntar o gelo e levar a sopa ao frigorífico pelo menos 3h, até que arrefeça. Temperar com um pouco mais de sal, se desejar, e a pimenta. Ao servir juntar as beldroegas.






Comments

  1. Olá
    Está uma bela sopa, excelente particiapação!

    Beijinhos e um bom dia
    Carla Sofia
    http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

    ReplyDelete
  2. Que bela sopinha para os dias de verão :)
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/07/4-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ReplyDelete
  3. Tem muito bom aspecto a sopinha ;)

    Beijinhos e tem um bom dia! :D

    ReplyDelete
  4. Tenho um certo receio de comer sopa fria, para mim até ver é quente. Mas dizem que é bom agora no verão! :)

    ReplyDelete
  5. Que giro! Adorei a participação! E as beldroegas vão cruas! Que interessante!!! Obrigada! Beijinhos

    ReplyDelete
  6. Adoro sopas frias, em dias de calor é o melhor que há ;)
    a tua sopa deve ser uma maravilha!

    ReplyDelete
  7. Bela participação!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ReplyDelete
  8. Eu não gosto muito de sopa! Trauma de infância! ehehe

    Mas esta está muito apetecível!

    Óptima sugestão!

    http://dicasedoces.blogspot.pt/

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts