The Casual Vacancy - JK Rowling.


Nunca li, nem vai ser este livro o responsável pela minha aproximação à colecção "Harry Potter". Porém, é inevitável falar de JK Rowling sem referir o feiticeiro. Não sei o que os fãs da saga procuram nesta nova obra da autora, mas duvido que encontrem aqui a fantasia e a inocência dessa série de livros que cativou crianças e adultos.

"The Casual Vacancy" é uma obra intrincada onde nenhuma personagem é simples ou plana: todas escondem segredos e uma ambivalência moral que as liga aos outros habitantes de Pagford como uma teia. Sem contar que JK Rowling explora impecavelmente as intenções e motivações por detrás de cada personagem, fazendo-nos ora torcer ora esperar por um castigo divino que se abata sobre cada uma delas. Mesmo o falecido Barry, sobre quem quase ninguém ousa falar mal (excepto os sempre insatisfeitos e eternos rivais), tinha os seus podres: mais que não fosse, a sua dedicação aos assuntos que dividiam a cidade e a sua cruzada cívica fizeram-no negligenciar a própria família. Mas torna-se difícil crer que um homem sozinho mantivesse o equilíbrio precário da cidade a funcionar, ou não teria tudo caído no descalabro aquando da sua morte súbita...

Na minha opinião, o fim tornou-se expectável e a autora não conseguiu fugir à fórmula fácil de que a morte de duas crianças poderia trazer reconciliação às partes divididas da cidade e ao castigo dos vilões. A autora também foi incapaz de se impedir de punir o suposto anti-herói contrapondo-o à verdadeira heroína, aquela que tenta salvar o bebé inocente depois de anos sendo ridicularizada na escola pelo primeiro, aquela cujo comportamento cobarde e inapto fez com que a própria mãe a renegasse até ser quase tarde demais. Mas até para esta mãe houve redenção no final, por isso tudo acaba bem!

Num livro onde as questões morais são bem exploradas, porquê terminar com o clássico duelo entre o bem e o mal, em que o primeiro prevalece sempre, apesar dos obstáculos?
Pareceu-me haver um recurso desnecessário a uma fórmula fácil de seguir para conseguir terminar um livro que se lê bastante bem e que entretém, confirmando que JK Rowling sabe contar uma história. Mas afinal de contas, são as fórmulas fáceis que vendem mais livros, não são?... 

Na minha opinião, The Casual Vacancy merece 4 estrelas no Goodreads.

Comments

  1. Não conheço a obra de JK Rowling, não segui os livros e não acompanhei os filmes... mas concordo, são as formulas fáceis que vendem!
    Tenha um excelente dia
    Beijinhos
    Selene

    ReplyDelete
  2. Gosto que ela de uma forma ou de outra consiga prender os leitores. Só li um livro, não faz o meu tipo de livro mas confesso que devorei porque gostei da escrita dela.
    Além disso ela é amiga de um familiar meu e por isso fiquei curiosa em ler o Harry Potter para conseguir ter a minha própria opinião. Esse novo livro ainda não li.
    ***

    ReplyDelete
  3. Eu admito que gosto de Harry Potter, mas esse nunca li :)

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts