Compota de cenoura - duas versões.


E já começa a ser habitual a minha participação no desafio A escolha do ingrediente, organizado pelo blogue A Tertúlia da Susy. Tanto é que na última edição trouxe o prémio comigo para casa!! Sortuda que eu sou... 

Na 5ª edição, o blogue anfitrião é o Fornadas de Miminhos, que escolheu como ingrediente a cenoura. E como cenouras era o que mais havia cá em casa antes de partir de férias e não as queria deixar estragar, optei por fazer duas versões de compota de cenoura na máquina do pão, compotas essas que enriqueci com ervas aromáticas e depois me entretive a oferecer a amigos e colegas.

~ Ingredientes ~

tempo de preparação: 120 minutos
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças: sim
ingrediente principal: fruta
versão 1
1kg de cenoura
800g de açúcar branco
2 cálices de vinho do Porto branco

versão 2
1 kg de cenoura
800g de açúcar branco
gengibre ralado

Lavar a cenoura e cortá-la em rodelas. Cozê-la até estar mole e depois passá-la com a varinha mágica, juntamente com as ervas aromáticas (para depois não estarem a tirar coisinhas verdes dos dentes....). Colocar o doce versão 1 ou o doce versão 2 na máquina de fazer pão no programa "doces" e corrê-lo duas vezes. Colocar em frascos esterilizados que depois de abertos devem ser guardados no frigorífico.



♥ Lovely Sponsor



Comments

  1. Um docinho com um look bem hippie....Gosto muito de doces e o de cenoura é um deles....
    Bjokinha
    Rita

    ReplyDelete
  2. Podes não acreditar mas nunca provei doce de cenoura...mas imagino que seja muito bom!

    ReplyDelete
  3. Olha, a mim parece-me que o melhor é provar as duas, assim, só com a descrição, fiquei indecisa! ;) Devem ter ficado deliciosos, gosto dos aromas.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  4. Olá Maria,
    Gostei imenso de te conhecer :)
    Quanto às tuas duas versões de compota, é dificil escolher, pois acho que tanto o vinho do porto como o gengibre devem dar um excelente sabor. Não me importava de ter sido uma das tuas amigas a receber um frasquinho... LOL
    Obrigada pela participação, kiss
    Susana

    ReplyDelete
  5. Também já fiz doce de cenoura há algum tempo para não estragar umas quantas que me ofereceram mas sinto que ficou a faltar qualquer coisa, acho que a ideia das ervas aromáticas é óptima!! Mas confesso...nunca experimentei poejo!! Tenho de me aventurar nele um dia destes.

    **

    ReplyDelete
  6. Olá Maria!! Os frasquinhos ficaram muito bonitos e com certeza não falta sabor dentro deles! :)
    Muito obrigada pela participação! Adorei!

    Beijinhos,
    Mafalda

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts