Meatless Monday - Tarte de acelgas.


Voltar de férias. Aquele sentimento ambíguo que nos assalta. Não queremos deixar a praia, o dolce fare niente de quem não tem horários nem chefes chatos a quem prestar contas, quando a maior preocupação passa por não deixar areia espalhada pelo chão da casa. Os livros que se lêem de enfiada à sombra do guarda-sol, as bolas de Berlim cujas calorias não contam, os almoços não planeados que se compõem de sandes e pouco mais. E depois fazer as malas, limpar a casa, meter os gatos na caixa e trazê-los de volta a Lisboa sob uma chuva de miados e protestos. Chegar a casa e sabê-la demasiado pequena. Abrir o frigorífico e descobrir iogurtes fora de prazo e um leite aberto há duas semanas. As séries gravadas à nossa espera. Um rol de receitas por experimentar e a cidade vazia para a podermos aproveitar. Conseguir lugar naquele restaurante que nunca tem vaga e espaço para estacionar à porta de casa. Os dias continuam quentes e o sol continua a queimar-nos a pele no caminho até ao escritório. O bronzeado que se lava em meia dúzia de dias e os anúncios ao Regresso às Aulas que teimam em aparecer. O retomar das rotinas e importância das obrigações para valorizarmos as férias. E o retomar das segundas-feiras sem carne que nos antecipam as refeições da nova semana para que continuemos a ter tempo livre para aproveitar.

~ Ingredientes ~

tempo de preparação: 60 minutos
dificuldade: **
vegetariana: sim
para crianças: sim
ingrediente principal: vegetais

receita de massa quebrada da Ana dos Petiscos & Miminhos
aipo
1 alho francês pequeno
2 dentes de alho
1 cebola pequena
um molho de acelgas
100g cogumelos frescos laminados
100ml natas magras
mozzarella ralada
2 ovos M-L ómega 3

Refogar o alho e a cebola picados no azeite. Quando estiverem moles e translúcidos, adicionar o aipo, os cogumelos e as acelgas. Deixar cozinhar cerca de 20m na frigideira com a tampa fechada. À parte bater os ovos com as natas. Ligar o forno a 180º e preparar a massa quebrada. Juntar todos os ingredientes na forma e misturar a pasta de azeitonas. Salpicar com o queijo e levar ao forno até que as tartes estejam douradas.

♥ Lovely Sponsor

Comments

  1. My kind of food!!!Gostei bastante...
    Bjoka
    Rita

    ReplyDelete
  2. Gosto muito de quiches e tartes! Juntaste a paste de azeitonas à massa, certo!? Ficou assim salpicada... e deve ficar deliciosa! Muito bom...
    Beijinhos

    ReplyDelete
  3. Este ano tenho tido carregamentos de acelgas, por isso esta receita vem mesmo a calhar!
    Bom regresso!
    http://amarmitalisboeta.blogspot.pt

    ReplyDelete
  4. Olá Maria,
    tu bombas nas tartes ;)
    esta parece-me ser uma maravilha!

    ReplyDelete
  5. Que tarte maravilhosa!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts