Muffins de farinha de milho, sementes de chia e alecrim.


Já me canso de ler blogues que começam com as linhas do costume: "eu sei que está calor, mas liguei o forno porque tinha saudades de umas bolachinhas...". Mulheres, assumam que não vivem sem bolos e a vossa existência será bem mais fácil! Assumam que as bolachas fazem parte do vosso dia a dia e que não há melhores do que as feitas em casa, com ovos frescos e ingredientes de qualidade. Assumam que não são temperaturas acima dos 35º que vos fazem desistir de cozinhar aquela sobremesa! Ou então leiam este artigo que explica porque fazer bolos nos faz feliz: "Can baking make you happier?"

E não, eu não tenho uma doença mental ("I'm not crazy, my mother had me tested!", já dizia o Dr. Sheldon Cooper de The Big Bang Theory), mas acredito no poder que os bolos têm de nos fazer bem. De como prepará-los, cozê-los e saboreá-los pode deixar-nos com um sorriso na boca e a alma mais cheia. Com peso e medida, quem pode apontar pontos negativos a estes belos muffins?...

~ Ingredientes ~

receita adaptada do site Whole Living 

1 cup ( = 250 ml) de farinha de trigo
1 cup de farinha de milho
1/2 cup de açúcar
1/4 colher de chá de fermento químico Vahiné
1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de alecrim fresco picado Aromáticas Vivas
1 cup buttermilk (faz-se adicionando uma colher de chá de sumo de limão a um cup de leite, neste caso usei magro)
2 ovos L (deveria ter sido só um, mas eu esqueci-me que já tinha posto o primeiro e só me dei conta do erro tarde demais)
1/4 cup de azeite virgem extra

Misturar os ingredientes secos e reservar. Bater os ovos com o buttermilk e o azeite. Juntar todos os ingredientes e bater até unir. Aquecer o forno a 180º, forrar um tabuleiro de muffins e assar até que estejam prontos, cerca de 20m.


♥ Lovely Sponsor


Comments

  1. Que bem me parecem esse Muffins ! E sim... mesmo com o calor que está tenho de ligar o forno ... Eu lá consigo estar sem um bolinho ???

    O buttermilk dá uma suavidade diferente , um toque aveludado, Gostei!
    Beijinho doce e um dia feliz!

    ReplyDelete
  2. Liga-se o forno e o ar condicionado! Que bom aspecto :)
    http://amarmitalisboeta.blogspot.pt

    ReplyDelete
  3. Mea culpa...eu me confesso: adoro fazer bolos, bolachas, pães e outras coisas boas!!!!Mas o calor tem me afastado sem duvida!!!!Ontem vinguei me e fiz uma carrada de coisas...ahahahahah....
    Estes muffins estão tão fofinhos e que devem ser bons isso tenho a certeza!!!
    Bjoka
    RIta

    ReplyDelete
  4. Eu não me "safo" de ligar o forno... mas, verdade seja dita, não faço muito esforço! Tens toda a razão, fazer bolos e bolachas (e comê-los) são fonte de felicidade. Se forem assim como estes muffins, mais ainda!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  5. Como eu adoro muffins, e já não faço há muito e vai ser hoje à tarde, pois este Verão ando muito preguiçosa no que toca a ligar o forno e pouco ou nada tenho feito.
    Ficaram com tão bom aspecto e uma combinação de sabores fora do normal, devem ser deliciosos, e estão mesmo bonitos.

    Beijos

    ReplyDelete
  6. Confesso não consigo viver sem o forno ligado e com bolos ou bolachas lá dentro :) hi hi hi
    adorei os teus muffins!

    ReplyDelete
  7. Olá,
    Concordo com o que dizes acima... se me apetece fazer um bolo, faço e pronto, independentemente da temperatura que está :)
    Bom fim de semana
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/08/5-edicao-escolha-do-ingrediente-e.html

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts