Hambúrgueres de sardinha em tomate e espinafres e a importância das aparências.


Quando fiz estes hambúrgueres de sardinha em conserva de tomate e espinafres olhei para eles e pensei: "Sou incapaz de publicá-los no blogue, parece que o Shrek e o Hulk se descuidaram na minha cozinha...". Mas depois provei-os e dei por mim a pensar que sou uma rapariga fútil. Sim, rapariga, apesar dos 30 anos e dos cabelos brancos. E fútil porque me preocupei com a aparência dos hambúrgueres antes de prová-los, pensei em como ficariam mal na fotografia, e ai o que é que as pessoas vão pensar, os olhos também comem, isto aqui na blogosfera está a ficar um meio muito competitivo e eu vou ficar já para trás...

Quando provei estes hambúrgueres garanto-vos que fiquei rendida. São extremamente saborosos e saudáveis, combinando os nutrientes dos espinafres com os das sardinhas. Mas são feios. São feios que doem. Vistos ao longe ainda passam meio despercebidos, mas de perto parecem pedregulhos cobertos de musgo esturricado. Ora bolas, lá estou eu novamente, rapariga fútil e pessimista que sou, concentrada no lado mau destes hambúrgueres que, apesar do seu aspecto, me conquistaram pelo seu sabor.

Quantas vezes na vida não passei por situações semelhantes? Recordo-me de pessoas e acontecimentos que por fora pareciam lindos, atraentes e cheiravam bem, mas que, passado pouco tempo, me desiludiram e deixaram feridas que ainda hoje me entretenho a chorar e a lamber. Amigas em quem confiava e que eram minhas confidentes, para mais tarde vir a saber que as minhas desgraças e misérias pessoais serviam para entreter as suas famílias ao jantar. Ou outras que viam nos meus problemas razões para se sentirem melhor consigo próprias e superiores, embora voassem muito baixinho. Amigos que acham que tenho as palavras "antidepressivo alheio" escrito na testa, que usam e abusam dos meus ouvidos e da minha paciência, sem se preocuparem em perguntar como eu estou. "Olá Maria, como estás, tens passado bem? E a família como vai? O trabalho continua a mesma porcaria? Queres vir desanuviar, vamos dar uma volta e desta vez para variar, falamos um pouco sobre ti?" E quantas vezes também, movida por esta futilidade, olhei para a minha imagem reflectida no espelho e só fui capaz de ver os defeitos, as cicatrizes dos acidentes e das operações, tudo aquilo com que não me sinto satisfeita e que gostaria de mudar?

Que estes hambúrgueres me sirvam de lição.



~ Ingredientes ~

1 molho de espinafres
1/2 cebola pequena
2 dentes de alho
azeite
coentros
pão ralado
sal e pimenta

tempo de preparação: 45 minutos
dificuldade: **
vegetariana: não
para crianças: sim
ingrediente principal: sardinhas em tomate Georgette das Conservas Nero

Cozer os espinafres e escorrê-los. Num robot de cozinha juntar a cebola, os espinafres, duas latas de sardinhas em tomate Georgette das Conservas Nero e os coentros. Picar até unir todos os ingredientes. Adicionar os coentros e o ovo. Misturar bem e temperar com sal e pimenta. Retirar do robot e juntar o pão ralado necessário para conseguir moldar os hamburgueres. Num frigideira adicionar um fio de azeite e aí fritar os hamburgueres. Servir com arroz branco.


E não se esqueçam de participar no 

♥ Lovely Sponsor

Comments

  1. Bem amiga são mesmo feiosos mas se dizes que o sabor compensa o look menos apelativo, então eu acredito...
    Concordo contigo que as aparências são mesmo enganadoras, em quase tudo o que vivemos e quando nos apresentam algo um pouco mais perfeito e real ficamos na dúvida se realmente isso existe, pois é demais para ser verdade! Eu acredito que nada é perfeito...e muitas vezes sem dar mos o beneficio da dúvida perdemos boas coisas (como os teus hamburgueres).
    Bjoka
    Rita

    ReplyDelete
    Replies
    1. eu tb quando sou apresentada a uma pessoas super simpática, toda ela mel e subserviências, acabo por me afastar porque, já diz o ditado, "quando a esmola é muita, o pobre desconfia..." mas estes hambúrgueres, posso garantir, que são bons p'a caramba! ;) beijinho

      Delete
  2. As aparências e as aparências e as aparências... ... desculpa mas mete-me nojo... as aparências Claro!
    Falemos então dos hambúrgueres, se são lindos? :P Apelativos? :P Mas fiquei com uma vontade de comer um!!! E tudo pelos ingredientes que levam, tenho cá para mimque devem ser deliciosos :)
    Beijinhos (ah e a meu ver que se lixe também a competitividade cibernética ;) )

    ReplyDelete
    Replies
    1. sim, que se lixe que essa também já cheira mal! :p
      em compensação, os meus feiosos hambúrgueres cheiravam muito bem e sabiam ainda melhor!
      beijinho

      Delete
  3. Que giro.. uma ideia bem interessante! E em sempre os pratos mais bonitos são os que mais gostamos, por isso se é bom á que partilhar!!! hehehe.. :P
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  4. Foi um momento de fraqueza que tiveste, de certeza. Não te tenho como uma pessoa que dá mais valor às aparências, muito pelo contrário. Digamos que estes hamburgers são o patinho feio das tuas receitas, mas uma vez na boca, transformam-se em cisnes de sabor :)

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts