Meatless Monday - Pizzas de tomate cherry e beringela.


Gosto muito da escrita do Miguel Esteves Cardoso. Tem o dom de construir aquelas frases que sublinhamos e tatuamos no espírito e no corpo. Há anos atrás li uma entrevista onde relatava os excessos que cometera enquanto jovem a estudar em Manchester. O abuso de drogas era uma constante. Até que voltou e o corpo e a vida o obrigaram a tornar-se no que definiu como uma "besta sadia". Exercício físico, alimentação equilibrada e nada das drogas que faziam parte do seu quotidiano. De organismo limpo, foi apenas um salto para começar a escrever sobre comida no LifeStyle do Público. Foi aí que encontrei uma verdadeira ode ao tomate estival. Quando for grande também escreverei assim sobre comida! Lê-lo é saborear esse fruto (sim, fruto, não é um vegetal). É em cada linha degustar a polpa, acompanhar as quatro horas que a sua amada e frágil Maria João despendeu a mexer e a apurar o molho de tomate em lume brando. E com esta receita participo no desafio organizado pela Ana Rita do Bem Bons, juntando-me ao coro daqueles que sabem que o verão traz consigo estas pequenas e suculentas dádivas.

~ Ingredientes ~

receita criada a partir desta imagem

1/2 beringela grande
150g de tomate cherry biológico (comprei este na feira da Praça da Figueira)
1 cebola roxa
1 pimento verde
3 dentes de alho
óregãos
azeite aromatizado
queijo da ilha qb ralado
pimenta preta em grão moída na altura
sal marinho Necton

tempo de preparação: 60 minutos
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças: sim
ingrediente principal: tomate


Cortar a beringela em fatias com cerca de 2cm de espessura. Salpicar com sal e deixar a escorrer cerca de 20m. Pré-aquecer o forno a 180º. Picar o alho, a cebola e o pimento. Cortar o tomate cherry em metades e misturar como se se tratasse de uma salada. Temperar com pimenta e uma pitada de sal. Dispôr num tabuleiro coberto com uma folha de papel vegetal as fatias de beringela e, por cima, a salada de tomate e pimento. Levar as pizzas de beringela ao forno cerca de 30m aromatizadas com o azeite e salpicadas com os óregãos. Mudar para a função grill passado este tempo e cobrir as fatias de beringela com queijo da ilha ralado. 15m depois verificar se o quejio das "pizzas" está gratinado e servir imediatamente.





Comments

  1. Que maravilha que deve ser! Além de sugestivo tenho a certeza de que gosto, sou apaixonada por tomate cherry e beringela ;)
    Um beijinho, boa semana.

    ReplyDelete
  2. Hummm...tão bom que deve ser, e super saudável!

    beijinhos :)

    ReplyDelete
  3. Miam, tudo ingredientes que adoro :)

    ReplyDelete
  4. Hmmm, esse é mesmo o meu tipo de comida! Beringela, tomate, alho e queijo... adoro :) E por acaso comprei anteontem uma beringela sem saber bem como usá-la... acho que acabei de "ter" uma ideia! :)

    ReplyDelete
  5. Umas pizas livres de culpa e igualmente deliciosas. Adorei!
    Beijinho e boa semana!

    ReplyDelete
  6. Gostei :P
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  7. Para mim que adoro pizzas, esta é sem dúvida uma diferente alternativa!

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts