Parabéns!


O melhor que podemos esperar é ver-nos reflectidos nos olhos de quem nos ama. Soa a cliché e os clichés existem porque funcionam. Perduram e repetem-se porque, no fundo, encerram alguma verdade - mesmo que nos envergonhemos da facilidade com que esta se manifesta.

Nos olhos das minhas irmãs encontro-me. Aquela pessoa que desejo ser, estou lá. Desde pequenas que encontro naqueles olhos reflectida a pessoa que gostaria de ser. Muitas vezes não corresponde à pessoa que realmente sou, mas dá-me esperança de continuar no caminho certo. Gosto de pensar que todos os meus esforços de deixar um legado razoável e de providenciar um bom exemplo (ou um mau, no sentido de mostrar aquilo que não devem ser), lhos transmiti. Como diz um íman que o meu irmão me ofereceu e tenho exposto no frigorífico: "Se não podes ser um bom exemplo, pelo menos podes ser um terrível aviso." ;)

Para as minhas irmãs mais novas tentei ser o que de melhor tinham sido para mim. As histórias, as receitas, são para elas. O que de melhor a minha Avó me deixou, a elas tentei transmitir também. Provavelmente falhei em muitos aspectos, mas o esforço esteve sempre lá. A responsabilidade de educá-las nunca foi minha, mas reza a lenda "it takes a village to raise a child". Dentro das minhas limitações, das expectativas que foram as que tomei para mim, fiz o melhor que soube e que pude.

Hoje a minha irmã chega aos 19. Dezanove anos se passaram desde o momento em que aqueles grandes olhos abraçaram o mundo e se dispuseram a tentar percebê-lo. Independentemente da pessoa que venha a ser, das expectativas goradas e das desilusões que possam vir a cruzar o seu caminho, a minha irmã é para mim o que aqueles olhos encerram. Um mundo de possibilidades, um sem fim de caminhos, mais do que consigo registar em palavras - e sim, estou com uma grande dificuldade em transmitir o muito que sinto por ela num só texto. Por isso vamos ficar por aqui.

Feliz aniversário, Gui. 

Comments

  1. Muitos parabéns à mana e muitos parabéns à autora deste texto.
    Deixamos sempre marca nos outros quer seja através dos nossos ensinamentos quer através de exemplos a não seguir. A vida é mesmo isso.
    Um abraço grande.
    Patrícia

    ReplyDelete
  2. Bonito texto. Mas tenho a certeza que ela sabe que tens o coração e a alma cheios de um amor infinito por ela.
    Parabéns à tua irmã e que seja um dia de aniversário repleto de boas surpresas e muito amor e carinho :)

    ReplyDelete
  3. Muitos parabéns à irmã :)
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  4. Muitos parabéns à mana e a ti pelo lindo texto
    Bjns
    Isabel

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts