Passatempo Conservas Nero e [Limited Edition].


"It is not the food itself, but all the bonds and memories the food represents." 
~ Michael Chiarello

O prometido é devido.  No facebook do blogue tinha-vos dito que esta segunda-feira teria uma surpresa à vossa espera e, cá está ela. Depois do sucesso do passatempo em Maio, lanço-vos um novo desafio. Desta vez a marca parceira de excelência é a Conservas Nero, mas a motivação é a mesma: até onde vos leva uma receita para conseguirem ganhar um fantástico prémio?! 


As Conservas Nero têm uma longa história, aliando tradição e modernidade. Em 1680 a família Nero migrou de Itália para Portugal, instalando-se em Sesimbra. Durante quase 250 anos produziu peixe salgado, prensado e seco que exportava para Espanha e Itália. Em 1926 fundou a primeira fábrica de conservas em lata e em 1944 transferiu toda a sua produção de Sesimbra para Matosinhos, onde, em 1958, inaugurou as novas instalações, consideradas de vanguarda para a época. No seu currículo já contava com a medalha de prata conferida ao "Atum Catraio" na Exposição Regional de Setúbal. 

Com o falecimento do mentor Amadeu Rodrigues Nero em 1983, sucederam-lhe os seus filhos Filipe e José Nero na administração. Consolidaram-se os mercados de Macau, Hong-Kong e Israel. Em 1989 a família decidiu vender a empresa, mas em 2010 as Conservas Nero voltaram em grande ao mercado, tranzendo de volta o saudoso "Atum Catraio", os filetes em azeite já conhecidos dos portugueses produzidos através dos métodos tradicionais de enlatamento manual. Em 2011 relançou a conserva do "Bacalhau Naval" e, seguidamente, os "Filetes de Peixe Espada Preto em Azeite". Seguiu-se a revitalização da marca "Georgette", com as suas sardinhas em óleo.

Actualmente as Conservas Nero destacam-se por apresentarem no mercado nacional conservas de qualidade de atum, bacalhau e sardinha - entre outros -, enlatadas de acordo com o método tradicional que as popularizou e distinguiu no mercado como marca de referência. Ao abrir uma lata de Conservas Nero conseguimos imediatamente perceber todo o trabalho por detrás desta marca portuguesa. O peixe em filetes, delicadamente arrumado nas latas, viaja naturalmente para o prato de quem o consome. Não necessita de grandes transformações - o essencial está lá.

Sendo esta uma marca que alia na perfeição tradição e modernidade, o desafio torna-se óbvio. A comida e as sensações que esta nos desperta permitem-nos viajar no tempo. Uma fatia de bolo de bolacha recorda-me a minha Avó. Uma receita vegetariana recorda-me os tempos da Faculdade em que fiz as minhas primeiras incursões nas refeições onde a proteína animal não entrava. E uns cogumelos recheados recordam-me o meu casamento. Os exemplos são mais do que muitos. Podia continuar e continuar, mas vou parar por aqui. Acho que poucas são as receitas publicadas neste blogue que não me tenham levantado o véu das recordações. As memórias conservam-se nos sabores que estas encerram e é para revelá-los que cá estamos.

Assim, proponho-vos um desafio. Gostaria que até 4 de Outubro publicassem uma receita original (ou que ma enviassem para o email lim.edition2012@gmail.com) onde me expliquem a razão pela qual esta vos desperta memórias. Como é que determinado prato conservou em si o melhor fim de tarde de verão. O beijo mais romântico. A perda mais lamentada. Quero que puxem pela vossa cabeça e que me tragam a memória mais bem guardada, escondida naquela receita que torna impossível não a reviver. Atenção que não pode ser uma receita já publicada - estou à procura de memórias frescas!

Os critérios para apurar a receita vencedora serão a originalidade, criatividade, apresentação e relação com a memória apresentada, por isso puxem pela cabeça, arregacem as mangas e coloquem os aventais!


As regras de participação são muito simples e comuns à maioria dos passatempos:
  • mencionar no post da vossa receita esta publicação com link para aqui
  • publicar no facebook do blogue ou nesta publicação, na secção dos comentários, o link para a vossa receita subordinada a este desafio (quem não tem facebook nem blogue, pode enviar-ma por email)
  • este passatempo é apenas válido para moradas em Portugal Continental e Ilhas (Açores e Madeira)
O prémio é simplesmente fantástico, um cabaz Conservas Nero composto por: 
  • uma lata de sardinhas em tomate Georgette
  • uma lata de filetes de atum ao natural
  • uma lata de carapau em óleo vegetal picante Naval
  • uma lata de atum português Catraio
  • uma lata de bacalhau à Portuguesa Naval
  • uma lata de carapau em óleo vegetal em óleo vegetal Naval
  • uma lata de sardinhas em óleo picante Georgette
  • e uma lata de sardinhas em tomate picante Georgette.

Do meu lado o compromisso mantém-se: prometo revelar em oito receitas utilizando estas mesmas conservas, oito memórias que estas me despertam. Já experimentei algumas e devo dizer-vos que não foi difícil viajar no tempo. E como vos quero felizes e contentes, vou partilhar convosco esta viagem  onde poderão conhecer-me melhor e poderei também conhecer um pouco mais de cada um de vocês. 

Quem alinha?!...


♥ Lovely Sponsor

Passatempo divulgado no blogue Passatempos Portugal.

Comments

  1. Vamos la ver o que vou desencantar... :P
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  2. Gosto sempre dos teus desafios... vamos ver se consigo participar! ;)
    Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Cá está a minha participação: http://pontoderebucadoreceitas.blogspot.pt/2013/09/bolo-caramelizado-de-maca.html
      Beijinhos!

      Delete
  3. Acho muito giro mas como aqui em casa peixinho não entra, este vou passar. Mas vou ficar atenta às histórias que aparecerem ;)

    ReplyDelete
  4. Já tinha visto e guardado para tentar fazer a tempo! O mês é difícil mas vou tentar! Adorava essa "Georgette" . Ass: ana george :))

    ReplyDelete
  5. Olá :) Queria participar com uma receita já publicada. Posso para tal partilhar o link da receita no facebook com referência a este passatempo e a este blog e fazer o mesmo no blog como post normal, para não estar a re-publicar integralmente?
    Assim também posso contar a história da mesma forma!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Nizz, a receita tem de ser original. Deveria ter escrito isso logo na publicação, mas vou rectificar. Beijinhos

      Delete
  6. Oh Maria, mas tem que ser com as conservas? Bem porque se é, por aqui nao as encontro! :(
    Mas ainda assim estarei atenta às tuas histórias, porque sempre que fazes um passatempo, é digno de passadeira vermelha!!
    tentarei participar, prometo!
    Beijinho,
    Mena.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Mena, não tens de utilizar as conservas. Podes fazer uma receita à tua escolha, o prémio é que é esse.
      Beijinho

      Delete
    2. Mas por acaso a minha vai ser com conservas!

      Delete
    3. xinapá! a marmita não dá tréguas :p

      Delete
  7. Vou tentar participar! É um belo passatempo!

    ReplyDelete
  8. Olá:)

    Obrigada pelo convite - vou tentar participar.
    Gostei do blog e já estou seguindo:)

    Boa semana!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  9. Eu não posso participar, pois não tenho facebook. Agora está tudo limitado ao facebook, o que é uma pena, mas acho o desafio fantástico!
    Beijinhos,
    Lia.

    ReplyDelete
  10. Muito interessante o teu passatempo :)
    Vou tentar participar e ver o que sai daqui :D

    Bjks

    ReplyDelete
  11. Bemmmm vou tentar! Mas este é complicado :) eheheheh Beijinhos doces ;)

    ReplyDelete
  12. Bem, esta receita suscitou-me doces memórias.

    Deixo-te então aqui o link da minha participação:
    http://foodwithameaning.wordpress.com/2013/09/22/um-brinde-com-vinho-doce/

    Um abraço.

    Patrícia

    ReplyDelete
    Replies
    1. Patrícia, obrigada por esta excelente participação! Que memória preciosa partilhaste connosco, pela descrição senti-me também nas vindimas e vítima dos efeitos do vinho doce. Beijinho

      Delete
  13. Olá Maria,
    A minha publicação apenas sai no dia 25/09 mas, como estou de partida para Paris, aqui fica já o link.
    Kiss
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/09/bolo-de-amoras-e-chocolate-branco.html

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada pela tua participação, Susy! As tuas memórias são muito semelhantes com as minhas no que às amoras diz respeito! ;) Beijinho

      Delete
  14. Olá queria, só agora tive oportunidade de ver o teu passatempo, vou tentar participar porque ando sem tempo nenhum e não sei se vou conseguir. Mas quero-te dizer que é um excelente passatempo. São sempre muito originais os teu passatempo :)

    Beijinhos
    Joana

    ReplyDelete
    Replies
    1. Joana, fico a aguardar a tua participação! Os teus bolos extremamente decadentes dão-me sempre água na boca e são uma competição à altura! ;) Beijinho

      Delete
  15. Maria,
    Já conhecia o "Catraia", adoro o design retro das embalagens, e não podia deixa de participar neste duplo desafio - o da receita e das memórias. Espero que gostes do resultado - está publicado no blogue paodecereais, no seguinte link http://paodecereais.blogspot.pt/2013/09/a-leste-da-lua-e-oeste-do-sol-o-outono-1.html.
    Beijos e sucesso para o passatempo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada pela participação! Gostei muito de acompanhar as tuas visitas à Madeira através da gastronomia. Exactamente o que pedia neste passatempo. Um beijinho

      Delete
  16. Olá Maria,
    aqui fica a minha participação, foi mesmo um desafio especial :)
    Beijinhos
    http://amarmitalisboeta.blogspot.pt/2013/09/desafio-nostalgia-em-torno-de-uma-lata.html

    ReplyDelete
    Replies
    1. Percebo porquê! Gostei muito da tua participação, com lata e tudo! ;) Beijinho

      Delete
  17. Olá, Maria!
    Já publiquei a minha participação. Obrigada pelo convite!
    Beijinhos

    http://docefimdesemana.blogspot.pt/2013/10/uma-especie-de-crepes.html

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada pelos teus crepes/panquecas e por partilhares a tua história! Beijinho

      Delete
  18. Maria,
    Bisei a minha participação, que já está disponível no blogue paodecereais com o seguinte link http://paodecereais.blogspot.pt/2013/10/a-leste-da-lua-e-oeste-do-sol-o-outono-4.html.
    Bjs.

    ReplyDelete
  19. Maria,
    Mais uma participação do blogue paodecereais poderá ser lida através do link http://www.paodecereais.blogspot.pt/2013/10/a-leste-da-lua-e-oeste-do-sol-o-outono-5.html.
    Bjs.
    Paula

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ora que bom que este passatempo te inspirou! Obrigada por mais uma participação e que delicia!

      Delete
  20. Boa Noite, Com algum atraso aqui fica a minha participação.
    http://ementadacasa.blogspot.pt/2013/10/torricado-de-conservas-de-sardinha-em.html

    ReplyDelete
    Replies
    1. Gostei muito desta participação tb. É engraçado como as receitas mais simples suscitam as memórias mais deliciosas!

      Delete
  21. Boa Noite,

    Aqui fica a minha participação
    http://ementadacasa.blogspot.pt/2013/10/torricado-de-conservas-de-sardinha-em.html

    ReplyDelete
  22. Ola Maria,

    Acho que ainda vim a tempo de participar. Afinal não sou um ovo podre, lol.

    http://www.peasandpeanuts.com/2013/10/quiche-de-frango-leite-de-coco-e.html

    Beijinhos e bom fds

    ReplyDelete
  23. Quase quase a acabar eixo aqui a minha participação, adorei o desafio.

    http://thatcakesweet.blogspot.pt/2013/10/caracois-doces.html

    Beijinhos

    ReplyDelete
  24. Ai não sei se coloquei o link:)

    Aqui fica

    http://thatcakesweet.blogspot.pt/2013/10/caracois-doces.html

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts