Tarte de farinha de espelta com tomate e atum.


Gosto de pensar em mim como sendo uma pessoa inteligente. Não me vou pôr aqui com falsas modéstias, desculpem lá. Sou uma pessoa culta, informada (no que me interessa), tenho um espírito crítico, criativa e sinto-me sempre curiosa. Sou inquieta, viajada, gosto de conhecer novas pessoas e tenho facilidade em fazer amigos. Também me entretenho com coisas ditas fúteis: sapatos, roupa, saldos, sitcoms aparvalhadas. Preciso dos meus escapes. Acho que estou continuamente em aprendizagem e, no dia em que olhar para mim e me vir como um produto acabado, então estupidifiquei de vez. "Stay hungry, stay foolish" é uma das minhas máximas. Tenho uma tolerância muito baixa para matarruanices alheias e muitas vezes sinto-me responsável por elas, mas ando a tentar educar-me e a aprender que não devo ser eu a rectificá-las. Já consigo controlar-me melhor quando me deparo com casos graves de estupidez alheia, resistindo a lançar-lhes o comentário mais sarcástico que me sai boca fora a 100km/hora, até porque...

daqui

Mas se sou uma pessoa inteligente, se acho que em muitos casos até mais do que a maioria, alguém é capaz de me dizer porque raio é que eu fui comprar formas de tarte deste tamanho?! Porque é que não comprei as de tamanho normal e sim estas com o raio de uma argola de guardanapo?! É que dá-me o dobro do trabalho e não é nada prático! Definitivamente, não sou tão esperta como gosto de crer. Mas ao menos aprendo com os meus erros. É isso e a comer tartes num ápice de tão pequenas que são...

~ Ingredientes ~

receita da massa quebrada adaptada do blogue Atitutes e Comportamentos

80g de farinha de espelta
3 colheres de sopa de Becel líquida
água fria qb

receita do recheio inspirada no blogue Atitutes e Comportamentos

um fio de azeite
1 dente de alho picado
1/2 cebola picada 
1 folha de louro
400g de tomate maduro pelado
2 latas de atum escorridas e passadas por água
óregãos
vinho branco qb 
100ml de leite magro
1 colher de sopa de mostarda de Dijon
1 ovo batido
queijo da ilha ralado qb


tempo de preparação: 40 minutos
dificuldade: **
vegetariana: não
para crianças: sim
ingrediente principal: atum

Começar por preparar a massa quebrada amassando a farinha de espelta com a Becel líquida até conseguir uma massa areada. Juntar um pouco de água até que esta massa se torne elástica. Reservar.
Numa frigideira refogar no azeite o alho e a cebola picados juntamente com a folha de louro. Juntar o atum e o tomate depois de pelado e cortado em cubos. Cozinhar cerca de 15m, juntando aos poucos vinho branco para refrescar e temperando com óregãos. Numa tigela à parte bater o ovo com o leite e juntar uma colher de sopa de mostarda de Dijon. Esticar a massa quebrada com um rolo de cozinha e cobrir a forma de forno.  Desligar o lume e rechear a massa com este preparado de atum. Cobrir com o leite e salpicar com o queijo. Levar ao forno cerca de 40m até que a tarte esteja assada.

À escala.

A farinha de espelta faz maravilhas por esta massa. E, novamente, modéstia à parte, esta tarte foi muito elogiada!... ;)

Comments

  1. Mas se começarmos a agradecer todas as pessoas estúpidas com que nos deparamos diariamente, não vamos ter tempo para mais nada!! ;)
    Devia estar muito boa esta tarte, e com queijo da ilha e tudo, miam, estou a salivar, já estou a lamber os bigodes tipo gata gulosa :)
    Estás a ver quando estás a preparar um peixe e tens os teus gatos ao pé de ti, e que eles se aproximam cada vez mais de ti, sempre com uma patinha no ar a dar a dar e a lamber os bigodes? Sou eu agora a olhar para a tua tarte ;)

    ReplyDelete
  2. Já estou a imaginar o aroma que deve ter. Vou levar uma fatia!
    Bom fim de semana!
    http://flordobrownie.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  3. Seja grande ou pequena tenho a certeza que estava deliciosa :P
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  4. Eh eh adorei a frase, é que penso mesmo assim se não todos os dias tinha ataques de nervos gigantes! (Assim são só ataques de riso!)

    Tenho de experimentar a farinha de espelta na massa de tarte, faço sempre com a de trigo!

    E posso só fazer um reparo? Está uma gralha na descrição da receita, por causa do atum tem de ser "não" onde diz vegetariana ;)

    beijinho*

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts