Uma espécie de crumble de maçã.


Deve haver uma série de receitas de crumble por todo o lado. Eu faço o meu com aveia. Tenho amigas que misturam todo o tipo de frutas e continuam a ter resultados fantásticos, mas apenas lhe juntam farinha e açúcar. A Joana das Palavras que enchem a barriga afirma que a sua base "é mesmo boa", e eu posso confirmá-lo porque para fazer este crumble foi aí que me inspirei. Não há uma receita de crumble perfeita ou ideal. Depende do nosso gosto, dos ingredientes disponíveis na despensa e da inspiração do momento. Mas até hoje não houve um único que não me tivesse agradado. 

E é esta receita com maçã que vou levar para mais um desafio culinário mensal d' A escolha do ingrediente, organizado pelo blogue A Tertúlia da Susy. Nesta edição, o blogue anfitrião é o Doce Mais ou Menos da simpática Paula. E agora tentem lá adivinhar quem vai ser a anfitriã do mês de Outubro... ;)


~ Ingredientes ~

receita adaptada do blogue Palavras que enchem a barriga

1/2 cup (1 cup = 250ml) de açúcar branco
1/2 cup de açúcar amarelo
3 cups de farinha de trigo
uma colher de chá de fermento químico Vahiné
225 de Becel líquida fria
um ovo L
raspa de um limão pequeno

Para o recheio:
4 maçãs grandes descascadas e cortadas em cubos
canela
noz moscada
1/2 cup de açúcar branco
4 colheres de chá de farinha Maizena
sumo de um limão pequeno

tempo de preparação: 70 minutos
dificuldade: **
vegetariana: sim
para crianças: sim
ingrediente principal: maçã

Misturar o açúcar branco, a farinha, o fermento e a raspa do limão. Adicionar a Becel e bater com a vara larga da batedeira numa velocidade baixa. Dividir a massa em duas partes iguais e colocar a primeira metade num pirex untado com Becel líquida. Noutra tigela mistura a maçã em cubos, a farinha Maizena, o sumo de limão e o restante açúcar. Temperar com uma pitada de canela e de noz moscada. Colocar esta mistura no tabuleiro e esfarelar o restante crumble por cima. Levar a forno pré-aquecido a 190º durante cerca de 55m. Deixar arrefecer totalmente e só depois servir.


Eu achei o crumble bastante fofo e delicioso, mas bastante doce, por isso para quem como eu prefere cortar no açúcar, sugiro que não adicionem a segunda chávena de açúcar branco à fruta e mais umas duas maçãs em cubos.

♥ Lovely Sponsor



Comments

  1. Adoro crumble. Este ficou com bom ar. Há uns dias fiz um de pêra, que ficou bem bom :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. De pêra tb gosto muito! O teu leva que ingredientes?

      Delete
  2. Eu já fiz um de maçã e adorei a experiência!!!
    Gostei mto do aspecto do teu :)

    ReplyDelete
  3. Ainda bem que gostaste :) Talvez tenha ficado muito doce sim, eu quando o fiz experimentei com frutos silvestres e cerejas, que não são por norma frutas muito doces (os frutos silvestres até são mais para o ácido) :)

    Ficou com um óptimo aspecto :D

    Beijinhos :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim, ficou delicioso o crumble, só hoje já comi duas fatias! :p Estas maçãs são bastante doces e têm imenso sabor porque são biológicas, também ajudou para que o crumble ficasse mais doce do que o que faço. Mas olha que as cerejas também têm fama de ser açucaradas, excepto aquelas horrorosas vermelhas claras blah! Mas o importante é que esta receita da massa funciona muito bem e pode ter muitas aplicações. Bjs

      Delete
  4. Adoro crumbles....Eu também uso aveia!!! Adoro o crocante com a fruta cozida...
    Em Outubro conta comigo....
    Bjoka
    Rita

    ReplyDelete
    Replies
    1. Conto sim! A aveia dá-lhe assim um toque diferente e continua a ser esse o meu crumble favorito, mas olha que este da Joana é fantástico tb!

      Delete
  5. Que maravilha, adoro crumbles

    beijinhos!

    ReplyDelete
  6. Ficou lindo, com um aspeto bem fofo, este crumble. Como cá por casa gostamos dos doces, doces a sério, acho que está perfeito!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  7. Ficou com um lindo aspecto! :D

    Deve ser tão bom...adorei :)*

    ReplyDelete
  8. Que maravilha!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  9. Adoro crumbles, e este está bem apelativo.
    Obrigada pela tua participação.
    Um beijinho e parece que vens a seguir, é isso?
    Paula

    ReplyDelete
  10. Olá Maria,
    Eu só fiz uma vez mas tb não gostei, talvez tenha que voltar a experimentar.
    Obrigada pela participação, kiss

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts