Bolachas de azeite, limão e manjericão.




Há poucos dias fui, num sábado de manhã, ao mercado biológico do Príncipe Real. É um passeio extremamente curioso, sobretudo do ponto de vista antropológico. Os adeptos do "bio" constituem uma classe ainda um pouco elitista, embora esta tenda a criar espaço para cada vez mais curiosos. Aqueles que como eu, achavam um desperdício gastar dinheiro em legumes e frutas biológicos, até terem percebido que a diferença de preço não é assim tão significativa e que em termos de qualidade e sabor, a distância é enorme.

A verdade é que não como apenas alimentos biológicos nem pretendo fazê-lo. De quinze em quinze dias levanto o meu cabaz biológico Prove e, o que me falta, ou arranjo em mercados como o do Príncipe Real ou nas mercearias do meu bairro. Prefiro comprar menos, mas com mais qualidade. Já não me vejo a gastar dinheiro em maçãs farinhentas, em laranjas gigantes e aguadas, em limões encerados. Once you go bio, you never go back... mas com moderação. ;)

Foi no mercado biológico do Príncipe Real que encontrei um casal a vender fruta e ervas aromáticas. Algumas delas eu nem conhecia, como é o caso da hortelã-chocolate que tem aparecido em várias receitas por aqui. A dona da banca adoptou uma estratégia de marketing curiosa: aos clientes habituais, oferecia dois e três tipos de ervas aromáticas; aos novos fazia-os pagá-las todas. Senti-me um pouco discriminada ao pagar o meu ramo de manjericão e a hortelã-chocolate, enquanto uma cliente habitual saía de lá com ervas gratuitas a espreitar por todo o lado e sugestões de receitas onde melhor poderia utilizá-las. Pode ser que da próxima vez que lá vá a vendedora se lembre da minha cara e me ofereça nem que seja um raminho de poejos. E se a sua memória for curta, vou fazer questão de a relembrar que, também eu, gosto de ser mimada. À falta de melhor, nem que seja com ervas aromáticas biológicas.


~ Ingredientes ~

receita adaptada do site Food Network

1 cup (1 cup = 250ml) de farinha de trigo
1 cup de farinha de trigo integral
1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
pimenta preta acabada de moer qb
2 colheres de sopa de manjericão fresco picado
1/2 cup de azeite
3 colheres de sopa de leite magro
1 limão grande, sumo e raspa


Ligar o forno nos 170º. Misturar os ingredientes secos numa tigela e reservar. Noutro recipiente mais pequeno, misturar com uma vara de arames os ingredientes líquidos. Juntar os segundos aos primeiros e mexer com uma colher de pau ou com as mãos até os unir bem. Moldar bolas pequenas e dispôr num tabuleiro de ir ao forno coberto com papel vegetal ou uma placa de silicone. Com um garfo amassar um pouco horizontal e verticalmente as bolachas. Levar ao forno cerca de 20m. Retirar, deixar arrefecer numa grelha e depois de completamente frias, guardá-las.


Comments

  1. Que injustiça amiga :) !!!!Se quiseres eu mando te hortelã chocolate que tenho aqui, pena não estares mais perto senão dava te umas mudas e plantavas num vasinho!
    Estas bolachinhas devem ser óptimas....
    Bjokinha
    Rita

    ReplyDelete
  2. A maioria das pessoas tem em mente que produtos biológicos passam por um processo super, mega especial e que por isso são mais caros, não perceberam ainda que agricultura bio é apenas e só, deixar crescer os legumes e frutas ao seu ritmo e na sua época e sem pesticidas nem químicos, e acham que quem os consome são pessoas meio hippies e afins, enfim, falta de informação. Eu consumo só e apenas alimentos bio. Os legumes e fruta compro sempre no mercado bio de Cascais, a escolha é vasta e os preços são muito acessíveis. Posso mesmo dizer que fica mais em conta comprar no mercado bio do que num híper qualquer. Depois, os produtos de limpeza da casa, cuidados corporais, e afins, compro no Celeiro e no Brio. E já ando de olho nas fraldas, leites e potinhos para bebé que há no Brio. Se fica mais caro? Nem por isso, e assim sei o que como :)
    Que bolachas apetitosas, e que bem devem ficar com um sumo de tomate, que adoro. Tenho de experimentar :)

    ReplyDelete
  3. devem ser uma perdição!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  4. Essas bolachinhas estão mesmo a pedir para ser comidas!
    beijinhos :)

    ReplyDelete
  5. Olá Maria,
    Já tinha ouvido falar (aqui) dessas ervas como a hortelã-chocolate, mas nunca as vi ou sequer cheirei...
    Estas tuas bolachas são bem diferentes e irei experimentá-las e, concordo continuo pouco mas bom, e não só na cozinha mas... em tudo.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ReplyDelete
  6. Que bolachinhas originais! Vou levar uma ;)
    Beijinhos
    Ana

    ReplyDelete
  7. Olá Maria,
    Que combinação magnífica de ingredientes e que bolachas lindas e deliciosas as tuas. AMEI!!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ReplyDelete
  8. Nunca vi hortela chocolate querida! Fiquei com enorme curiosidade!
    As bolachinhas estão perfeitas! Adoro a junção de ingredientes :)
    Roubo umas quantas, sim?
    Beijinho

    ReplyDelete
  9. Amei essas bolachas, ficaram com aspecto delicioso!!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  10. São umas bolachinhas bem aromáticas e devem ser deliciosas! Às vezes vejo a hortelã chocolate à venda, mas nunca utilizei.

    ReplyDelete
  11. Não conhecia essa hortelã! Eu sou adepta dos produtos bio, compro num mercado bio que abriu ao pé de mim outras vezes trazemos coisas da terra do meu marido!

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts