Garam Masala de soja e lentilhas para um desafio!


Este mês sou eu a anfitriã do desafio "A Escolha do Ingrediente" criado pelo blogue Tertúlia da Susy! Participei em quase todas a edições e até já saí vencedora, tendo recebido um excelente prémio, como podem ver aqui. Este é um desafio pelo qual tenho imenso carinho, uma vez que nos obriga a ser criativas na cozinha ao mesmo tempo que dá um sentido de união e comunidade a quem diariamente se dá ao trabalho de publicar as suas receitas favoritas. 

Assim, como tinha todo o interesse em ser um blogue anfitrião, propus à Susy que em Outubro me deixasse inspirar a blogosfera com o ingrediente SOJA. Escolhi-o por três razões. Primeiro porque é um ingrediente saudável, uma excelente alternativa à carne visto ser um grão muito rico em proteínas e que utilizo muitas vezes na confecção de refeições cá em casa. Segundo porque a soja pode ser utilizada sob diferentes e variadas formas que gostaria de ver exploradas pelos blogues participantes: soja desidratada granulada ou em cubos, leite de soja, tofu, tempeh, okara, edamame... bom, até mesmo molho de soja eu aceito! Não estou aqui a tentar converter ninguém ao vegetarianismo, até porque eu gosto de um bom bife do lombo e uma posta de salmão grelhado fazem maravilhas pelo meu humor, mas seria interessante ver como este ingrediente vos motiva a explorar outras vertentes da vossa cozinha.

Por isso vamos lá a puxar pela cabeça e que venham daí muitas e boas receitas!

Para saberem um pouco mais sobre a soja, espreitem este artigo do Centro Vegetariano.


~ Ingredientes ~

2/3 de chávena de arroz integral Bom Sucesso
um fio de azeite
1 malagueta vermelha pequena
2 dentes de alho pequenos picados
1 cebola pequena picada
2 folhas de louro
100g de soja granulada
100g de lentilhas verdes
50g de couve lombarda cortada em juliana
50g de pimento verde
500g de polpa de tomate
2 colheres de sopa de Garam Masala (comprei numa mercearia indiana ao pé de minha casa)

tempo de preparação: 60 minutos
dificuldade: **
vegetariana: sim
para crianças: não
ingrediente principal: soja

Hidratar as lentilhas ea soja granulada separadamente com um o dobro do seu volume em água. Deixar repousar. Cozer as lentilhas em água durante cerca de 10m. À parte cozer o arroz integral de acordo com as instruções da embalagem (que não variam do arroz dito "normal"). Numa frigideira deitar um fio de azeite e refogar a cebola e o alho juntamente com as folhas de louro e malagueta. Juntar o pimento verde, saltear uns minutos, e depois a couve lombarda já lavada e cortada em juliana. Juntar as lentilhas cozidas e a soja. 5m depois adicionar a polpa de tomate. Baixar o lume para o mínimo e tapar parcialmente a frigideira. Deixar cozinhar cerca de 20m. Adicionar o tempero indiano Garam Masala (eu coloquei duas colheres bem cheias de sopa porque gosto do sabor mais acentuado). Retirar do lume e servir com o arroz.

Uma nota acerca do arroz integral Bom Sucesso: ao contrário do que muitas vezes acontece, este arroz não leva uma eternidade a cozer e fica um grão grande e bem saboroso depois de cozinhado.


♥ Lovely Sponsor ♥

Comments

  1. Olá,
    Gostei da sugestão está com um aspecto maravilhoso.
    Beijinhos e uma linda terça-feira

    ReplyDelete
  2. Confesso que não sou grande fã de soja. Prefiro seitan. Faço de quando em vez, mas cada vez menos. E ainda por cima, não é aconselhado a grávidas, por isso estou mesmo numa fase No Soja. Mas ficou com ar apetitoso, e os sabores dos vários legumes com as especiarias e o louro, o sabor está lá de certeza, e ainda por cima adoro lentilhas :)
    Posso perguntar-te se tens alguma sugestão para preparação de couve flor ? estava a pensar de fazer um gratinado de couve flor, mas cheira-me que talvez possas ter umas sugestões interessantes :)

    ReplyDelete
  3. Ah que excelente ideia! Vou tentar participar e certamente quando a lista de participantes for divulgada vou aprender imenso!

    Entretanto, espreita o desafio no meu blog ;) http://amarmitalisboeta.blogspot.pt/2013/10/desafio-de-outono-cozinha-rapida.html

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ja espreitei e vou concorrer! Uma das coisas boas da soja é ser multifacetada, logo permite imensas possibilidades de refeições para a marmita! Participa! Beijinho

      Delete
  4. Ai os trabalhos em tu me metes, rapariga! Eu, que nem sou grande fã de soja, já disse publicamente que quando lanças um desafio TENHO de participar... e agora? Vamos lá ver o que sai... :P
    Adorei a tua garam masala!
    Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu sei, agora nao tens como nao participar! Muahahaha!!! :p

      Delete
    2. Não foi fácil... mas aqui fica a minha participação: Um pão saudável, delicioso e fácil de fazer, que se mantém fofo por dias! http://pontoderebucadoreceitas.blogspot.pt/2013/10/pao-de-soja-com-nozes.html
      Beijinhos

      Delete
  5. Obrigada pela receita, vou experimentar. Nunca fiz porque tinha sempre medo que ficasse muito seco, mas vou ter cuidado para não ultrapassar o tempo de forno :)
    A sopa também costumo fazer de bróculos e couve flor, ou então cenoura e couve flor, também fica super bom, com cominhos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu gostei bastante do resultado e verdade seja dita, dá para qualquer legume. Eu faço muitas vezes com batatas no forno. Agora passei dos cominhos em pó para em grão e estou maravilhada!

      Delete
  6. Soja é um ingrediente que eu utilizo muito, de todas as formas e feitios, por isso irei participar! Vou pensar numa receita original.

    ReplyDelete
    Replies
    1. também eu! por isso mesmo é que escolhi este ingrediente tão versátil! fico a aguardar a tua participação! :)

      Delete
  7. Yey!! Já houve alguns desafios que deixei passar sem querer mas neste vou mesmo participar ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. este é mesmo à tua medida, eu avisei! ;)

      Delete
  8. O que mais gosto quando utilizo soja é de "enganar" o meu pessoal :D ahh e tal esta carninha está tão boa! Pois é mas mal sabem eles que de carne não tem nada!
    Bom, vou tentar ... a sério ! Principalmente pelo mesmo motivo: a união da blogosfera e a criatividade!
    Beijinhos doces :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. tal e qual, faço o mesmo cá em casa!! espero pela tua participação! bjs

      Delete
  9. Olá Maria,
    Que bela sugestão e uma ótima escolha, foi a minha estreia na soja.
    Obrigada pelo excelente ingrediente que escolheste.
    Kiss, Susana

    ReplyDelete
    Replies
    1. vamos lá mexer esta blogosfera com a soja!!! ;) bjs

      Delete
  10. Olá Maria, sei que este prato não o auge da soja, mas como permitiste o uso do molho de soja, e já nao participo há imenso tempo na escolha do ingrediente e muito possivelmente se não tivesse esta receita em arquivo não iria ter oportunidade de participar, aproveitei e arrisquei :P
    Este teu pratinho ficou mesmo apetitoso :)

    Beijinhos
    Joana

    ReplyDelete
  11. o link: http://entretachosesabores.blogspot.pt/2013/10/salteado-de-frango-com-molho-de-soja.html

    ReplyDelete
    Replies
    1. obrigada pela tua participação, joana! beijinho

      Delete
  12. Aqui fica a minha participação: http://nacozinhadasara.blogspot.pt/2013/10/a-escolha-do-ingrediente-bolo-de-leite.html
    É um Bolo de Leite de Soja. Foi a primeira vez que usei leite de soja numa receita, apesar de bebê-lo todos os dias :) Parabéns pela escolha! beijinhos

    ReplyDelete
  13. Aqui fica a minha participação. Quando me apercebi, vi que usei ingredientes próximos, mas o resultado final é bastante diferente porque a minha não é caril e é adocicado com o leite de côco ;)
    http://amarmitalisboeta.blogspot.pt/2013/10/soja-e-lentilhas-vermelhas-indiana.html

    ReplyDelete
  14. Aqui esta a minha participação!

    http://cozinharsemlactose.blogspot.pt/2013/10/hamburgueres-de-soja-com-sesamo.html

    Bjs

    ReplyDelete
  15. Gostei do desafio, vou tentar participar, uso muito este ingrediente em inúmeras preparações. Vamos ver o que vai dar :)
    Bjnhs

    ReplyDelete
  16. Aqui fica a minha participação :)
    http://cookaddiction.blogspot.pt/2013/10/lasanha-de-soja-com-courgette-e.html

    ReplyDelete
  17. Aqui vai a minha participação, com tofu que é a minha forma favorita de usar soja :)

    http://notguiltypleasure.blogspot.pt/2013/10/rolo-de-tofu-e-legumes.html

    **

    ReplyDelete
  18. Bom dia,
    Deixo aqui a minha participação
    http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt/2013/10/de-manha-e-que-se-comeca-o-dia-d.html

    Beijinhos

    ReplyDelete
  19. Olá
    Deixo aqui a minha participação. espero que gostem.

    http://ramodecoentros.blogspot.pt/2013/10/soja-e-beringela-braz.html

    ReplyDelete
  20. Olá
    Deixo aqui a minha participação. Espero que gostem.

    http://ramodecoentros.blogspot.pt/2013/10/soja-e-beringela-braz.html

    ReplyDelete
  21. Olá!
    Deixo aqui a minha Participação. bjs

    http://ocantinhodasnia.blogspot.pt/search/label/SOJA

    ReplyDelete
  22. Bom dia :-D

    Aqui deixo a minha participação:

    http://sweethavenbyme.blogspot.pt/2013/10/afinal-ser-vegetariano-tambem-e-bom.html

    Beijinhos

    ReplyDelete
  23. Bom dia

    Aqui deixo a minha participação:

    http://sweethavenbyme.blogspot.pt/2013/10/afinal-ser-vegetariano-tambem-e-bom.html

    Beijinho

    ReplyDelete
  24. Aqui está a minha participação
    http://dorocascosta.blogspot.pt/2013/10/a-escolha-do-ingrediente-e-soja.html
    beijocas doces e bom domingo.

    ReplyDelete
  25. Olá
    Aqui fica a minha participação, para a primeira vez que cozinhei soja penso que não me sai muito mal :-) beijokas

    http://saboresleveslena.blogspot.pt/2013/10/torta-de-caril-de-soja.html?showComment=1382949285400#c543824053517692065

    ReplyDelete
  26. Aqui fica a minha participação :)
    Beijinhos doces e boa semana !
    http://www.salpicosdoces.com/2013/10/beringela-recheada-com-soja.html

    ReplyDelete
  27. Olá,

    deixo o link da minha particpação: http://aalfacinha.blogspot.pt/2013/10/lombinhos-de-porco-com-molho-de-mel-e.html

    Bj, Carla

    ReplyDelete
  28. Confesso que demorei a aprender a gostar de lentilhas mas agora sou uma fã incondicional :)
    Na loja indiana que eu costumo ir não tenho visto garam masala, parece que aqui para os meus lados ta esgotada mas mal consiga encontrar vou experimentar.

    Deixo também o link com a minha participação no passatempo:

    http://pedacinhodenoz.blogspot.pt/2013/10/chili-com-soja-pao-de-milho.html

    Beijinhos

    Margarida

    ReplyDelete
  29. Eu adoro arroz e lentilhas, acho que vou gostar desta receita!

    Estava a ver que não ia conseguir participar no desafio, mas cá está uma das receitas com soja que eu mais gosto...

    http://docefimdesemana.blogspot.pt/2013/10/um-pesto-e-uma-receita.html

    Beijinhos

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts