Meatless Monday ~ Cogumelos salteados ao mel com alho Santa Gula.



Não sou nada daquelas pessoas que acreditam em coincidências ou que tudo acontece por uma razão. Sou mais adepta das casualidades e do livre arbítrio. Porém dou por mim às vezes a questionar as minhas próprias convicções.

Em Maio, quando realizei o passatempo com a Santa Gula, a minha vida encontrava-se num ponto de viragem. Após demasiado tempo fechada em casa a tentar trabalhar na tese de doutoramento e preocupada com detalhes mundanos e burgueses, tais como o pagamento de contas e a manutenção de um mínimo de qualidade de vida, foi-me dada a oportunidade de trabalhar numa empresa. Mal sabia eu que o ar estaria impregnado de mentecaptos. E o chão. E as secretárias. E todos os computadores e impressoras.

Mas aceitei esta oportunidade como se de uma dádiva se tratasse. Dei por mim a receber formação distinta daquela para a qual sempre trabalhei, mas "é a crise, temos de nos adaptar...". Recebia uma miséria, "mas é a crise, temos de fazer sacrifícios...". Trabalhava muitas mais horas do que aquelas para as quais me contrataram, "mas é a crise, há dez lá fora dispostos a fazer muito mais por menos". Até que este argumento começou a enjoar-me. Isso e tudo o resto (não vou repetir-me, sigam os links). Cansei-me e saltei. Não estou preocupada com o que antigos "colegas" possam pensar das minha decisões e acredito que se perdessem 5 minutos a ouvir o que tenho a dizer sobre o que acho deles, também não me parece que ficassem satisfeitos. So let's move on...

Mas mal sabia eu que nesse mês de Maio, enquanto me dividia entre a formação numa nova área e organizava o primeiro passatempo do blogue, o meu futuro tal como o vivo hoje no presente se desenhava. Sempre que a minha formadora se distraía ou me libertava um pouco das minhas novas funções, eu abria o meu caderno de rascunho nas últimas páginas e rabiscava: "pecado x - produto Santa Gula y - receita z". E assim foram nascendo as várias receitas que criei para o passatempo, cada uma subordinada a um pecado capital diferente.

Sem querer entrar em demasiados detalhes, posso dizer-vos que o trabalho que hoje desempenho está relacionado com esse passatempo. Não, não trabalho para a Santa Gula. E não, também não ando para aí armada em serial killer do Seven a fazer ajustes de contas com pecadores (às vezes vontade não me falta, mas tenho de me conter porque parece que me daria muito mal numa prisão tendo em conta a minha claustrofobia...).

Talvez pudesse ter chegado a este emprego que hoje desempenho de outro modo. Não sei se estaria escrito no meu destino um dia vir a trabalhar ali. Ainda hoje me belisco e pergunto "Mas será estão mesmo a pagar-me para cozinhar?... É que isso é o que eu faço por prazer e de graça!". Mas sim. E como tudo começou há cinco meses atrás sem que eu me desse conta que estava a caminhar na direcção certa, achei que deveria comemorar esse facto partilhando convosco uma receita com um produto Santa Gula e o meu ingrediente favorito: cogumelos!!!

Ah, e é isto também o que vos quero dizer hoje:


1 - Se à segunda feira de manhã não estás feliz, despede-te. A maior percentagem de ataques cardíacos acontecem à segunda feira de manha. Não queiras pertencer a estas estatísticas.
(...)
3 - Luta por um significado, não por dinheiro. A longo prazo todos os projetos movidos por dinheiro falham. Encontre algo que signifique muito para si e para outros.
(...)
6- Nunca perca a curiosidade. O mundo evolui a uma velocidade estonteante, e por isso nunca deixe de aprender.. Isso irá garantir um futuro mais interessante.
(...)
10 - Faça agora. Vão sempre existir desculpas para encontrar um momento melhor, por isso, meta mãos à obra porque a melhor forma de prever o futuro é cria-lo."


~ Ingredientes ~

6 cogumelos Paris grandes
um fio de azeite

para o molho...
receita adaptada do site Divine Health
1/3 cup (1 cup = 250ml) mel com alho Santa Gula
1/3 cup água
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1/3 cup de azeite


tempo de preparação: 30m
dificuldade: *
vegetariana: sim
para crianças:  sim 
ingrediente principal: cogumelos

Numa frigideira aquecer um fio de azeite e os cogumelos cortados em cubinhos. Saltear até que percam praticamente toda a água.
Entretanto, numa panela aquecer o mel com alho e a água. Baixar o lume para o mínimo e deixar que a mistura reduza o seu volume para metade. Retirar do lume e deixar arrefecer 5m. Num recipiente de vidro (usei um frasco com tampa) juntar os restantes ingredientes. Misturar vigorosamente. Juntar a quantidade necessária (sobrou-me cerca de metade do molho, o qual guardei no frigorífico para utilizar em saladas) aos cogumelos, envolvê-los e servir de seguida.

 
♥ Lovely Sponsor

Comments

  1. Parece-me uma delicia esta sugestão.
    Concordo plenamente contigo nada acontece por acaso.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  2. Fantástica sugestão, pois também adoro cogumelos e quanto ao resto, é mesmo como dizes, lets move on e se hoje estás feliz a fazer o que fazes e amas fazer, isso sim, é importante e afinal, acho que se aplica aqui o "nada acontece por acaso"...
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ReplyDelete
  3. adorei ler o teu texto! A vida dá muitas voltas e há que fazer o que nos faz felizes!

    ReplyDelete
  4. Muito bom o texto. E por acaso, sempre me despedi a uma 2ª feira, parecia-me ser uma questão de bom senso ;)
    Também adoro cogumelos, todos. Vou experimentar esta receita.
    E fico feliz por saber que estás feliz no teu novo trabalho. fazer o que gostamos é sem dúvida muito bom :)
    Boa semana e bom trabalho

    ReplyDelete
  5. Gostei muito de ler o texto! De saber que estás feliz, que deixaste um trabalho que não te satisfazia e que até te perturbava :)
    E que ainda por cima adoras o que estás a fazer! Não te belisques, é mesmo verdade!
    Eu adoro cogumelos, adoro, adoro! Por isso tenho a certeza que não ia resistir a estes :)

    Beijinhos*

    ReplyDelete
  6. Fiquei tão feliz com as notícias! Muitas, muitas felicidades para esta nova etapa, querida. E estes cogumelos... deliciosos!
    Ah, adorei saber que não andas armada em serial killer do Seven... ;)
    Beijinhos e boa semana!

    ReplyDelete
  7. Obrigada por todos os vossos comentários e palavras amigas! Tenho muita sorte em conhecer tantas pessoas que se procuram comigo e ficam felizes por mim. Obrigada, do fundo do coracao*

    ReplyDelete
  8. Olá Maria,
    Gostei imenso desta sugestão!
    Kiss, Susana

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts